A ideia se iniciou com o projeto do "Curso Pré-Vestibular Comunitário", no qual discentes dos cursos da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina se uniram, juntamente com os docentes dos seus respectivos cursos com o objetivo de preparar pessoas que buscam ingressar no Ensino Superior. O projeto é voltado às pessoas que estudam em escolas públicas e que não possuem condições financeiras para pagar um cursinho pré-vestibular particular. Além do mais, todos os envolvidos trabalham voluntariamente, apenas visando a aprendizagem do interessado.
A primeira edição do curso era dividida em cinco disciplinas: Física, Matemática, Química, Biologia e Redação. As aulas eram administradas todos os sábados durante o período vespertino, tendo como carga horária duas horas a cada encontro, onde, por sua vez, eram ministradas duas disciplinas, totalizando quatro horas por sábado.Todos os materiais necessários para o desenvolvimento deste projeto foram adquiridos a partir de doações e patrocínios do comércio do município.
O cursinho recebeu premiações de grande destaque em eventos devido a sua importância para a população, o que nos incentivou a continuar com o projeto e iniciando este ano a sua segunda edição.Buscando suprir as necessidades apresentadas pelos alunos no ano anterior, foi adicionado ao projeto a disciplina de Inglês e também um aumento na carga horária das disciplinas.Houve também um maior interesse da população pelo cursinho, totalizando mais de 100 inscritos. Isso nos mostra que o trabalho está sendo bem aceito e que é de grande valia para todos, além de incentivar o ingresso no Ensino Superior.
A pesquisa foi desenvolvida inicialmente apenas como forma de acompanhar o desenvolvimento do aluno durante o período de ministração das aulas de física. Por ser uma disciplina considerada de maior dificuldade pelos estudantes, precisava-se de algo para saber se eles de fato estavam aprendendo o que lhes era passado durante as aulas.
Devido a isso, foi optado pelo desenvolvimento de questionários sobre os conteúdos que seriam trabalhados em cada aula. Dessa forma, seria possível verificar o nível de conhecimento prévio do aluno, e, após a aula, sendo aplicado novamente o mesmo questionário, identificar se o aluno teve indícios de melhora em relação ao questionário inicial.
Esta forma de avaliar o desenvolvimento dos alunos teve também como objetivo elaborar novas metodologias para auxiliar na aprendizagem dos alunos.
O artigo trata de uma análise de dados feita com base nas dificuldades e nos questionários aplicados a turma do curso pré-vestibular popular sobre os conceitos de Mecânica Clássica, mais especificamente Dinâmica e Cinemática. O mesmo questionário de cada conteúdo foi aplicado antes e depois de as aulas serem ministradas para verificar o nível de conhecimento prévio dos alunos e o quanto de conhecimento os mesmos potencialmente adquiriram durante as aulas, que foram preparadas de acordo com o resultado do pré-teste para que as mesmas tivessem um melhor entendimento.
Pode-se dizer que os conhecimentos dos alunos, com base nas respostas dos questionários teve uma melhora significativa levando-se em consideração a comparação do pré-teste com o pós-teste. Observando-se os dados provenientes das análises e dos testes sobre conceitos de mecânica clássica, é possível atribuir a certos conteúdos, como Leis de newton uma percepção de que houve aprendizagem significativa. Também houve indícios de aprendizagem significativa nos conteúdos de aceleração, velocidade, movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado. Entretanto, não foi possível observar nos conceitos de Gravitação indícios de uma aprendizagem significativa, ocorrendo o mesmo com os conceitos de queda livre, lançamento vertical e lançamento de projéteis.
Com base nos resultados de todo o processo de coleta de dados, pode-se dizer que o mesmo procedimento será realizado novamente nos próximos anos para continuar ajudando os alunos a aprenderem significativamente, de modo que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados e com isso, a aprendizagem significativa dos conhecimentos potencialmente aconteça.
A Revista Enseñanza de Las Ciencias organiza o 10º Congresso Internacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Desta vez, o Congresso será realizado em Sevilha (Espanha) de 5 a 08 de setembro de 2017.Com o tema: Pesquisa em Ensino de Ciências, as conquistas do passado e desafios futuros, o Congresso quer sintetizar e avaliar as contribuições do Ensino Experimental para a melhoria das ciências de educação científica desde a sua criação formal como uma área de conhecimento (pouco mais de 30 anos) e analisar desafios mais importantes a serem abordados no presente momento. Por isso, propõe-se organizar o conteúdo do congresso em torno de três temas principais que serão o fio condutor do mesmo:
Como preencher a lacuna entre a pesquisa e a prática docente? O ensino da ciência é relevante no contexto científico atual?
O ensino da ciência é relevante no mundo de hoje?
Com duas grandes seções: O que a educação científica é relevante em um mundo tecnológico? e educação científica O que é relevante em um mundo em declínio?
Em torno destes temas serão organizadas conferências, mesas redondas e simpósios. Além disso, solicitamos a comunidade dos docentes e pesquisadores que proponham trabalhos relacionados com alguns destes desafios, de preferência na forma de simpósios, para que o Congresso possa apresentar a toda comunidade acadêmica e de pesquisa na área e toda a sociedade, tanto a sua análise quanto as propostas que lhes dizem respeito. Em todo caso, o Congresso vai oferecer a oportunidade de apresentar e discutir o trabalho de outras questões relevantes no Ensino de Ciências
"¡Ya se están noficando los resultados de las comunicaciones presentada al X Congreso! Se han presentado más de 1500 comunicaciones, por lo que sólo se han podido aceptar aquellas de más calidad."
Essas foram as palavras da organização do evento. Entre os 1500 trabalhos enviados o nosso foi aceito, é uma grande conquista para nós, estamos extremamente orgulhosos e surpresos com a aprovação. Entre trabalhos de mestrandos, doutorandos, mestres e doutores formados, o nosso trabalho teve potencial para ser aceito. Isso só nos prova o quão importante o nosso trabalho é no âmbito atual.
Precisamos do apoio de todos para que consigamos apresentar este trabalho. Por favor, nos ajude a alcançar essa conquista.
O recurso adquirido será utilizado para custear os gastos com passagens aéreas, locomoção, alimentação, hospedagem, inscrições no evento e passaportes para 4 alunos e 1 professor.
R$ 50,00
Agradecimento Especial
Valeu Fernando!
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
R$ 50,00
Agradecimento Especial
Valeu Fernando!
R$ 100,00
Cartão Postal =D
Rafiiiiinnhhaaaaaa . É uma pena eu não estar presente do dia da gravação.. mas estarei mandando energias positivas para que tuuudo de certo! Sei que será um sucessooo!!! Boa sorte!!! Beijoooo da cumadre!!!!
R$ 500,00
Souvenir + Cartão Postal <3
O Matheus Felipe é um estudante dedicado e sério, acima da média. O projeto que ele desenvolveu é meritório, preocupado com a erradicação da fome em nível mundial./Matheus Felipe is a very serious as well as dedicated student, above average. The research project that he developed is meritorious, concearned about the erradication of the world hunger.
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.