Maria Fernanda hoje com 11 anos de idade, foi diagnosticada com 17 semanas ainda no ventre com Mielomeningocele, Hidrocefalia, Malformação de Arnald Chiari 2 e Pés tortos congênitos. A mielomeningocele (MMC) é um defeito onde consiste no não fechamento da parte mais baixa do tubo neural - estrutura onde se origina a medula e o cérebro do feto, a partir disso, uma bolsa nas costas do bebê é formada, deixando expostas a medula, as raízes nervosas e as meninges, assim a mielomeningocele é considerada a manifestação mais grave da espinha bífida ( CID 10 Q05.2 ), pois deixa a medula exposta, quanto mais alto o nível da lesão, maiores serão as sequelas neurológicas definindo assim o prognóstico motor, causando também a malformação de Arnald Chiari 2, onde é causado o deslocamento da parte posterior do cérebro para baixo através da parte inferior do crânio, causando herniação do cérebro. Por causa da mielo também tem a dificuldade na circulação do líquido cefalorraquidiano no sistema nervoso, acumulando nos ventrículos, causando assim a hidrocefalia e aumento da pressão intracraniana. Outras consequências foram os pés tortos congênitos, início de escoliose em acompanhamento, bexiga e intestinos neurogênicos.
Já passou por 8 cirurgias, entre elas a da correção da mielomeningocele, colocação de Válvula DVD ( derivação de ventrículo peritoneal - dispositivo para aliviar a pressão do cérebro ) onde esse já deu problema e foi preciso a colocação de outro, correção dos pés tortos e ampliação vesical, onde mesmo assim é feito cateterismo intermitente de 4 em 4 horas passando uma sonda vesical para aliviar a bexiga e evitar infecções.
Com tudo isso a Maria Fernanda é uma criança feliz, ativa e comunicativa, frequenta a escola regular, só que como o nível da sua lesão foi alta, acima da L3 sendo classificada como Lombar Alta, já teve o diagnóstico de que não vai andar, dependendo assim de cadeira de rodas por toda sua vida. Sua cadeira atual não te dá segurança para se mover sozinha e como está crescendo, já quase uma mocinha a sua locomoção em casa está ficando difícil e complicada, pois precisa de algumas adaptações como, rampas, aberturas no tamanho das portas e principalmente a adaptação no banheiro, onde hoje não é possível entrar com sua cadeira, tendo assim que ser carregada.
Essa campanha se dedica em arrecadar recursos para a compra de uma cadeira de rodas mais leve e adaptada para suas necessidades diárias, para que possa se locomover sozinha com confiança e segurança e algumas adaptações PCD de extrema necessidade em sua casa para uma qualidade de vida melhor.
Queremos que mesmo com suas limitações, ela consiga ser independente, comece a ter autonomia em suas funções diárias, que tenha uma vida normal como qualquer criança da sua idade e possa ser mais feliz ainda do que já é.
Maria Fernanda é nosso Presente de Deus, aprendemos com ela todos os dias a dar mais valor a coisas simples da vida, cada conquista é uma vitória alcançada.
Desde já agradecemos a atenção, ajuda e o apoio de todos.
Qualquer dúvida ou mais informações estamos a disposição para contato no (15) 99644-8013.
Obrigada !