Bastien und Bastienne é uma das primeiras obras de Mozart - que
a compôs aos 12 anos de idade - baseada na peça de Jean Jaques Rousseau,
Le Devin Du Village. É um Singspiel (obra musical cantada com diálogos
intercalados, de origem germânica), em ato único com libreto de F. W.
Weiskern, J. H. Müller e J. A. Schachtner, inspirado em M. Favarat e H. de
Guerville. Bem recebida pelo público, esta pequena peça impulsionou o
pequeno Mozart para seus trabalhos posteriores.
O espetáculo será apresentado nos dias 14 de julho de 2018 às 20h e
no dia 15 de julho de 2018 às 19h no Teatro de Câmara das Cidades das Artes,
Barra da Tijuca, com duração máxima de 70 minutos. Com montagem da
Atlantis Opera Orchestra e produção da Kether Arts terá, como inspiração
principal na sua apresentação, a ambiência do fim do século XVIII e início
do século XIX no Rio de Janeiro.
O enredo trata das desventuras de Bastienne, uma jovem camponesa
que perde seu amado, Bastien, para uma nobre dama. Desesperada, e
almejando reconquistar seu grande amor, ela recorre à ajuda do Mago
Colas. A trama se desenvolve em torno dos conselhos dados pelo feiticeiro,
tanto para Bastienne como para Bastien.
Bastien, jovem camponês. Tenor
Bastienne, jovem camponesa. Soprano
Mago Colas, bruxo da região. Baixo
O singspiel Bastien und Bastienne de Mozart, montagem da
Atlantis Opera Orchestra e produção da Kether Arts terá, como inspiração
principal na sua apresentação, a ambiência do fim do século XVIII e início
do século XIX no Rio de Janeiro.
A ideia é da designer e historiadora Miriam Carvalho, designer de
moda e historiadora com especialização em História Militar Brasileira, e do
diretor musical e regente Evandro Rodriguese. Eles pretendem mostrar ao
público uma experiência de sentidos múltiplos: a obra em si escrita e
estreada em 1768 em Berlim é apresentada aqui com toda a ambientação de
uma outra época, como se as personagens estivessem no Rio de Janeiro do
fim do século XVIII.
O processo criativo da profissional para a execução do projeto é feito
principalmente por meio de extensa pesquisa de História Brasileira e de
Indumentária, área na qual ela é especialista, inclusive desenhando
figurinos históricos para cinema, sempre embasados em profundo processo
de pesquisa. A inspiração principal são as aquarelas do luso-‐italiano Carlos
Julião e do alemão Johann Moritz Rugendas, feitas entre 1760 a 1830, que
retratam com detalhes a vida e o dia a dia dos cariocas, principalmente o
que vestiam à época.
Embora pouco divulgado, a cidade do Rio de Janeiro no final doséculo XVIII e início do XIX foi bastante pródiga em eventos teatrais,oferecendo uma vida cultural rica dentro das possibilidades de infra-estrutura da época. Pesquisadores brasileiros têm se debruçado em material rico e relevante sobre nosso passado, trazendo “janelas” para a esfera cultural contemporânea, por onde possamos observar esse passado.
As representações iconográficas dos pintores supracitados fornecem uma
base riquíssima de cor, criatividade, costumes e sentido de nacionalidade
já relevante na época. Tecidos leves como algodão, seda, linho, floridos e
listrados revelam a preferência de tecidos confortáveis, o que já era a opção
das mulheres da época. Brim, seda e linho para os homens também
demonstra que o universo masculino carioca se mantinha confortável e
pareado com as tendências de moda vindas de França e Inglaterra.
Não apenas a inspiração brasileira para o figurino de Bastien und
Bastienne surge como algo interessante em um universo de óperas
europeias, mas o entorno, a ambientação do drama também é a paisagem
carioca do final dos séculos XVIII e XIX, que auxiliará o espectador a se
transportar no tempo para uma cidade com ares bucólicos e imperiais, uma
cidade que não conhecemos mais. O uso de painéis gigantes, com
reproduções de artistas das missões francesa e austríaca, é a opção da
equipe artística para visualmente transportar o espectador ao passado. As
aquarelas do artista holandês Pieter Godfred Bertichen, feitas na localidade
das Águas Férreas em Laranjeiras, onde havia uma fonte de água
ferruginosa -‐ local preferido para passeio dos cariocas – é um dos exemplos de inspiração a serem usados na ambientação.
A apresentação da obra neste formato permitirá ao espectador, que
for à Cidade das Artes no Rio de Janeiro, experimentar não apenas a
genialidade de Mozart quando compôs Bastien und Bastienne aos 12 anos,
mas também permitirá ser levado a um túnel do tempo por seus sentidos
através dos auxílios visuais mencionados, onde poderemos experimentar
uma encenação de habitantes cariocas dos séculos XVIII/XIX, como se
estivéssemos, todos nós, dentro dos camarotes do Teatro São João, o maior
teatro de ópera brasileiro do século XIX, no Centro do Rio. Não o bastante,
a experiência é ampliada quando ela acontece dentro de uma das mais
modernas instalações culturais da cidade.
Diante de toda essa concepção de figurino e cenário,
homenagearemos os primeiros imigrantes germânicos que vieram ao Brasil
durante a fase acima citada, para tentar uma vida melhor, viver uma nova
aventura ou a estudos científicos.
Os experientes cantores atuarão nos seguintes papéis: Rodrigo
Sammarco, tenor, como Bastien, Chiara Santoro, soprano, como Bastien
e Rafael Siano, barítono, como Mago Colas. Além destes três personagens,
originais da ópera, teremos um ator mirim, com carreira em ascensão em
teatros e novelas da TV, fazendo o papel de Mozart aos 12 anos de idade,
realizando uma conectividade educacional com a plateia.
Segundo ideia do diretor cênico, Manuel Thomas, a ópera se iniciará
com o jovem Mozart tendo um sonho: sem saber que estava no futuro, vem
ao Brasil numa exposição de aquarelas do pintor holandês Pieter Godfred
Bertichem, que retratam o Rio de Janeiro do século XIX. Ao acordar,
maravilhado com tamanha beleza, o pequeno Wolfgang vai imediatamente
à sua escrivaninha e começa a compor uma de suas primeiras óperas,
Bastien und Bastienne. Pouco a pouco as cenas vão surgindo à medida em
que ele vai brincando de fazer música. Uma licença poética em forma de
homenagem ao gênio imortal da música clássica, ao Rio de Janeiro e a todos
os artistas que, de alguma forma, ajudaram a divulgar, através de sua arte,
a Cidade Maravilhosa.
FICHA TÉCNICA
Direção Musica e Regência: Evandro Rodriguese
Direção Cênica: Manuel Thomas
Pianista Preparadora: Eliara Puggina
Elenco
Bastien: Rodrigo Sammarco, tenor
Bastienne: Chiara Santoro
Mago Colas: Rafael Siano
Mozart: Vittório Gava
Equipe Criativa
Tradução: Kristina Michahelles
Legenda: Loren Vandal
Figurino: Mia Carvalho
Execução dos figurinos: Raphael Almeida
Iluminação e produção executiva: Julia Requião
Cenografia: Maria Isabel Magalhães
Assessor de Imprensa: George Patiño
Atlantis Opera Orchestra
I Violino: Kelly Davis Moura
II Violino: Sarah Cesário
Viola: João Reis
Violoncelo: Diogo Moura
Contrabaixo: Matheus Tabosa
Oboé: Ruan Pablo Ribeiro
Trompas: Jhonatas Oliveira, Felipe Alves.
Produção: Kether Arts
R$ 20,00
Entusiasta
Qualquer valor pessoal!!!
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
R$ 3.400,00
+ Recente
R$ 200,00
R$ 20,00
Entusiasta
Qualquer valor pessoal!!!
R$ 35,00
Apoiador
Você é um apoiador do Projeto! Seu nome constará na lista de agradecimentos na página do Facebook da produtora da ópera, Kether Arts. Muito Obrigado!
R$ 50,00
Realizador
Bobi Amado, Acabei de fazer a contribuição e irei separar os materiais para doação. Seguiremos juntos na campanha. Vai dar tudo certo ! Beijo no coração da sua amiga Monica.
R$ 70,00
Apreciador+ingresso para o domingo (15/07)
Acabei de fazer minha contribuição e peço a todos os meus amigos para contribuir com essa família nesse momento tão difícil. Quem puder também fazer doação de roupas ou outros materiais para casa, será muito bem vindo. É só entrar em contato conosco.
R$ 100,00
Brincos da Bastienne+ingresso para o sábado (14/07)
Deus é bom em manter a Aninha junto à sua família e torna-la ainda mais fortalecida em todo esse tempo. Seja muito feliz em Cristo Jesus, Aninha Ranieri! Salmo 23KJA.
R$ 150,00
Ecobag da ópera+ingresso para o domingo (15/07)
Desejo a você toda sorte do mundo. Que sua música continue a alegrar nossos dias.
R$ 210,00
Colar do Mago Colas (personagem da ópera)+ingresso para o sábado (14/07)
Que o Vitinho ande com muita alegria!
R$ 300,00
Bastidores e Camarim + 1 ingresso para domingo (15/07)
O Programa Master Mentoring, menntoria do abraço, é uma das experiências de impacto social mais gratificantes. Vamos sim constribuir novas histórias de protagonistmo das Empreendedoras. Merece ter todo o sucesso possível, espero que logo consigamos estar no Brasil todo!
R$ 370,00
Aula de canto
Sou do norte de Minas, e fiquei sensibilizado com a campanha. De fato temos que fazer a nossa parte por menor que seja. Obrigado!
R$ 430,00
Ensaio Geral da ópera
O Programa Master Mentoring, menntoria do abraço, é uma das experiências de impacto social mais gratificantes. Vamos sim constribuir novas histórias de protagonistmo das Empreendedoras. Merece ter todo o sucesso possível, espero que logo consigamos estar no Brasil todo!
R$ 570,00
(1) Uma Sessão de Coaching em Performance Comportamental.
Ele é meu amigo.
R$ 730,00
(2) Duas Sessões de Coaching em Performance Comportamental.
Vocês são demais! Força incrível e que continuem lutando pelo nosso espaço e expandindo a nossa voz! \o
R$ 970,00
Concerto - Instrumento solo
San! Obrigada por me oportunizar em poder colaborar com a educação do Miguel ! Desejo que tudo de bom se realize na vida de vocês ! Com amor, Quel <3
R$ 1.370,00
Concerto de piano solo
Música é parte essencial de minha vida. Novos talentos tem de ser incentivados. Fora que você canta pra porra!!!!!!!!!!!
R$ 1.700,00
Duo instrumental
Estou em tratamento há 2 anos, me lembro muito bem como fez diferença quando recebi meu lenço e aquela cartinha cheia de amor, me senti AMADA.
R$ 2.100,00
Duo cantor lírico e piano
O Projeto é bastante complexo, completo e visa impactar a vida de milhões de pessoas. Posso passa mais detalhes por e-mail alfredovotorantim@gmail.com ou através de minhas participações em redes sociais. Obrigado.
R$ 3.400,00
Trio, 2 cantores líricos e piano
Um sonho só começa a ser realizado dando-se o primeiro passo! E o primeiro passo é ACREDITAR! Vamos divulgar e ajudar!
R$ 4.500,00
Trio, 2 cantores e pianos (Boleros)
Muito obrigado, a ideia é poder criar algo que as pessoas realmente possam divulgar gratuitamente seus trabalhos! ;)
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.