D I S S E R T A Ç Ã O
A BUSCA POR MEIOS MAIS RÁPIDOS E ECONÔMICOS PARA CONSTRUÇÃO EM GERAL, PRINCIPALMENTE A MORADIA POPULAR, LEVOU-NOS A CRIAR O “BLOCO COM SISTEMA DE TRAVAMENTO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL”.
CONSISTE O MESMO EM MODELOS DIFERENCIADOS DE BLOCOS, TAIS COMO O BLOCO RETO, BLOCO “ELE”, BLOCO “TE”, MÓDULO 1/3, MÓDULO 2/3, BLOCO JOTA, BLOCO CANALETA, BLOCO FUNDAÇÃO E O PINO PARA TRAVAMENTO, QUE AGILIZAM A CONSTRUÇÃO, REDUZEM O CONSUMO DE MATERIAIS, BEM COMO O USO DE FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS.
SEGUIDO PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO, PLANEJANDO E MODULANDO TODAS AS ETAPAS, TEREMOS UM EMPREENDIMENTO EDIFICADO DE FORMA RACIONALIZADA, EVITANDO-SE DESPERDÍCIOS COM RETRABALHOS E GERAÇÃO DE ENTULHOS O QUE TORNA O SISTEMA CONSTRUTIVO “BLOCO COM SISTEMA DE TRAVAMENTO” ECONÔMICO E TECNICAMENTE ATRATIVO.
ENTULHO É COISA DO PASSADO NESSE SISTEMA, POIS NÃO HÁ QUEBRA DE BLOCOS NEM DE PAREDES PARA PASSAGEM DE TUBULAÇÕES. O EMPREGO DOS PINOS DE TRAVAMENTO PROPICIA RACIONALIDADE, VELOCIDADE DE EXECUÇÃO, POIS NÃO SE USA MASSA DE ASSENTAMENTO, E TEMOS UM PRODUTO FINAL MAIS BEM ACABADO EM FUNÇÃO DAS PAREDES FICAREM RIGOROSAMENTE APRUMADAS E NIVELADAS. O REVESTIMENTO FICA FACILITADO, PODENDO-SE APLICAR GESSO DIRETAMENTE SOBRE OS BLOCOS. NÃO EXISTE PERDA DE MATERIAIS E SIM “GANHOS” COM ECONOMIA DE CIMENTO, AREIA, MADEIRA E FERRO, DENTRE OUTROS.
O BLOCO EM “ELE” CONFERE UMA SÓLIDA AMARRAÇÃO AOS CANTOS DE PAREDES E AS SAÍDAS DE PAREDES INTERMEDIÁRIAS, FICAM FÁCEIS COM O BLOCO “TE”. O USO DOS PINOS DE TRAVAMENTO FORMAM COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO, QUE CONFEREM ENORME RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E À TRAÇÃO, DANDO SUSTENTABILIDADE INCOMUM À CONSTRUÇÃO.
A APLICAÇÃO: TEMOS DOIS TIPOS: 1º - FAZ-SE A FUNDAÇÃO PELO MÉTODO RADIER OU 2º - UTILIZAMOS OS BLOCOS DE FUNDAÇÃO (MODELO ANEXO) DENTRO DAS VALAS, QUE JÁ TÊM O FORMATO DA ‘’PLANTA BAIXA’’ DA CONSTRUÇÃO. INSERIMOS OS PINOS, COLOCAMOS UM GABARITO DE MADEIRA PARA MANTER OS PINOS APRUMADOS E CONCRETAMOS.
EM SEGUINDA FAZEMOS A INSERÇÃO DOS PINOS NOS FUROS DAS EXTREMIDADES DE CADA BLOCO, SENDO UM PINO MAIOR E OUTRO MENOR SUCESSIVAMENTE. A SEGUIR É SÓ IR COLOCANDO OS BLOCOS NOS PINOS. SIMPLES E OBJETIVO. PARA ATENDER O ''PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA'' TAL SISTEMA SERÁ MUITO PRÁTICO E LUCRATIVO, MAS, NÃO É SÓ PARA MORADIAS POPULARES: TENHO JÁ ESTUDADO E ELABORADO SISTEMA PARALELO DE LAJES DE PAINÉIS PARA USO JUNTO COM OS BLOCOS, (BEM COMO MATERIAIS ALTERNATIVOS), E VAI PERMITIR FAZER PRÉDIOS DE QUALQUER ALTURA.
DE ACORDO COM A ARQUITETA MARIA SALETTE WEBER, COORDENADORA GERAL DO PBQP-H (PROGRAMA BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NO HABITAT), UM NOVO SISTEMA PROCURA INCENTIVAR QUE MAIS EMPRESAS SE SINTAM MOTIVADAS A USAR PRODUTOS INOVADORES. "QUEREMOS FAZÊ-LAS ENTENDER A INOVAÇÃO COMO ALGO QUE AUXILIE A INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, QUE INCENTIVE HABITAÇÃO SOCIAL, QUE AUMENTE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NAS OBRAS", AFIRMA.
TRATA-SE DE INOVAÇÃO DO PRODUTO BLOCO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL, ONDE NÃO SE USARÁ MASSA DE ASSENTAMENTO E SIM "PINOS" PARA TRAVAMENTO E ELEVAÇÃO DA ALVENARIA E FORMANDO COLUNAS DUPLAS A CADA INTERSEÇÃO DE BLOCOS, TORNANDO A CONSTRUÇÃO DUPLAMENTE SEGURA, RESISTENTE À COMPRESSÃO E À TRAÇÃO, AGILIZANDO SOBREMANEIRA A ATIVIDADE DA CONSTRUÇÃO, ONDE A RAPIDEZ DE EXECUÇÃO SERÁ MUITO GRANDE PARA CASAS E PRÉDIOS, REDUZINDO CUSTOS, MATERIAIS E FERRAMENTAS. O PROJETO INCLUI BLOCOS DE FUNDAÇÃO PARA CASAS, O QUE IRÁ AGILIZAR AINDA MAIS O PROCESSO CONSTRUTIVO, TORNANDO-O O MAIS BEM ELABORADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, PRONTO PARA ATENDER OS DIVERSOS PROGRAMAS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, SOBRETUDO O "MINHA CASA, MINHA VIDA" E O PAC.
UM NOVO SISTEMA QUE PROCURARÁ INCENTIVAR QUE MAIS EMPRESAS SE SINTAM MOTIVADAS A USAREM NOSSOS PRODUTOS INOVADORES. VAMOS FAZE-LAS ENTENDER QUE A INOVAÇÃO DESTE SISTEMA IRÁ AUXILIAR A CONSTRUÇÃO CIVIL, INCENTIVANDO A HABITAÇÃO SOCIAL E QUE AUMENTARÁ A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE NAS OBRAS
R E S U M O
O OBJETIVO DESSE SISTEMA É UM ESTUDO DOS BENEFÍCIOS E REDUÇÃO DOS CUSTOS CONSEQÜENTES DA UTILIZAÇÃO DO BLOCO COM SISTEMA DE TRAVAMENTO E SUA APLICAÇÃO, EM SUBSTITUIÇÃO AOS MATERIAIS CONVENCIONAIS, NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. OUTRO ASPECTO ANALISADO É A INCREMENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DO SISTEMA E O AUXILIO DELE NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MEIOS CONSTRUTIVOS E TECNOLOGIAS.
FOI FEITO UM COMPARATIVO ENTRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS COM SISTEMA DE TRAVAMENTO COMO MATERIAL NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, A FIM DE VERIFICAR QUANTITATIVAMENTE QUAL A REAL IMPLICAÇÃO DA SUBSTITUIÇÃO DOS BLOCOS COMUNS PELOS BLOCOS ESTRUTURAIS COM TRAVAMENTO NAS CONSTRUÇÕES TÉRREAS E DE PRÉDIOS.
EM TERMOS DE REDUÇÃO DE VOLUME DE MATERIAL SERÁ FEITO UM COMPARATIVO ENTRE DEZ EDIFICAÇÕES EM CINCO ALTURAS DISTINTAS. O ESTUDO COMPARATIVO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS, CONSEQÜENTE DA UTILIZAÇÃO DO BLOCO COM TRAVAMENTO E SEU SISTEMA CONSTRUTIVO VERSUS BLOCOS E TIJOLOS CONVENCIONAIS, SERÁ DESENVOLVIDO COM PELO MENOS DUAS AMOSTRAS DE EDIFICAÇÕES E ATRAVÉS DE EMPRESAS DE ENGENHARIA, ONDE SERÃO COLETADOS TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS PARA ANÁLISE. ESTE ESTUDO SERÁ REALIZADO NA SEGUINTE ORDEM: - PESQUISA MERCADOLÓGICA E COLETA DAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS MATERIAIS (BLOCOS) EM ANÁLISE. - ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DO BLOCO COM SISTEMA DE TRAVAMENTO EM CONSEQÜÊNCIA DOS DADOS APURADOS E EM FUNÇÃO DAS SUAS INERENTES CARACTERÍSTICAS.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.