Esta vaquinha busca auxílio financeiro para custear parte da minha viagem a San Cristóbal de las Casas, de setembro a dezembro deste ano. Agradeço a tadas e todos que contribuírem financeiramente e/ou torcendo por mim!
Fui convidada, pela Universidad Autónoma del Chiapas – México, para realizar um estágio doutoral nesta instituição. Vivemos, no Brasil, um período de dificuldades políticas e econômicas, perseguição aos estudos de gênero e às ativistas ligadas às áreas de direitos humanos. Devido a dificuldades relacionadas aos cortes nas universidades públicas federais, e por conseguinte no edital de financiamento de internacionalização das ciências; aos prazos e teste de proficiência linguística, não consegui apoio financeiro via bolsa de doutorado sanduíche da CAPES.
No México, ministrarei uma disciplina sobre antropologia feminista e reprodução; cursarei disciplina sobre antropologia feminista e globalização; farei pesquisa bibliográfica sobre antropologia feminista decolonial e levantamento de dados de campo sobre o sistema obstétrico do país.
Este projeto é parte de minha pesquisa doutoral especificamente sobre direitos sexuais e reprodutivos e equidade étnica, racial e de gênero. Aborda a formação dos médicos obstetras, a constituição da prática e técnica de cuidado, discutindo noções de corpo e reprodução mobilizadas no referido processo formativo, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
A partir dele, busco alargar referenciais teóricos e metodológicos da minha pesquisa de doutorado, tecendo diálogos e realizando levantamento bibliográfico na área da antropologia feminista, da antropologia do corpo e da antropologia da ciência desde o México e a América Latina, na busca por descolonizar a antropologia que produzo/produzimos.
Busco compreender padrões locais de assistência ao parto (San Cristóbal de las Casas, cidade localizada na região das Terras Altas Centrais do estado mexicano de Chiapas), com a finalidade de produzir minha tese de doutorado, artigos que discutam comparações entre Brasil e México, interações entre saberes e práticas tradicionais e médicas; e estratégias de redução das desigualdades étnicas, raciais, de gênero e a mortalidade materna na América Latina. Estou vinculada, como pesquisadora, à Universidade Federal da Bahia e à Universidad Autónoma de Chiapas.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.