As avaliações, que estão sendo realizadas com os alunos, abrangem os seguintes aspectos:
1) TDE: O Teste de Desenvolvimento Escolar é um instrumento que oferece, de forma objetiva, uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, da aritmética e da leitura. Além disso, o teste indica, de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando.
2) IAR: O teste IAR (Instrumento de avaliação do repertório básico para a alfabetização) foi planejado para ser um instrumento de auxílio para os educadores que atuam com crianças da faixa pré-escolar (5-6 anos) e do primeiro ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivos:
a) avaliar o repertório comportamental das crianças, no que diz respeito aos pré-requisitos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita;
b) possibilitar informações que indicarão se a criança está em condições ideais de iniciar a alfabetização propriamente dita;
c) fornecer aos professores informações seguras sobre as habilidades ou os conceitos que deverão ser treinados pela criança, para que esta possa iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita.
3) Escala de TDAH: A escala é um instrumento que avalia sintomas comportamentais do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, em situação escolar, tendo o professor como fonte de informação. Ademais, a escala tem a finalidade de subsidiar a avaliação psicológica e o processo psicodiagnóstico: avaliar a desatenção e a hiperatividade (sintomas primários); avaliar problemas de aprendizagem e comportamento antissocial (sintomas secundários); monitorar os efeitos das intervenções (psicológica, psicopedagógica e medicamentosa), na escola.
4) Testes de personalidade: São testes aplicados, por psicólogos, -por meio de gráficos- com a finalidade de revelarem traços inatos e adquiridos da personalidade do indivíduo, muitas vezes não conhecidos ou não relatados pelo próprio e que indicam seu caráter e temperamento. Traços de personalidade são características marcantes da pessoa, os quais a distinguem dos demais indivíduos e que determinam como ela age e reage a diferentes situações.
A finalidade de um teste de personalidade é avaliar e medir as características psicológicas de uma pessoa, bem como o comportamento dela em diferentes ocasiões. Os testes de personalidade podem ser utilizados com a finalidade de ajudar a diagnosticar determinados estados mentais e de verificar as habilidades e limitações de pessoas frente a certas atividades, a traumas, etc.
5) Testes de Inteligência: O teste de inteligência é uma ferramenta para conhecer o coeficiente intelectual e também descobrir as capacidades cognitivas da pessoa que realiza o teste. Neste teste de inteligência, avaliam-se as seguintes capacidades: agilidade mental, capacidade visual, lógica abstrata e conhecimento espacial, bem como medir o Coeficiente Intelectual (CI ou QI) pessoal.
6) Anamnese: A anamnese consiste no histórico da vida do aluno (desenvolvimento psicomotor, alimentação, doenças familiares, etc.) narrado pelos pais ou responsáveis.
Com esses instrumentos temos condições de avaliar se os alunos possuem problemas e/ou transtornos que necessitem de uma avaliação com o neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo, psicólogo, etc. Ao término das nossas avaliações, além do laudo, o aluno receberá os devidos encaminhamentos.