version: 231118-69c6f1ef
logo
Plante uma Árvore 2015----2020
Plante uma Árvore
-
Vaquinha OnlineMeio ambiente
R$ 215,00 da meta de R$ 6.045,00
0%
Plante uma Árvore 2015----2020

Plante uma Árvore 2015----2020

A plataforma mais premiada do Brasil

Plante uma Árvore   

                                       2015 - - - - 2020

Introdução                                                                                                                

O Aquecimento Global afeta diretamente o clima do planeta, ele acontece por causa do acumulo de CO² e outros gases como o Metano na atmosfera da Terra, o reflexo disso são diversas catástrofes acontecem todos os dias em diferentes lugares do nosso Planeta.

                   

          Tornado no México 25/05/2015                            Grilagem de Terras na Amazônia

 

Há falta água em algumas regiões, outras sofrem com enchentes devastadoras, florestas estão sendo dizimadas, os mares e rios estão contaminados, lixo se acumulando em vários lugares, geleiras derretendo e aumentando o nível dos oceanos. O Planeta esta prestes a atingir uma extinção em massa, que ocorre quando ¾ das espécies desaparecem da face da terra. Os trabalhos de diversidade apontam para a maior perde de espécies da história, maior do que aquela que eliminou os dinossauros da Terra.

 

                   

   Chuvas no Sul – Julho de 2015                                            Seca no Norte de Minas

 

 

Em Barroso o Rio das Motes além de estar muito poluído, a maior parte de sua Mata Ciliar se Transformou em Pasto, a seca dos últimos anos agravou ainda mais o assoreamento do Rio, a situação esta tão crítica que é possível andar de carro e moto em algumas partes do leito do Rio.

 

Encontro de Jipes – Barroso - Julho de 2015

A Holcim vem tentando de várias formas fazer alguma coisa para melhorar a situação de Barroso, uma das coisas foi a criação da Ortópolis em 2003, depois de 13 anos a empresa em Parceria com o Instituto Holcim decidiu criar o CAP – Comitê de Ação Participativa de Barroso.

Dentre as várias atividades que o CAP pretende realizar durante o decorrer dos anos, será muito importante que o Comitê em seus primeiros projetos, algo relacionado á área ambiental, não só para contribuir com a minimização desses problemas como também para servir de ponta pé para atividades do grupo.

Alguns deles podem ser teóricos como, por exemplo, um ciclo de palestras pra educar os estudantes e a comunidade no entorno das escolas. Posteriormente, poderia ser criada uma revista com a divulgação de todo o trabalho, incluindo uma gincana que irá conscientizar ainda mais pessoas e agregar muito valor a imagem do CAP.

Realizar a campanha Plante uma Árvore do ano 2015 até o ano 2020 poderia ser o carro chefe dos projetos ambientais do Grupo. A Comunidade Ativa, que foi criada em 2001 vem desenvolvendo a campanha Plante uma Árvore desde então, até agora foram realizadas 14 campanhas e diversas atividades em várias escolas da cidade.

 

Arvores plantadas na 2ª Campanha na Rua do Cemitério em Barroso - MG

A Comunidade Ativa tem consciência que as árvores têm um valor fundamental para Meio Ambiente, pois elas respiram o CO2 e produzem oxigênio, além de evitar a erosão dos solos, elas embelezam e refrescam os lugares, servem de alimento e moradia pra diversas espécies além de outros benefícios.

O Brasil foi escolhido pela Holcim na cidade de Barroso pra construção do maior moinho de Cimento do mundo, que será instalado praticamente dentro da cidade. Nos fornos e filtros será utilizada a melhor tecnologia existente para que os níveis de poluição sejam o mínimo possível. Porém, para que, a qualidade do ar, de Barroso e região fiquem até melhor do que agora, precisamos plantar árvores, e educar população sobre a importância do Meio Ambiente.

Os estudantes de hoje serão os futuros empresários, políticos e tomadores de decisões, não podemos simplesmente continuar reclamando dos diversos problemas relacionados ao Meio Ambiente e não fazer nada para mudar. Se eles entrarem na fase adulta com consciência, provavelmente em sua trajetória de vida vão influenciar diversas pessoas.  Claro que alguns já são consciente o que vai agregar ainda mais valor na hora de desenvolver o projeto 

O CAP – Comitê de Ação Participativa chegou pra fazer essa diferença que tem como objetivo plantar 12105 árvores até o ano de 2020. A idéia a principio seria plantar 2015 árvores esse ano, 2016 no próximo ano e na seqüência 2017, 2018, 2019 e 2020, totalizando 12105 arvores plantadas no fim do projeto.

 

                     Palestras da Comunidade Ativa                                       Praça Dona Quininha

Desde 2001 quando foi criada a Comunidade Ativa vem sendo desenvolvido a campanha Plante uma arvore, infelizmente muitas das árvores plantadas acabam nem se quer atingindo a fase adulta, o que é natural, são diversos os problemas, porém com o passar dos anos estamos aprendendo a fazer cada vez melhor os plantios e com tantas arvores sendo  plantadas a estatística de sobrevivência será maior.

Nas palestras, os estudantes terão a oportunidade de entender melhor o que está acontecendo com o nosso planeta e com isso se mobilizarem pra fazer um bom trabalho. Em alguns lugares em Barroso a própria população se mobilizou com a campanha e plantou algumas arvores tornando os lugares ainda mais bonitos, como foi o exemplo da praça Dona Quininha.

     

Árvores Plantadas no Alto do Cruzeiro pelo Colégio São José em Parceria com a Comunidade Ativa

Ás árvores que serão plantadas, serão árvores nativas, em alguns lugares podendo até mesmo ser frutíferas. É importante ressaltar que muitas dessas árvores serão plantadas em áreas da mata ciliar e margeando estradas vicinais, em cada caso será analisada a melhor árvore a ser plantada para se evitar problemas futuros.

Uma forma de conscientizar ainda mais pessoas além das ações seria produzindo folders de conscientização, o que pode ser desenvolvido pelos próprios estudantes. Os folders podem conter diversos assuntos e também servem pra divulgar as marcas das empresas que estiverem apoiando os projetos, o que irá estimular ainda mais as outras empresas que não estiverem envolvidas e possam querer apoiar o projeto. É muito importante para as empresas se envolverem nas questões ambientais, vários estudos já provaram que quanto mais sustentáveis as empresas são, mais elas lucram e conseqüentemente menos desperdiçam.

   

Folder criado pelos estudantes da Escola Artur Napoleão no Projeto Meio Ambiente para Todos

O folder acima foi produzido pelos estudantes da escola Artur Napoleão no projeto Meio Ambiente para Todos da Comunidade Ativa, este pode ser um modelo do que pode ser feito. Como esse projeto visa envolver diversas turmas e escolas durante esse período, diferentes assuntos poderão ser abordados nos folders. Seria interessante se fossem feitos dois folders a cada ano, um no primeiro semestre e outro no segundo, em escolas diferentes.

    

Figura 1Distribuição dos Folders pelos próprios estudantes

 

   

As palestras servirão de base para que os próprios estudantes criem esses folders

 

O mundo está passando por algo inédito, o Papa Francisco fez uma Encíclica muito importante sobre o Meio Ambiente e toda a importância que ele tem para a vida na terra, a seguir uma pequena parte do trabalho:

CAPÍTULO I

O QUE ESTÁ A ACONTECER À NOSSA CASA

17. As reflexões teológicas ou filosóficas sobre a situação da humanidade e do mundo podem soar como uma mensagem repetida e vazia, se não forem apresentadas novamente a partir dum confronto com o contexto actual no que este tem de inédito para a história da humanidade. Por isso, antes de reconhecer como a fé traz novas motivações e exigências face ao mundo de que fazemos parte, proponho que nos detenhamos brevemente a consideraro que está a acontecer à nossa casa comum.

18. A contínua aceleração das mudanças na humanidade e no planeta junta-se, hoje, à intensificação dos ritmos de vida e trabalho, que alguns, em espanhol, designam por «rapidación». Embora a mudança faça parte da dinâmica dos sistemas complexos, a velocidade que hoje lhe impõem as acções humanas contrasta com a lentidão natural da evolução biológica. A isto vem juntar-se o problema de que os objectivos desta mudança rápida e constante não estão necessariamente orientados para o bem comum e para um desenvolvimento humano sustentável e integral. A mudança é algo desejável, mas torna-se preocupante quando se transforma em deterioração do mundo e da qualidade de vida de grande parte da humanidade.

 

19. Depois dum tempo de confiança irracional no progresso e nas capacidades humanas, uma parte da sociedade está a entrar numa etapa de maior consciencialização. Nota-se uma crescente sensibilidade relativamente ao meio ambiente e ao cuidado da natureza, e cresce uma sincera e sentida preocupação pelo que está a acontecer ao nosso planeta. Façamos uma resenha, certamente incompleta, das questões que hoje nos causam inquietação e já não se podem esconder debaixo do tapete. O objectivo não é recolher informações ou satisfazer a nossa curiosidade, mas tomar dolorosa consciência, ousar transformar em sofrimento pessoal aquilo que acontece ao mundo e, assim, reconhecer a contribuição que cada um lhe pode dar.

 

Esse trabalho vai agregar muito valor a nosso projeto, tem um pastor no CAP, que poderá dar uma grande força nos seus cultos e se as igrejas se tornarem parceiras, será uma força muito importante para o projeto conquistar os seus objetivos.

 

A seguir, algumas partes do Novo Código Florestal:

São consideradas áreas de preservação permanente todas aquelas previstas no art. 4º da Lei 12651/2012, respeitando-se as delimitações indicadas, ou seja, a área reservada varia de 30 m a 500 m, o que depende da largura do rio. Há ainda a possibilidade de o Chefe do Poder Executivo, movido pelo interesse social, considerar como APPs outras áreas revestidas por florestas ou cobertura vegetal diversa. No entanto, para que isso ocorra, o art. 6º elenca algumas finalidades que essas formações vegetais devem cumprir:

Art. 6º [...]

I – conter a erosão do solo e mitigar riscos de enchentes e deslizamentos de terra e de rocha;

II – proteger as restingas ou veredas;

III – proteger várzeas;

IV – abrigar exemplares da fauna ou da flora ameaçados de extinção;

V – proteger sítios de excepcional beleza ou de valor científico, cultural ou histórico;

VI – formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias;

VII – assegurar condições de bem-estar público;

VIII – auxiliar a defesa do território nacional, a critério das autoridades militares;

IX – proteger áreas úmidas, especialmente as de importância internacional.

As áreas de preservação permanente, portanto, estão localizadas em terrenos dotados de vulnerabilidade, como topos de morros e margens de rios, que possuem grande probabilidade de sofrer deslizamentos e outras catástrofes e por isso carecem de proteção.

Objetivo Geral

Plantar 12105 árvores até o fim de 2020, conscientizando o maior número possível de pessoas sobre a importância do Meio Ambiente para que assim os impactos causados por essas pessoas sejam minimizados e o futuro seja melhor para todos os seres vivos.

Objetivos Específicos

  • Recuperar a Marta Ciliar do Rio das Mortes, um trecho diferente a cada ano;
  • Fazer com que Barroso se torne um exemplo sobre conscientização, preservação e recuperação ambiental para estimular outras cidades a desenvolver seus próprios projetos;
  • Fazer um ciclo de palestras nas escolas escolhidas a cada ano, algumas palestras poderão acontecer nas igrejas e nos salões comunitários, para que a comunidade possa participar também;
  • Recuperar as pracinhas próximas as escolas escolhidas a cada ano, sendo a maior parte pingos de ouro, espécie que é muito usada em contornos de praças e outros jardins, pois elas servem pra proteger o gramado central, as outras mudas podem ser de Flambaiã Mirin ou outras espécies nativas de pequeno porte, pois estas não crescem muito, o que não atrapalhará a iluminação da praça e ainda dão lindas flores em várias épocas do ano;
  • Arborizar algumas ruas dos Bairros onde estiverem as escolas escolhidas naquele ano;
  • Criar uma revista e/ou um folder pra divulgar todo o trabalho realizado, afim de, conscientizar ainda mais pessoas;
  • Conseguir o apoio da Prefeitura, do IEF e das Rádios para que consigamos conquistar ainda mais fácil os objetivos;
  • Plantar Palmeiras Imperiais grandes na avenida da entrada da cidade porque as que ainda estão lá estão velhas e se continuar do jeito que ta, daqui a pouco não tem mais nem uma;
  • Arborizar as margens do canal próximo ao Parque de Exposição, não só pra embelezar o local e melhorar o Meio Ambiente, mas também pra servir de proteção para evitar que mais carros e motos venham a cair lá dentro;
  • Plantar muitas flores e árvores no canteiro da BR265 na entrada da cidade e também na estrada da Holcim, para que o CO² emitido pelos milhares de veículos que passam por lá todos os dias fiquem retidos ali e para que os viajantes possam ter uma boa impressão de Barroso;
  • Arborizar as estradas vicinais em torno do município, criando uma cerca viva em todas as direções;
  • Incentivar as igrejas a aplicarem em suas orações a Encíclica do Papa Francisco;
  • Efetuar a limpeza de alguns atrativos naturais.

Metodologia

As palestras de conscientização acontecerão nas escolas, associações e igrejas próximas as regiões onde as árvores serão plantadas. Elas acontecerão antes do inicio dos plantios que acontecerão em ruas, praças e matas ciliares de córregos e rios, assim os estudantes e moradores entenderam melhor a importância do Meio Ambiente e porque estamos recuperando esses lugares, assim eles vão se emprenhar ainda mais na hora de fazer o trabalho.

Será interessante começar os trabalhos o mais rápido possível, o mundo pede socorro, com o Ciclo de Palestras se iniciando já nas próximas semanas após as Férias de Júlio, com quatro palestras por semana, sendo duas por dia a partir do dia 4 de agosto até o dia 19 de Setembro que é quando se dará o início da Campanha em Parceria com a academia Saúde e Movimento. Esse ciclo de palestras terão 35 palestras nesse primeiro ano, no próximo 36, depois, 37, 38, 39 e em 2020 40 palestras.

Antes desse primeiro plantio que será de apenas 25 árvores teremos 32 palestras. Ele acontecerá na Rua do Brejinho esse primeiro, estará agregando valor ao evento ( XXXXXXX ) que acontecerá na praça Sant’Ana nesse sábado 19 de Setembro. Para que os envolvidos possam abraçar ainda mais a causa e entender melhor os benefícios desse projeto, algumas palestras aconteceram também em Igrejas e Associações de Bairro.

Durante essas semanas de palestras uma equipe será formada para paralelamente na parte da tarde se possível, conversar com os moradores e comerciantes do entorno dos locais escolhidos para explicar a eles as intenções deste projeto.

Restariam mais 3 palestras as quais poderão ser feitas após a recuperação de alguns lugares que acontecerá entre os dias 19 de setembro de 2015 a 29 de Novembro. Essas 3 palestras acontecerão na igreja e associação do lugar onde estiverem faltando árvores para plantar.  No dia 25 de dezembro estaremos finalizando a campanha com os últimos plantios do ano.

A idéia é plantar 100 mudas por dia, tirando as 25 iniciais, serão marcados 20 outros dias de plantios. Os buracos serão feitos no dia anterior ao marcado para o plantio, as mudas serão deixadas nas escolas, associações e Igrejas pelos fornecedores e nos dias anteriores também.

Se o IEF entrar como parceiro, este também poderá disponibilizar mudas e também algum material pra cercar alguns lugares, por isso muitas das mudas não precisaram ser compradas. Se a Prefeitura apoiar, esta também poderá disponibilizar alguns equipamentos e funcionários pra ajudar na preparação dos lugares.

Algumas mudas serão compradas na Baiuca Plantas (32) 9119 – 3901, pois em alguns lugares, como na Avenida Genésio Graçano e no Canal, elas já serão plantadas maiores, na avenida serão plantadas Palmeiras Imperial e no Canal Flanbaians, Sibipirunas, Ipês Brancos, Amarelos e Rosas.

Nos outros lugares serão plantadas mudas nativas de acordo com a largura dos passeios, tamanho de praças, rede elétrica e mudas da mata ciliar, de acordo com o estudo feito pelo Doutor em Biologia, Marcos Magalhães.

Este impresso poderá ser distribuído aos estudantes após as palestras para que eles saibam um pouco mais de coisas que eles podem fazer pra melhorar o mundo, é possível fazer 2 por folha A4 e esse material servirá também pra conscientizar as pessoas que não estão fazendo parte das palestras.

 

Algumas palestras servirão de base para a criação de um folder feito pelos próprios estudantes e este será impresso para conscientizar também seus país e a comunidade sobre a importância de se preservar e recuperar o Meio Ambiente.

O folder terá o emblema do CAP, da escola, do Instituto Holcim, dos outros parceiros e o contato com as instituições, tanto para a vinda de novos estudantes no futuro quanto para a troca de informações referentes ao projeto.

O material impresso é importante para que os trabalhos permaneçam ainda por mais tempos em evidencia e para que ainda mais pessoas tenham acesso às informações. Com são muitas turmas, é interessante que sejam criados diferentes folders, por exemplo, um pra plantio de árvores, outro pra economia de água e luz, outro pra conscientização em geral etc.

Poderemos fazer também a limpeza ou mesmo somente a visita a alguns atrativos naturais próximos para que os estudantes tenham um contato maior com a natureza.

Se possível, um concurso para que o prêmio seja um tour ao Jardim Botânico e/ou Parque Laje no Rio de Janeiro. 

 

Lugares onde os plantios serão realizados na cidade no primeiro ano - 2015

              

No APAE serão plantadas 9 árvores na subida do lado esquerdo e 15 do lado direito, dentro serão plantadas 18 na frente e 19 nas laterais, antes de chegar no APAE vindo da praça Gustavo Meireles será plantada 1 e depois 12 antes de chegar na Rodoviária. 

Este ano, vai acontecer em Barroso a 17ª Convenção Brasileira de Malabaristas e além de fazerem uma apresentação pras crianças do APAE, eles também vão ajudar nestes plantios. E pretendemos fazer um pequeno Horto nesse espaço lá no APAE.

            

Na rodoviária plantaremos 13 árvores nessa primeira parte, depois 13 do outro lado da Rua Ladislau Magalhães e 53 ao longo da Avenida.

 

Nesse Canteiro do Forninho serão plantadas 20 árvores e dentro da Praça do Forninho, mais 30, pois as que já têm lá são bem antigas e já estão precisando ser renovadas, para que no futuro aquela linda praça não fique sem árvores e flores.

 

Nesta rua vizinha a delegacia, plantaremos 27 árvores.

 

No canal serão plantadas 522 árvores, serão 261 em cada lado, e neste local teremos a ajuda do CEPAS.

      

No Brejinho a Comunidade Ativa planta árvores desde 2008, apesar disso várias delas já não estão lá mais, porem este ano em parceria com a Academia Saúde e Movimento, plantaremos 25 árvores no dia 19 de Setembro, dando início a Campanha Plante uma Árvore 2015.

      

Nesta primeira parte da antiga Oeste de Minas serão plantadas 80 árvores e na segunda 10, lembrando que esta área faz arte da Mata Ciliar do Rio das Mortes.

         

Nesta outra parte da antiga Oeste de Minas, que também faz parte da Mata Ciliar, serão plantadas 240 árvores, sendo que nessas áreas plantaremos dos dois lados do caminho.

O local a seguir fica próximo ao Asilo, no caminho que vai para o Bedesque, nesse local serão plantadas 60 árvores, pois é um grande lote vago, onde funciona uma pequena estação da Copasa e fica bem próximo ao Rio das Mortes, os estudantes da escola poderão nos ajudar no plantio.

   

Na subida para o Bairro do Bedesque estamos planejando plantar mais 50 árvores do lado direito da pista, esse trajeto feito pelos moradores do bairro muitas vezes a pé, sobre o sol escaldante do verão, além de ficar muito bonito, de estar próximo ao Rio das mortes, ainda fará uma boa sombra pros pedestres.

    

Na avenida Genésio Graçano plantaremos 50 Palmeiras Imperiais pois as que ainda se encontram lá estão velhas e existem diversos pontos sem árvores. Bom lembrar que no passado a prefeitura plantou diversas lá, mas como foi em uma época que não chovia e elas eram pequenas, nem uma sobreviveu, por isso vamos plantar palmeiras com 1 metro e meio dois metros pra que elas resistam e continuem vivas por longos anos embelezando a entrada de Barroso.

Serão 1299 árvores nas áreas definidas acima, lembrando que sempre serão utilizadas árvores nativas da nossa região, as outras 716 árvores serão plantadas na Mata Ciliar do Rio das Mortes ou do Rio Loures.

Custos -

3 reais por Árvore = R$6045,00

Conclusão – Com o poder que o CAP agora tem nas mãos se não fizer algo de grande impacto pra preservar e recuperar o Meio Ambiente o Comitê se arrependerá no futuro de não ter feito algo relevante.

Este projeto além de conscientizar muitas pessoas sobre a importância que o Meio Ambiente tem para todos os seres vivos, ainda recuperará algumas praças em próximas as escolas, agregará um grande valor a imagem do CAP e da Holcim e o principal, contribuirá para que o mundo fique um pouco melhor e a qualidade do ar e da vida em Barroso e região ficarão bem melhor.

Uma cidade bem arborizada, toda florida, vários passarinhos e animais diferentes, rios limpinhos, fartura de água, todas as pessoas amigas umas das outras, ruas limpinhas, o visitantes não iriam parar de chegar nesse lugar encantador, em poucos anos nossa cidade pode ficar assim, só depende do CAP.

O Ecuador do ano 2010 está passando por uma verdadeira revolução principalmente pelo valor que eles tem dado ao Meio Ambiente, quase todas as cidades arborizadas e todo o povo se preocupando com o país, em 5 anos o país melhorou muito. Para os Ecuatorenhos aquele lugar é o paraíso na terra, vejam as palavras do presidente para o papa:

 

Se esse projeto além dos outros propostos pelo CAP for desenvolvido em nossa cidade nos próximos anos, em 5 anos, teremos um outro tipo de sociedade e com uma biodiversidade de fazer inveja, o que estimulará outras cidades a fazer o mesmo.

É de notável percepção que ao longo dos tempos, a interferência na integridade ambiental tem aumentado numa escala cada vez maior. Esse quadro é resultado, principalmente, da ganância do ser humano pela busca do lucro por qualquer meio, valorizando o dinheiro e enfatizando o desrespeito pelo meio ambiente.

Um dos princípios norteadores do Direito Ambiental é a manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, que segundo a Magna Carta corresponde a um direito de todos. No entanto, tanto a coletividade quanto o Poder Público têm a tarefa de promover sua defesa e preservação, mantendo assim, sua integridade para as presentes e futuras gerações.

O interesse da exploração desordenada não deve se sobrepor ao dever de preservação do meio ambiente. A melhor solução para o problema relacionado à degradação das matas ciliares é a conciliação entre a preservação e a produção sustentável, ou seja, aliar desenvolvimento com sustentabilidade.

Portanto, deve-se conferir a merecida importância ao desenvolvimento sustentável, pois este promove o crescimento do setor econômico sem o comprometimento dos recursos naturais, que serão utilizados pelas gerações futuras.

Com isso, o mundo ficará cada vez melhor.

 6. REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

BRASIL. Lei n. 12651, de 25 de maio de 2012: Código Florestal Brasileiro. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

D’AGOSTINO, Rosanne. G1 – Para ambientalistas, aprovação do Novo Código Florestal é retrocesso - notícias em Política. 25/05/2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/para-ambientalistas-aprovacao-do-novo-codigo-florestal-e-retrocesso.html>

FORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental brasileiro. 13. Ed. Rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2012.

MIRALÉ, Édis. Direito do Ambiente: a gestão do ambiente em foco. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

PAVLOVSKY. Fernando Awensztern. A Reforma do Código Florestal. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n.2900, 10 jun, 2011. Disponível em : <http://jus.com.br/artigos/19306>.

VIEIRA, Raphael Ricardo Menezes Alves. A utilidade das matas ciliares como área de preservação permanente. Jus Navigandi, Teresina, ano 18, n. 3725, [12] set. [2013]. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/25273>.


 

Geraldo Napoleão Neto - Presidente da Comunidade Ativa

Representante do CAP – Comitê de Ação Participativa 2015

Especialista em Ciências Ambientais – UFRJ 2011

Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável – UFMG 2006

 

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

R$ 215,00
da meta de R$ 6.045,000%

Encerrado!

Plante uma Árvore

-

Vaquinha Online

Meio ambiente

Campanha encerrada em 15/11/2015

Campanha Flexível

Destaque

Hanna Meirelles

1º Kick

R$ 100,00

Gabriel P. Costa

Maior Kick

R$ 105,00

Gabriel P. Costa

+ Recente

R$ 105,00

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.