Vivemos, atualmente, a maior crise de saúde pública do século. Apenas no Brasil, mais de 180 mil pessoas perderam suas vidas para o novo coronavírus. Em todo o mundo, bilhões de pessoas esperam, ansiosas, por vacinas e outras tecnologias em saúde que possam aliviar o nosso sofrimento. E mesmo com todo o dinheiro público envolvido no desenvolvimento dessas tecnologias e a contribuição de milhares de voluntários em estudos clínicos, temos visto algumas poucas pessoas e corporações lucrando sobre a saúde das pessoas e decidindo sobre sua vida e sua morte.
A vacinação contra a covid-19 já começou no Reino Unido, onde mais de 5 doses por cidadão de candidatas a vacinas já haviam sido compradas antes mesmo do registro sanitário. No Canadá, são quase 9 doses por pessoa já garantidas. Enquanto isso, o Brasil e dezenas de outros países de média e baixa renda podem ter que esperar longos meses para conseguir imunizar a maior parte de sua população. E ainda resta questionarmos: a que preço?
Nos indignamos frente à injustiça desse cenário e lutamos para que todas e todos que precisam, neste momento e em qualquer outro, tenham acesso aos medicamentos, às vacinas, aos testes diagnósticos e a outras tecnologias em saúde que salvam vidas.
Apoiando a UAEM, você pode contribuir para a mudança desse cenário!
Mas o que é a UAEM?
A UAEM (Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais) é uma organização global de estudantes universitários que acredita que luta pelo acesso universal a medicamentos e outras tecnologias em saúde e por um sistema de inovação em saúde mais justo. Por isso, atuamos local, regional e internacionalmente para defender que saúde não seja mercadoria, mas, sim, direito!
Nossos núcleos de atividades, situados em universidades e cidades, são compostos por alunos de graduação e pós-graduação de diversos campos, como direito, medicina, farmácia, relações internacionais, enfermagem, entre outros. Os nossos pilares de atuação são três:
Acesso - com ênfase em preços justos de medicamentos que garantam a universalidade;
Inovação - acreditamos que a inovação em saúde deve ser guiada pelas necessidades da população e não pela possibilidade de lucro; e
Empoderamento - para que nossos membros e a comunidade em que estão inseridos sejam agentes da mudança.
A UAEM no Brasil
No Brasil, atuamos há 10 anos buscando conscientizar estudantes, professores, decisores e a sociedade, como um todo, sobre a crise de acesso a medicamentos e sobre maneiras de enfrentá-la. Neste difícil ano, quando comemoramos uma década de atuação no país, percebemos o quanto esta luta pela efetivação do direito à saúde precisa ser fortalecida. Acreditamos que isso passa pela defesa de um SUS universal, integral e gratuito; pela garantia de financiamento público para a saúde e para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em saúde; e por arranjos normativos justos que se contraponham à ganância da indústria farmacêutica. Atualmente, os capítulos da UAEM Brasil estão nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Seguro e Diamantina, mas também contamos com membros em São Paulo, São Carlos e Pouso Alegre.
Atividades recentes
Em 2020, apesar do distanciamento social, desenvolvemos diversas ações para ampliação da discussão sobre o acesso a tecnologias contra a covid-19. Integramos, com a UAEM Global e o Centro para Ativismo Criativo, a campanha global #VacinaLivre (#FreeTheVaccine), que desenvolveu um laboratório de ativismo criativo para convencer universidades ao redor do mundo a adotarem políticas solidárias de licenciamento de patentes e transferência de tecnologia.
Realizamos uma ação voltada à UFMG, a maior depositante de patentes de biotecnologia do Brasil, chamada "conhecimento sem cortes e sem monopólio".
Publicamos dois textos (um no Le Monde Diplomatique e outro no Outras Palavras) sobre o papel das universidades no enfrentamento da covid-19.
Em meio a tanta fake news, iniciamos o primeiro projeto comum a todos os países da América Latina em que a UAEM está presente e divulgamos notícias confiáveis sobre o desenvolvimento das tecnologias para covid-19.
Estamos investigando, ainda, a percepção de estudantes brasileiros sobre as políticas de inovação de suas universidades e a transparência do investimento público brasileiro em pesquisas para medicamentos, soros e vacinas nacionais contra a covid-19.
Além disso, auxiliamos na realização da 5ª reunião do Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas, publicamos outros texto relacionando o sofrimento das pessoas que vivem com essas doenças à covid-19, realizamos lives, webinars e, em novembro, lançamos o ENTROPIA, o nosso tão sonhado podcast (disponível nas principais plataformas).
Apesar de vivermos um ano extremamente desafiador, aprendemos sobre a importância de contar nossa história e celebrar todas as nossas pequenas vitórias. E várias delas não seriam possíveis sem você, que apóia a UAEM Brasil.
A vaquinha da UAEM
A vaquinha de final de ano da UAEM tem por objetivo contribuir para a saúde financeira de nossa organização, nos possibilitando manter nossos projetos e começar outros!
Pedimos, assim, a sua ajuda para nos mantermos firmes e fortes na luta pelo direito à saúde em 2021. Doando qualquer valor, você ajuda a UAEM Brasil a continuar o seu desenvolvimento enquanto organização estudantil defensora da saúde pública, dos direitos humanos, da justiça social. Depois de doar, você pode continuar nos ajudando através do compartilhamento de nossa vaquinha online e do nosso trabalho!
Agradecemos muitíssimo por seu apoio! Esperamos que possamos seguir juntas e juntos, em 2021, em busca de um mundo mais solidário e justo. A todas e todos nós, desejamos um 2021 cheio de lutas e vitórias!
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.