Existem evidências esmagadoras de que nem as crianças e adolescentes, nem as escolas têm impacto significativo na propagação do vírus. Mesmo assim governadores e prefeitos têm insistido em um modelo de “lockdown” onde se determina a suspensão das aulas presenciais ou se limita a percentuais muito pequenos de alunos.
Os impactos do fechamento das escolas tem afetado mais de 90% das crianças e adolescentes em idade escolar, sendo que boa parte sequer consegue ter acesso à educação online.
De acordo com dados da Unicef, mais de 24 milhões de crianças e adolescentes vão ficar fora da escola e o nível de evasão escolar estão aumentando em níveis alarmantes.
O fato é que toda uma geração já está sendo destruída por causa de medidas que não têm qualquer fundamento científico. Pelo contrário, os estudos feitos até agora recomendam justamente o contrário.
Estão aumentando, de forma avassaladora, o número de suicídios, número de crianças com quadros de desnutrição, os casos de abusos infantis (só em SP esse índice já aumentou em mais de 1.200% e Goiás não fica atrás). Além disso, o desenvolvimento sócio-cultural e educacional de milhões de crianças e adolescentes estão sendo prejudicados a troco de nada.
Se continuarmos seguindo por este caminho, os danos às crianças serão irreversíveis.
Sem merenda escolar, crianças e adolescentes ficam com fome e sua nutrição está piorando. Sem interações diárias com seus pares e uma redução na mobilidade, eles estão perdendo a forma física e mostrando sinais de sofrimento mental. Sem a rede de segurança que a escola geralmente oferece, meninas e meninos ficam mais vulneráveis a abusos, gravidez precoce e trabalho infantil.
É por isso que o fechamento de escolas deveria ser uma medida de último recurso, depois que todas as outras opções foram consideradas e sempre baseado em dados reais da situação.
Diante disto, o Instituto Liberdade e Justiça, juntamente com representantes do movimento Volta às Aulas Já, donos de escolas, pais e responsáveis, decidiram atuar no esclarecimento da sociedade sobre o direito fundamental de milhares de crianças e adolescentes das redes públicas e privadas de voltarem às aulas presenciais e para que a sociedade tenha conhecimento do que a ciência diz sobre a questão.
1 - Produção de um e-book assinado por médicos e especialistas para esclarecimento da população e de gestores públicos;
2 - Campanha em redes sociais para alertar sobre os danos causados às crianças e adolescentes em virtude da proibição de aulas presenciais;
3 - Organização de lives e debates sobre o tema.
Giuliano F. Miotto
Diretor Presidente
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