Dicas para Criar uma Campanha de Crowdfunding

Lance sua Campanha

O grande segredo da vida está em uma história bem contada. Conte para as pessoas porque elas devem apoiar a sua campanha. Se apresente de maneira clara e encantadora, explique a trajetória do seu projeto e sua jornada até aqui, diga o porquê de ela ser tão importante para você ou para a sociedade, além do que você esta querendo alcançar com ela. Os kickadores costumam ajudar pessoas e ideias que eles acreditam. Seja conciso, e não se esqueça de incluir fotos ou até mesmo um vídeo. Use as dicas do Baú de Ideias, do Blog da Kickante e do nosso SlideShare para te ajudar ao longo do caminho.

Título da Campanha

O seu título é o primeiro ponto de encontro dos seus futuros contribuidores com a sua campanha. Ele deve ser curto e direto. Deve explicar em poucas palavras qual é o objetivo de sua campanha e também convencer e convidar o leitor a clicar.

Que tal dar olhada em nossas campanhas de crowdfunding e se inspirar em alguma delas?

Recompensas

As recompensas não são obrigatórias, mas podem fazer grande diferença no valor arrecadado. Muitas pessoas podem se sentir atraídas pelo motivo da campanha. Já outras podem contribuir somente devido à recompensa que receberá. Caso inclua recompensas, navegue por outras campanhas no nosso site para inspiração ou fale conosco pedindo dicas. A regra de ouro? Pense: eu compraria esta recompensa? Ela vale o valor de contribuição que estou sugerindo?

Sempre recomendamos que tenha entre 3 a 6 recompensas, começando com uma recompensa básica de 10 ou 20 reais, e terminando com uma recompensa VIP para empresas ou filantropistas de plantão.

Escrevendo o Texto de sua Campanha

Essa é a hora de defender porque você merece receber a contribuição. O texto deve ser objetivo e convencer. Fale sobre a campanha, o que ela pretende, qual o resultado final, em que o valor arrecadado será usado.

Coloque texto, imagens, vídeos, tudo o que puder enriquecer a sua campanha. Dica: campanhas com vídeos arrecadam mais do que campanhas sem vídeos. O vídeo é uma forma do contribuidor conhecer o criador da campanha e se sentir mais próximo dele.

Mídias Sociais

É aqui que seus contribuidores poderão saber mais sobre você e ganhar mais confiança para contribuir para sua campanha de financiamento coletivo. Listar suas mídias sociais mostra a quem te conhece que esta é de fato a sua campanha, e mostra para quem não te conhece que você existe e tem um network que te apoia.

Prazo

Estabeleça um prazo para o fim da campanha lembrando que nosso prazo limite é de 60 dias.
Dica Kickante: Recomendamos que mantenha sua campanha entre 40 e 45 dias.


Meta

É muito importante escolher uma meta realista. Coloque como meta o valor mínimo que você precisa. Desta forma, se manterá motivado durante a campanha, pois saberá que pode alcançar a meta. Com uma meta realista, também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus 10 reais, ou 20 reais farão uma diferença.

Dica Kickante: Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido. Criamos a fórmula abaixo para lhe ajudar no cálculo, use-a como referência, e a adapte à sua situação, adicionando ou ignorando o que lhe convir.

Vamos lá!

Adicione tudo o que precisa para seu projeto ir para frente (custos de produção + custos de execução)


+


Some a isso os custos administrativos de arrecadação de fundos (as taxas administrativas da Kickante, ver aqui)


+


 Para finalizar o custo total, adicione percentual para margem de erro. 


Depois, divida o valor desejado por 50 reais.

 

O número encontrado da uma ideia da quantidade média de pessoas que deverão doar para a sua campanha ser bem sucedida. Você deve esperar que ao menos 50% dos doadores venham da sua rede de familiares, fãs, conhecidos ou amigos. O número lhe parece real? Ótimo! Vamos em frente :-).

Obs.: veja que não mencionamos aqui o custo real (e importante!) a ser considerado para o envio de recompensas pelos correios, caso você decida oferecer recompensas que serão enviadas por correio. Considere esse custo quando você definir o valor que precisa receber para o envio de cada recompensa. Assim fica mais transparente, menos oneroso e bem mais fácil de calcular!

Vamos Arrecadar!