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Olhar Social - Melhore a vida de muitos alunos
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Olhar Social - Melhore a vida de muitos alunos

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Nós do Instituto Olhar Social, atualmente, estamos realizando avaliações psicológicas e psicopedagógicas. Tais testes são realizados, mormente, com alunos que apresentem dificuldades de aprendizem e que residem e/ou estudem nas regiões compreendidas dentro Distrito Federal. É cabível ressaltar que alguns desses estudantes possuem histórico negativo nas instituições onde estudam, como dependência, recuperação e/ou reprovação - em alguma matéria ou conteúdo.

Além disso, cerca de 20% dos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem e o mais não possui condição  financeira para realizar qualquer uma das  avaliações. Hodiernamente, no Mercado, essas avaliações apresentam um custo  médio que varia entre R$600,00 e R$1000,00. Dessarte, o objetivo de nosso Instituto é realizar as avaliações, de forma gratuita, a fim de que esses alunos possam usufruir plenamente de deus direitos -sociais, políticos e civis-, assegurados na Carta Magna.

Afinal, como é sabido, é dever do Estado, da comunidade e dos familiares garantir o ensino básico a todas as crianças e a todos os adolescentes (para mais informações sobre a legislação da qual mencionamos ou sobre outras menções na Carta Política acerca do tema abordado, entre no sublink “Saiba mais”). Não obstante, para que essas avaliações sejam gratuitas, acessíveis e entregues, no prazo estipulado, a todos os estudantes, necessitamos da colaboração de todos. Afinal, consoante a frase de Lily Cunha: " O segredo da nossa vitória 
está na força da nossa união ".

 

Contribua agora e garanta a avaliação de uma criança e mude seu futuro escolar.

              

              

            

 

Meu nome é Andrea Pepino, sou Psicóloga e Psicopedagoga. Fiz meu estágio dentro do COMPP na Asa Norte/DF.  Conheci a necessidade e realidade dos alunos de baixa renda no DF com relação a precisar de uma avaliação psicológica e ou psicopedagogica e não conseguir. A demanda é muito grande e a Secretaria de Saúde não consegue atender a todos.

Desde então, venho pensando em como ajudar essas crianças. Como profissionais da saúde sabemos que quanto mais tempo levar para o aluno ter um diagnóstico e iniciar um tratamento e/ou acompanhamento mais complicado a situação se tornará. Sem contar que um aluno com dificuldades de aprendizagem terá grandes chances de evadir

.Em 2017 uma aluna da pós-graduação me pediu ajuda com uns alunos, eles precisavam fazer uma avaliação, mas os pais não tinham condições financeiras.  Cheguei a conversar com os pais. E mesmo que eu fizesse a avaliação sem nenhum custo, ainda ficaria complicado. Eles moram em São Sebastião e minha clínica fica bem próxima da Ceilândia.

Pensamos, analisamos e concluímos que o mais fácil seria eu ir até eles. Então solicitei que fosse feito um levantamento da quantidade de crianças que precisavam de avaliação.  Para minha surpresa, após o levantamento e autorização dos pais tínhamos 120 alunos.Pensei: e agora? A situação estava muito complicada. Como eu iria resolver? Pior do que no início, porque agora existia a expectativa dos pais, dos alunos e da escola.

Falei com meu amigo Valmir Caldas sobre a situação e do meu desejo de ajudar. Concluímos que a saída seria criar uma Organização da Sociedade Civil - OSC (antiga ONG). Em três dias ele havia estudado a legislação e estava com o estatuto pronto. Conversei com minhas amigas e colegas da clínica Laudir, Tatiane e Josineia, chamei outros amigos e montamos o Instituto Olhar Social.  Sem dinheiro, mas com muita boa vontade das pessoas, fizemos um mutirão e fomos à escola e aplicamos os testes, fizemos as anamneses. (Gratidão a todos). Estamos na reta final das correções dos testes.

Com essa ação outras famílias e escolas nos procuraram e entendemos as avaliações a outras escolas. Hoje estamos com mais de 200 avaliações senso realizadas. Todas são de alunos da Secretaria de Educação do DF. Temos que entregar os laudos até o dia 28/09/2018, prazo máximo para que as escolas consigam enquadrar os alunos nas turmas reduzidas e etc.

Não temos ajuda financeira do governo, nem de empresas. Conseguimos chegar até aqui graça a ajuda de todos que acreditam em nosso trabalho.

Se uma criança que for diagnosticada com déficit cognitivo ele terá vários benefícios conforme a Lei Federal nº 7,853, de 24 de outubro de 1989:

I - na área da educação:

a) a inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação própria;

b) a inserção, no referido sistema educacional, das escolas especiais, privadas e públicas;

c) a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino;

d) o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência;

e) o acesso de alunos portadores de deficiência aos benefícios conferidos aos demais educandos, inclusive material escolar, merenda escolar e bolsas de estudo;

f) a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino;

II - na área da saúde:

a) a promoção de ações preventivas, como as referentes ao planejamento familiar, ao aconselhamento genético, ao acompanhamento da gravidez, do parto e do puerpério, à nutrição da mulher e da criança, à identificação e ao controle da gestante e do feto de alto risco, à imunização, às doenças do metabolismo e seu diagnóstico e ao encaminhamento precoce de outras doenças causadoras de deficiência;

b) o desenvolvimento de programas especiais de prevenção de acidente do trabalho e de trânsito, e de tratamento adequado a suas vítimas;

c) a criação de uma rede de serviços especializados em reabilitação e habilitação;

d) a garantia de acesso das pessoas portadoras de deficiência aos estabelecimentos de saúde públicos e privados, e de seu adequado tratamento neles, sob normas técnicas e padrões de conduta apropriados;

e) a garantia de atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave não internado;

f) o desenvolvimento de programas de saúde voltados para as pessoas portadoras de deficiência, desenvolvidos com a participação da sociedade e que lhes ensejem a integração social;

III - na área da formação profissional e do trabalho:

a) o apoio governamental à formação profissional, e a garantia de acesso aos serviços concernentes, inclusive aos cursos regulares voltados à formação profissional;

b) o empenho do Poder Público quanto ao surgimento e à manutenção de empregos, inclusive de tempo parcial, destinados às pessoas portadoras de deficiência que não tenham acesso aos empregos comuns;

c) a promoção de ações eficazes que propiciem a inserção, nos setores públicos e privado, de pessoas portadoras de deficiência;

d) a adoção de legislação específica que discipline a reserva de mercado de trabalho, em favor das pessoas portadoras de deficiência, nas entidades da Administração Pública e do setor privado, e que regulamente a organização de oficinas e congêneres integradas ao mercado de trabalho, e a situação, nelas, das pessoas portadoras de deficiência;

IV - na área de recursos humanos:

a) a formação de professores de nível médio para a Educação Especial, de técnicos de nível médio especializados na habilitação e reabilitação, e de instrutores para formação profissional;

b) a formação e qualificação de recursos humanos que, nas diversas áreas de conhecimento, inclusive de nível superior, atendam à demanda e às necessidades reais das pessoas portadoras de deficiências;

c) o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico em todas as áreas do conhecimento relacionadas com a pessoa portadora de deficiência;

V - na área das edificações:

a) a adoção e a efetiva execução de normas que garantam a funcionalidade das edificações e vias públicas, que evitem ou removam os óbices às pessoas portadoras de deficiência, permitam o acesso destas a edifícios, a logradouros e a meios de transporte.

A cerca das avaliações

As avaliações, que estão sendo realizadas com os alunos, abrangem os seguintes aspectos:
1) TDE: O Teste de Desenvolvimento Escolar é um instrumento que oferece, de forma objetiva, uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, da aritmética e da leitura. Além disso, o teste indica, de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando.
2) IAR: O teste IAR (Instrumento de avaliação do repertório básico para a alfabetização) foi planejado para ser um instrumento de auxílio para os educadores que atuam com crianças da faixa pré-escolar (5-6 anos) e do primeiro ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivos:
a) avaliar o repertório comportamental das crianças, no que diz respeito aos pré-requisitos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita;
b) possibilitar informações que indicarão se a criança está em condições ideais de iniciar a alfabetização propriamente dita;
c) fornecer aos professores informações seguras sobre as habilidades ou os conceitos que deverão ser treinados pela criança, para que esta possa iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita.

3) Escala de TDAH: A escala é um instrumento que avalia sintomas comportamentais do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, em situação escolar, tendo o professor como fonte de informação. Ademais, a escala tem a finalidade de subsidiar a avaliação psicológica e o processo psicodiagnóstico: avaliar a desatenção e a hiperatividade (sintomas primários); avaliar problemas de aprendizagem e comportamento antissocial (sintomas secundários); monitorar os efeitos das intervenções (psicológica, psicopedagógica e medicamentosa), na escola.
4) Testes de personalidade: São testes aplicados, por psicólogos, -por meio de gráficos- com a finalidade de revelarem traços inatos e adquiridos da personalidade do indivíduo, muitas vezes não conhecidos ou não relatados pelo próprio e que indicam seu caráter e temperamento. Traços de personalidade são características marcantes da pessoa, os quais a distinguem dos demais indivíduos e que determinam como ela age e reage a diferentes situações.

A finalidade de um teste de personalidade é avaliar e medir as características psicológicas de uma pessoa, bem como o comportamento dela em diferentes ocasiões. Os testes de personalidade podem ser utilizados com a finalidade de ajudar a diagnosticar determinados estados mentais e de verificar as habilidades e limitações de pessoas frente a certas atividades, a traumas, etc.
5) Testes de Inteligência: O teste de inteligência é uma ferramenta para conhecer o coeficiente intelectual e também descobrir as capacidades cognitivas da pessoa que realiza o teste. Neste teste de inteligência, avaliam-se as seguintes capacidades: agilidade mental, capacidade visual, lógica abstrata e conhecimento espacial, bem como medir o Coeficiente Intelectual (CI ou QI) pessoal.
6) Anamnese: A anamnese consiste no histórico da vida do aluno (desenvolvimento psicomotor, alimentação, doenças familiares, etc.) narrado pelos pais ou responsáveis.

Com esses instrumentos temos condições de avaliar se os alunos possuem problemas e/ou transtornos que necessitem de uma avaliação com o neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo, psicólogo, etc. Ao término das nossas avaliações, além do laudo, o aluno receberá os devidos encaminhamentos.

Obrigado, seu apoio faz toda a diferença na vida destes estudantes!

 

 

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Já estive em alguns museus no Brasil e no exterior. Sempre fui apaixonado por História e desde que me envolvi pessoalmente em um projeto de resgate da obra do meu tio-avô, Humberto Porto (um compositor genial da Era de Ouro do Rádio que ficou esquecido no tempo), tenho dado mais valor à memória, algo raro no nosso país, infelizmente. Um privilégio contribuir com esse momento histórico do maior clube do Norte e Nordeste.

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Eu ajudei no futuro de dois alunos!

Assim como a Música, o Esporte também cura: https://www.youtube.com/watch?v=k-ouy9ybIww Sou uma prova viva disso e é com muito amor e entusiasmo que gostaria de estar fazendo um convite à todos que estiverem passando por aqui para que vocês conheçam melhor tanto a casa Ronald ABC (www.facebook.com/casaronaldmcdonaldabc/), afim de que o sonho desse Projeto da Quadra e Área de Lazer se torne realidade, como também o blog do Instituto Ronald McDonald: https://institutoronald.org.br/blog/

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Tássia, sou seu fã, desde que ouvi Meu Rapjazz, além de ajudar na sua campanha, foi a chance de conseguir ter seus discos pra minha coleção, muito sucesso com o trabalho novo e que você seja muito iluminada na sua caminhada! Dj Rua

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