O livro “Vida e Morte no Prata” trata da saga de uma família típica do Prata. A família se envolveu em muitos eventos da historia regional cobrindo mais de 300 anos de história até hoje. O foco da historia é dado na família de Paulo Krakoski Junior e Laura Barros Krakoski. Ele descendente de portugueses, alemães e poloneses; ela descendente de imigrantes italianos e portugueses que se instalaram na Bacia do Rio do Prata, sul do Brasil.
Paulo Krakoski Jr. envolveu-se ativamente na “Campanha da Legalidade” e no processo de redemocratização do país. A partir da história da família Krakoski, eu lembro a biografia de outros protagonistas: Luiz José Barros primo em quarto grau de Laura Barros, que lutou contra o Império do Brasil durante a Revolução Farroupilha quando dois estados do sul do Brasil formaram uma república mais de cinquenta anos antes dela se tornar realidade no resto do país; Presidente Floriano Peixoto, primo do avô de Paulo Krakoski (Pedro de Albuquerque), herói da Guerra do Paraguai, segundo Presidente da República do Brasil que enfrentou a guerra civil contra os estados do sul. Pedro de Albuquerque é outro protagonista desta saga. O livro nos conta como ele encontrou-se com Martina Meyerbach, filha de Hugo Meyerbach (imigrante alemão que havia trabalhado com Karl Benz, o inventor do automóvel), no “Território Contestado”, uma terra de ninguém. O “Território Contestado” era terra disputada entre dois estados do sul brasileiro onde o investidor americano Percival Faquhar havia instalado a “Lumber”, a maior madeireira das Américas então. A terra era assolada por bandidos, pessoas fora da lei que atacavam as pequenas cidades da região, roubando, matando e queimando tudo.
O livro é inspirador pois apresenta toda a história do sul brasileiro e sua luta por ordem e liberdade. Também procura construir pontes entre os povos das Américas, destacando o que estes têm em comum, especialmente a adesão a valores tidos por universais.
O livro está na segunda edição em português mas para realizar o sonho de construir pontes entre os povos é preciso que seja publicado em inglês. A tradução já foi feita, mas requer editoração na América do Norte. Assim, o objetivo da campanha é arrecadar fundos para cobrir os custos de editoração.
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