Você tem uma ideia de lançar um produto, mas não possui dinheiro? Então, você pode criar uma campanha de crowdfunding! Afinal, milhares de ideias têm sido lançadas com o apoio de financeiro de pessoas que acreditam que os projetos das plataformas podem ser sucesso.
Não existe uma fórmula infalível para uma campanha de crowdfunding, mas você pode tomar algumas medidas para aumentar a probabilidade de seu projeto ser financiado. Comece fazendo estas 6 perguntas essenciais:
Explique detalhadamente como será o projeto e o que fará com o dinheiro arrecadado. Conte a sua história e o que motivou a criar a campanha.
Os usuários gostam de saber sobre a sua história, de projetos anteriores, como o valor arrecadado beneficiará você ou as pessoas ao seu redor. É muito importante sanar todas as dúvidas dos usuários.
Ao escrever, pense: o que faria alguém contribuir com esta campanha?
Coloque uma meta realista, o valor necessário para que seu projeto seja lançado.
Não se empolgue e coloque uma meta maior. Metas realistas fazem com que os contribuidores pensem que seus R$ 10, R$ 20 farão diferença no valor total do projeto. Mas, se você colocar uma meta muito alta, podem pensar que seu pouco dinheiro não fará diferença.
Metas realistas também manterão você instigado em querer alcançá-la, pois sabe que será mais fácil de chegar ao valor total. Ainda mais para campanhas Tudo ou Nada, em que o criador só recebe o valor arrecadado se bater ou ultrapassar a meta estipulada.
Recompensas são o grande diferencial de sua campanha de crowdfunding, elas podem ser determinantes para seu sucesso. Lembre-se, recompensas generosas + atrativas.
Muitas vezes, as pessoas contribuem para um projeto devido à recompensa e não pelo objetivo de sua campanha. Isso é normal. E você precisa pensar em todos os públicos: aqueles que já conhecem você e/ou o seu projeto e possuem uma ligação emocional e aquelas pessoas que precisam de uma motivação para contribuir.
Inclua recompensas de diversos valores, dos mais baratos, de R$ 10 / R$ 20, até as recompensas de valores mais altos, para possíveis patrocinadores. Recompensas de valor emocional como um encontro com um fã, um skype com ou um post em uma rede social marcando o contribuidor também dão muito certo!
Uma vez lançado, é hora de divulgar o seu projeto.
Utilize as redes sociais, email, whatsapp, telefone, blogs… Todos os canais que puder divulgar. Entre em contato com amigos, familiares, colegas, influenciadores, jornalistas e espalhe a notícia sobre o lançamento de sua campanha e a importância dela para você.
Não esqueça dos canais offline. Crie eventos e chame convidados. Vá à bares, encontros de literatura ou de arte, lugares que tenham relevância para a sua campanha e onde seus possíveis contribuidores possam estar.
As campanhas de crowdfunding têm duração de até 60 dias. Recomenda-se escolher por volta de 40 dias ou mais.
Campanhas com prazo muito curto pode não dar tempo para o usuário contribuir. As pessoas precisam ser contatadas até 7x antes de efetuar uma contribuição. Já campanhas muito longas podem acabar sendo esquecidas pelos usuários que pensam “ah, depois eu contribuo, ainda tem tempo”.
6. Vamos em frente!
Agora que você já tem todas as ferramentas nas mãos, é hora de tirar o projeto do papel e colocar tudo em prática, vamos captar!
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
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