Dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, um aumento de quase 14% em relação a 2018. A violência sexual figura em 11% das denúncias que se referem a este grupo específico, o que corresponde a 17 mil ocorrências. Em comparação a 2018, o número se manteve praticamente estável, apresentando uma queda de apenas 0,3%.
Em Palmas, dados do Creas dão conta que cerca de 34% dos casos de violência que chegam à instituição estão relacionados a abuso sexual. Dos 234 novos casos, absorvidos pelo Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) no primeiro semestre de 2019, 79 foram relacionados a abusos sexuais, sendo que a maior parte dos encaminhamentos se dá pelo Conselho Tutelar.
Entendemos que as ações realizadas pelo Projeto “CASAZUL” pode contribuir no acolhimento humanizado das crianças e adolescentes, assim como, auxílio as famílias vulneráveis com cestas básicas, intensificando a construção de uma cultura de
valorização da infância e da adolescência.