O livro (in) Visível trata da invisibilidade da pessoa com deficiência, com histórias reais de crianças no processo de inclusão escolar, ele foi aprovado pelo conselho municipal de direitos da criança e adolescente (CMDCA) em Sorocaba, durante 3 anos consegui trabalhar em reuniões de professores, em palestras e eventos em busca de uma sociedade inclusiva e educação para todos.
Diante da procura e necessidade sobre o temas nas escolas ele foi parovado na editora ASES para publicação e assim ter um voo mais alto, alcançar outras cidades, outras escolas e a sociedade em geral, com a promessa que fiz as crianças com deficiência que me ensinaram a ver o mundo de uma forma diferente e acreditar que é possível mudar o rumo da história.
O tema da inclusão de pessoas com deficiência permeia minha trajetória
como educadora e artista há mais de vinte anos. Essa vivência me permitiu observar de perto barreiras e desafios que persistem na sociedade contemporânea, bem como explorar os potenciais transformadores da arte na construção de espaços mais inclusivos e acolhedores. Nos espaços em que atuo, tenho buscado desconstruir a ideia de que a deficiência é sinônimo de incapacidade, compreendendo a diferença como um constante devir, intrínseco à condição humana e ao processo educativo.
Nos últimos anos, através da minha experiência nas escolas da rede
municipal e estadual, atuando na formação de educadores, pude articular com discussão e doação do livro (in)Visível que valorizaram a singularidade de cada indivíduo, reconhecendo na diversidade uma fonte de aprendizado e crescimento.
Esse projeto surgiu da necessidade de dar voz as pessoas com deficiência, tirando o rótulo, diagnóstico e muitas inverdades que permeiam a vida das pessoas com deficiência. O livro inVisível trás histórias reais para as escolas e profssionais que atendem crianças com deficiência. ele foi aprovao pelo CMDCA através do projeto Sentir para Fazer Sentido e distribuido nas escolas em que participei com formações de professores de 2021 há maio de 2024.
Como os livros acabaram e o material não foi publicado, apenas impresso para doação e trabalho nas escolas, continuei buscando formas de financiamento, sendo escolhida pela editoras ASES para publicação e para que isso aconteça, necessito de ajuda para custear metade das despesas de edição e impressão.
Com o valor arrecadado conseguirei através Editora Ases, que tem interesse em caçar e promover novos para produção editorial, que inclui coordenação editorial, revisão, diagramação, ficha catalográfica, copides que, registro de ISBN, capa/contracapa/orelha, assim como venda, impressão e distribuição.
Sou eu, autora do livro que continuarei a participar da formações com professores e profissionais que atendem pessoas com deficiência, o Ilustrador que já realizou o trabalho de ilustração via projeto do CMDCA e agora a Editora ASES que escolheu o livro inVisível para publicação, que com a juda da comunidade poedremos levar a várias equipes da escola e sociedade.