Quando criamos a Iniciativa Coração de Tartaruga, iniciativa que tem por objetivos mapear, coletar dados sobre a ocorrência de tartarugas marinhas na Península de Maraú, conservar áreas de desova e ninhos, não imaginávamos que enfrentaríamos um inimigo tão devastador. Mas aconteceu. Com a ameaça do óleo sobre a fauna marinha, o Coração de Tartaruga bateu mais forte e imediatamente expandiu a sua área de atuação, apoiando a abertura e operação da Base Temporária de Estabilização de Fauna Oleada de Maraú na Bahia.
No dia 30 de outubro uma tartaruga marinha- espécie Olivacea- coberta de óleo, foi trazida para a nossa base. Essa tartaruga passou pelo processo de descontaminação e estabilização e agora está quase 100% reabilitada e logo poderá retornar para o mar.
Olha só como ela chegou e como ela está hoje. Uma história de sucesso que só foi possível com o apoio de pessoas como você. Obrigada por estar conosco e a Petra. A soltura dela será um dia muito especial, a recompensa para todos nós que não desisitimos de tentar salvá-la.
A Base abriga mais três aves, dois bobos pequenos e um trinta-réis boreal.
Esses são os Bobos. Um deles é o da foto da campanha. Chegou à base totalmente oleado. Passou pela descontaminação e se recupera bem.
A trinta-réis boreal, ave migratória de longas distâncias, tinha pouco óleo na asa e na pata, mas estava exasuta. Está se reabiltando bem.
A nossa outra querida hóspede, a tartaruga da espécie verde, foi reabilitada e solta no mar dia 12 de novembro.
Link para soltura no Instacoracaodetartaruga https://www.instagram.com/p/B4_AoiSgy8C/?igshid=1tmv399d007d3&fbclid=IwAR3CPS_pdw_9Sm1sID3ZT212t6E2zMCyuyP3S9rZZds2sjc6lLGdKNv4RVM
Não deixe de ver no insta o vídeo, mas temos também esta foto linda do Pedro Ingber, que fotografou o momento que a Verdinha nadou livre.
Para que a Base continue recebendo e tratando os animais oleados ou feridos precisamos de sua ajuda para:
Expansão da área de reabilitação de animais oleados, ação preventivo para receber novos animais:
Fornecer serviço médico veterinário especializado por até 4 meses;
Manutenção dos animais em processo de reabilitação por até 4 meses;
Formação de equipe de monitoramento preventivo e resgate;
Mapeamento, limpeza e monitoramento de ninhos de tartarugas marinhas que estejam ou não oleados. ATENÇÃO: Estamos na temporada de desova das tartarugas marinhas.
Estamos na temporada de desova de tartarugas marinhas e a Iniciativa Coração de Tartaruga está atenta às áreas de desova, limpando o óleo destas áreas, mapeando e monitorando ninhos até o nascimento dos filhotes.
Nosso desejo é retornar ao oceano toda a fauna marinha impactada pelo óleo que chegue até nós e continuar preservando as tartarugas marinhas. Fazemos com o Coração!
Pela Fauna, por nós e pelas gerações futuras, pedimos que apoie nossos esforços.
Siga a gente pelo Instagram: https://www.instagram.com/coracaodetartaruga/