O Projeto a Semente foi idealizado por Denise Schiochet e Souza, uma paciente que passou pelo tratamento de câncer de mama e conseguiu vencer a batalha após a quimioterapia e radioterapia. Logo no início do tratamento seus cabelos caíram e o lenço foi uma das armas que lhe ajudou a passar por momentos difíceis, onde além de sua saúde, até sua autoestima foi abalada.
Foi criado inicialmente para atender as pacientes do sexo feminino que iniciam o seu tratamento oncológico, que ao fazer a quimioterapia perdem seus cabelos e assim sofrem com a sua autoestima, impactando no seu emocional e desta maneira no andamento do seu tratamento. A Semente é um lenço para ser utilizado na cabeça durante o tratamento, dando a paciente a oportunidade de minimizar o impacto da ausência dos cabelos. Esse lenço vem dentro de um saquinho de tule que permite que a mesma escolha o lenço que mais lhe agradar e além disso amarrado ao tule vem um cartão com uma mensagem de ânimo e esperança que está escrito de próprio punho por pessoas que participam das palestras e ações sociais patrocinadas pelo Projeto a Semente.
Está localizado em Jaraguá do Sul/SC e começou atendendo os centros oncológicos aqui localizados, mas rapidamente vimos que existia a necessidade de expandir, pois os pacientes que vinham de outras localidades nos mostravam isso.
Apesar do projeto ser novo, iniciado em fevereiro de 2016, já entregamos mais de 2.600 lenços para pacientes em diversos locais do Brasil e inclusive em outros países.
Isso só foi possível por que muitas pessoas e empresas viram os resultados, a seriedade e transparência que o projeto passa a todos os que se envolvem com ele.
A maioria das pacientes atendidas pelo projeto estão em tratamento de câncer de mama. De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas por ano. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para 2016/2017, que sejam diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (68,08/ 100 mil), Sul (74,30/ 100 mil), Centro--Oeste (55,87/ 100 mil) e Nordeste (38,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (22,26/ 100 mil). Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados (Fonte: www.inca.gov.br).
Além da “Semente” ser utilizada para ajudar a paciente durante o tratamento, também temos trabalhado com a prevenção, explicando a necessidade de exames periódicos que podem ajudar a identificar a doença nos estágios iniciais, aumentando a chance de os pacientes conseguirem vencer a doença fazendo o tratamento. Isso é feito através de palestras que fazemos em todos os setores da comunidade, como em escolas, unidades de saúde, empresas e diversos tipos de eventos. Além do objetivo da prevenção, as palestras têm um cunho motivacional e também educacional. Muitas empresas têm utilizado nossas palestras com esse objetivo.
Nossas atividades são realizadas durante todo o ano, e não apenas em datas ou eventos específicos. Todas as atividades mencionadas exigem cuidados especiais, administração, logística, contato constante com todas as esferas da comunidades e dedicação acima de tudo, pois não temos fins lucrativos.
Nosso projeto abrange a comunidade como um todo. Uma sociedade que está imbuída e praticante de propósitos maiores que somente as necessidades individuais se torna mais sadia e motivada. Temos visto nas pessoas atendidas pelo projeto alegria e esperança. Para alguns parece ser apenas um lenço, mas para aqueles que o recebem, muitas vezes, é a única forma de carinho e preocupação que tiveram de alguém até aquele momento. Para os familiares tem sido também um modo de incentivo de que dias melhores virão e que precisam se dar o apoio para que não somente o paciente consiga se sentir melhor, mas para que toda a família seja forte nesse momento imprevisto e doloroso.
Para aqueles que tem se envolvido no doar, seja de materiais ou mão-de-obra, tem desenvolvido um sentimento de auto realização e sucesso, pois quando estão ajudando outros vivenciam a indescritível sensação de participar de algo maior que eles mesmos, preenchendo aquela lacuna de que deveriam fazer algo além do tem feito de suas vidas.
Assim, nas diversas esferas da sociedade, muitos têm sido atingidos, motivados e têm sido doadores de seu tempo e recursos por entenderem o que o projeto tem proposto.
“A Semente” é plantada não somente nos pacientes, mas em toda a sociedade.
Através da entrega das “Sementes”, as pacientes:
- Recuperam sua autoestima;
- Se sentem mais felizes em perceberem que outros se importam com sua condição de saúde;
- Se motivam a não desistir de lutar contra a doença.
Todos esses aspectos supramencionados impactam diretamente em sua recuperação da imunidade. A imunidade é sempre medida através dos exames de sangue, pois se não atingem níveis mínimos, a paciente não pode continuar com o tratamento até se recuperar.
As palestras permitem aos familiares e comunidade em geral a se familiarizar com o problema vivenciado pelas pacientes, pois são ministradas por pessoas que já passaram pelo tratamento e conseguiram se recuperar. Deixam claro que o apoio de familiares e amigos tem importância muito grande para a recuperação da saúde da paciente. Também são informados sobre a importância da realização de exames periódicos para a prevenção.
A comunidade em geral é engajada, pois o projeto se baseia em doações seja de materiais ou serviços. O envolvimento para contribuir é motivado por acreditarem e verem que suas ações estão beneficiando o seu próximo, dando assim um sentimento de solidariedade real e eficaz, mostrando que é possível fazer o bem em uma sociedade tão corrompida.
Assim, existem pessoas que cortam os tecidos, que costuram os lenços e os tules, que imprimem os folders e cartões, que preenchem os cartões, que desenham modelos de lenços e turbantes, outras que doam lenços, papel, caixas para envio, espaço em mídia para divulgação em diversos meios, arrecadam alimentos para doar aos pacientes, fazem eventos que destinam parte da renda para comprar os materiais para fabricação e envio das “Sementes”.
As empresas requisitam as palestras do Projeto a Semente para serem ministradas aos seus colaboradores de maneira a serem motivados e também receberem informações de prevenção.
A grande maioria dos pacientes que temos conseguido atingir diretamente com nossos eventos mensais tem dado um retorno muito positivo de quanto a “Semente” e as palavras e abraços tem mudado a trajetória de seus tratamentos. São testemunhos de diversos locais de todo o Brasil, testemunhos esses que pretendemos deixar devidamente registrados para manter clara a seriedade do projeto.
O apoio que conseguimos dos centros oncológicos e seus funcionários para distribuir as “Sementes” aos pacientes em tratamento nos proporcionou ampliar cada vez mais nosso alcance de vidas.
Foram distribuídos lenços em Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Ceara, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná. Também foram levados para os Quênia, EUA e Inglaterra.
As doações de tecidos e materiais para confecção e envio das “Sementes” feitas por empresas, entidades e pessoas da comunidade em geral tem mostrado o quanto o projeto tem impactado a todos.
O envolvimento de diversas entidades e organizações na confecção (corte e costura) dos lenços também tem sido uma ótima e agradável surpresa para todos do projeto.
Ganhamos uma caixa de som de outra entidade sem fins lucrativos para apoiar nossos eventos e palestras.
Conseguimos um espaço de 45 dias em um Shopping local para divulgação do projeto, aproveitando a oportunidade para distribuir “Sementes”, folders e vender alguns itens que confeccionamos para arrecadar recursos para o projeto. Foi um sucesso. Aumentamos consideravelmente a exposição do projeto para a comunidade, onde muito mais pessoas passaram a conhecer o que temos feito e ampliamos nossa rede de doadores em todos os aspectos.
Temos um espaço em um outdoor eletrônico para divulgação do projeto a mais de seis meses, doado por uma empresa de publicidade e propaganda.
Não estamos mencionando os nomes destas empresas, entidades e pessoas porque além de necessitar da autorização, não gostaríamos de deixar ninguém de fora.
Nosso trabalho é totalmente voluntario e dependemos de doações de materiais e de mão-de-obra para que possamos fazer as “Sementes” e envia-las para atender toda nossa região e todo o Brasil.
Dessa maneira, nosso maior esforço está em:
- Estabelecer e manter contatos com as empresas e pessoas que ajudam com doações tanto de materiais quanto de mão-de-obra para a confecção das “Sementes”;
- Fazer a logística de buscar os materiais doados;
- Fazer a logística de levar e buscar os materiais que são entregues para aqueles que nos ajudam na confecção das “Sementes” e tules;
- Imprimir os cartões e folders que acompanham as “Sementes”;
- Cortar e dobrar os cartões e folders manualmente;
- Fazer palestras para a comunidade, entidades, órgãos públicos, escolas, postos de saúde e empresas;
- Deslocar para fazer as palestras. Quando as palestras são em outras localidades fazemos nosso deslocamento de carro, ônibus ou avião, tudo de acordo com a melhor condição de custo e tempo envolvidos;
- Distribuir os cartões nas palestras para que as pessoas coloquem as mensagens de esperança, incentivo e ânimo para as pacientes;
- Dobrar e passar cada lenço ou turbante confeccionado;
- Embalar. Tendo em mãos as “Sementes” confeccionadas, os cartões com as mensagens e os folders procedemos com o processo de embalagem, colocando o lenço e o folder dentro do saquinho de tule, com o cartão amarrado com uma fita fechando o saquinho;
- Proteger. Para as “Sementes” que são distribuídas dentro do hospital, colocamos os saquinhos com os tules dentro de sacos de plástico que selamos para que sejam o mais isentos possível de contaminações do ambiente, pois ficam dentro do ambiente hospitalar até serem distribuídos aos pacientes;
- Despachar. Quando as “Sementes” são direcionadas para outras localidades, acondicionamos as mesmas em caixas para envio por correio ou transportadora, etiquetamos e depois despachamos as mesmas;
- Confeccionar kits. Confeccionamos alguns produtos artesanalmente como canecas e vasos personalizados que vendemos para arrecadar fundos para cobrir parte das despesas que temos com o envio das “Sementes”.
Temos também um evento que se realiza mensalmente, distribuição de “Sementes” no Hospital chamado de Dia da Semente. Neste dia realizamos as seguintes atividades:
- Na última quinta-feira de cada mês e feita a distribuição de “Sementes” para os pacientes da Oncologia no Hospital São Jose – Jaraguá do Sul/SC;
- Normalmente se envolvem cerca de 8 a 10 voluntarias do projeto para o atendimento dos pacientes e acompanhantes no período de 09:00 – 12:00 e 14:00 – 17:00;
- Monta-se um espaço para atendimento dos pacientes onde eles escolhem sua “Semente”, recebendo a mesma de forma gratuita;
- E um momento onde se pode interagir com os pacientes que decidem parar para conversar, ganhar a “Semente” e aprender como usar o lenço ou turbante;
- Também entregamos aos homens em tratamento, em períodos de frio, cachecol, boinas e toucas.
Buscamos o apoio financeiro porque a cada lugar e pessoa que conseguimos atender vemos que existe a necessidade de manter esse projeto para esses pacientes e ainda expandir para atender outros centros de atendimento oncológicos.
As palestras também têm atingido positivamente a comunidade em geral e vemos que essa estratégia tem surtido efeito e precisa ser ampliada.
Gostaríamos de expandir nossos eventos mensais para outras localidades, pois esse contato direto com os pacientes permite levar além da Semente, uma palavra, um abraço, o verdadeiro contato humano, caloroso e alegre que muda na grande maioria das vezes o semblante e o ânimo dos pacientes, além de ser gratificante e motivante para todos que participam.
Assim, os recursos que visamos obter serão aplicados da seguinte maneira:
- Aquisição de tecidos para confecção de lenços e embalagens;
- Aquisição de Fitas para confecção das embalagens;
- Aquisição Papel para a confecção dos cartões e folders;
- Pagamento de serviços de corte a laser dos tecidos;
- Aquisição Caixas para envio das “Sementes”;
- Custear despesas de envio das “Sementes” para as diversas localidades do Brasil e outros países;
- Custear despesas envolvidas em ministrar palestras em diversas cidades pelo Brasil;
Materiais de apoio para divulgação do projeto nas palestras e nas atividades que desenvolvemos nos centros de atendimento oncológico;
- Custear despesas de telefone, combustível e outras necessárias a administrar toda a logística envolvida com o projeto, que se amplia com o aumento de localidades atingidas;
- Aquisição de materiais de multimídia: notebook, Datashow, suporte de tela e suporte para notebook e Datashow;
- Criação e manutenção de uma sede física para melhor administrar a logística e desenvolver as atividades de confecção das “Sementes”, bem como o atendimento a todos que entram em contato conosco;
- Aquisição de um veículo que nos permita deslocar para os locais dos eventos e palestras, levando conosco as “Sementes” e todo o material de apoio necessário a cada tipo de evento. Geralmente transportamos banner e suporte, caixa de som, mesas, televisão (em alguns casos) e itens decorativos. Em alguns eventos algumas empresas nos emprestam moveis e itens de decoração para decoramos nosso stand ou espaço disponibilizado e para isso devemos buscar e devolver esses itens para nossos benfeitores.
R$ 15,00
Chaveiro do projeto
Adoro fazer parte dessa multidão que quer levar o Brasil rumo ao liberalismo econômico!!
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
+ Recente
R$ 15,00
Chaveiro do projeto
Adoro fazer parte dessa multidão que quer levar o Brasil rumo ao liberalismo econômico!!
R$ 35,00
Kit Semente
Deus sempre esteve e sempre estará com você te amo
R$ 50,00
Caneca
Acompanho seu trabalho pelas redes sociais, e admiro muito o que faz. Pra mim é uma honra poder colaborar para que o trabalho continue. Parabéns!
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.