version: 240603-b00df147
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteFinanciamento Coletivo: aprenda como fazer o seu

Financiamento Coletivo: aprenda como fazer o seu

financiamento-coletivo-aprenda-a-fazer-o-seu

O financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding ou simplesmente vaquinha online, é uma forma cada vez mais popular de captar recursos para projetos através da colaboração de várias pessoas. Ou seja, se você tem uma ideia criativa, um projeto artístico, uma causa social ou até mesmo um empreendimento, mas precisa de dinheiro para a execução, o financiamento coletivo pode ser a melhor saída.Hoje vamos te ensinar os principais pontos dessa prática e também como criar a sua campanha para começar a captar hoje mesmo!

financiamento-coletivon-na-kickante.pngAntes de seguirmos em frente para você aprender mais sobre financiamento coletivo, confira o nosso Guia de Navegação e todos os assuntos que você vai encontrar neste artigo:

O que é financiamento coletivo?

Tipos de campanhas de financiamento na Kickante

Como Funciona a Kickante?

Como criar e lançar sua vaquinha na Kickante

Dicas para o sucesso da sua campanha

3 exemplos de financiamento coletivo para você se inspirar

Comece hoje

O que é financiamento coletivo?

O financiamento coletivo é um modelo de captação baseado na coletividade. Nele, indivíduos ou organizações conseguem arrecadar recursos financeiros para seus projetos através de doações de uma grande quantidade de pessoas, geralmente realizadas online através de plataformas especializadas, como a Kickante.

Essa forma de captar recursos possuí uma série de vantagens que devem ser levadas em consideração:

  • Acesso ao crédito: considerando que qualquer pessoa pode abrir uma campanha de financiamento coletivo na Kickante, isso democratiza o acesso aos recursos financeiros e permite que projetos saiam do papel!
  • Validação da ideia: as campanhas de vaquinha online funcionam como um termômetro para muitos projetos, mostrando o interesse do público nessa iniciativa.
  • Engajamento do público: a campanha ajuda você a construir uma comunidade em torno do projeto, envolvendo apoiadores desde o início.
  • Flexibilidade: na Kickante você pode optar entre diferentes tipos de campanhas e definir aquela que melhor atende às expectativas do seu projeto.

Tipos de campanhas de financiamento na Kickante

Na Kickante, os criadores podem optar por diferentes opções de financiamento coletivo no momento de lançar a sua vaquinha online. Essas diferenças permitem que você escolha a melhor maneira de captar recursos para a sua iniciativa. Confira agora os diferentes tipos de campanhas da Kickante

Tudo ou Nada: esse é o modelo de captação ideal para projetos que precisam de um valor fixo para saírem do papel. Nesse caso, se a meta de arrecadação não for atingida, a Kickante devolve o valor das doações para aqueles que contribuíram com a iniciativa.

Flexível: nesse formato de financiamento coletivo, que é o mais escolhido da plataforma, qualquer quantia captada é importante para o projeto. Por isso, mesmo se a meta inicial não for atingida, o criador da campanha fica com o valor captado na vaquinha.

Assinatura/Recorrência: esse modelo é ideal para projetos e instituições que precisam de captação contínua para manter suas ações em funcionamento. Nesse caso as doações funcionam como assinaturas mensais, onde os apoiadores contribuem mensalmente com o valor escolhido.

Como funciona a Kickante?

A Kickante é uma das plataformas mais populares de financiamento coletivo do Brasil e a única internacionalmente premiada pelo seu trabalho. Fundada em 2013, ela oferece suporte a uma ampla gama de projetos, desde iniciativas sociais e culturais até startups e projetos pessoais. Além disso, temos orgulho de ser uma plataforma de impacto social que já ajudou inúmeras ideias importantes a se tornarem realidade!

Além disso, a Kickante trabalha para ser um site acessível, democrático e descomplicado. Você não paga nada para criar e lançar a sua campanha e a taxa administrativa da plataforma - que é a menor do mercado - só é cobrada se você conseguir captar recursos através da sua campanha. 

Nossos usuários contam com um atendimento 100% humanizado e todo o suporte necessário para criar ou participar de uma vaquinha online!

Como criar e lançar sua vaquinha na Kickante

Criar e lançar a sua campanha de financiamento coletivo na Kickante é grátis, além de muito simples e rápido. Para conferir o passo a passo detalhado é só assistir ao vídeo abaixo e já começar a colocar a mão na massa para captar os recursos que seu projeto precisa:

Dicas para o sucesso da sua campanha

O sucesso de um financiamento coletivo depende de diversos fatores, no entanto, alguns passos podem fazer toda a diferença no desempenho da sua vaquinha, são eles:

  • Planejamento: prepare-se com antecedência, definindo metas realistas e uma estratégia de divulgação eficaz e contínua.
  • Transparência: seja transparente sobre como os fundos serão utilizados e mantenha seus apoiadores informados sobre as suas ações.
  • Recompensas: sempre que possível aposte em recompensas criativas e atraentes que estejam alinhadas aos interesses dos apoiadores da sua campanha.
  • Engajamento constante: mantenha uma comunicação constante com seus apoiadores durante e após a campanha. Isso ajuda tanto no desempenho do seu financiamento, como no sucesso posterior do seu projeto.

3 exemplos de financiamento coletivo para você se inspirar

Antes de criar o seu financiamento coletivo, é interessante explorar outras campanhas já lançadas no site da Kickante para entender como funciona e ter ideias interessantes para a sua iniciativa. Confira agora três exemplos de financiamento que destacamos para você:

Nessa vaquinha, o Instituto Terra, reconhecida instituição que luta pela preservação da natureza desde 1988, criou um financiamento coletivo com o intuito de convidar pessoas que acreditam no trabalho realizado por eles há anos para contribuir financeiramente com a iniciativa e ajudar a fazer a diferença. Lembrando que na Kickante a contribuição mínima é de apenas R$ 5,00! Participe dessa iniciativa!

financiamento-coletivo-terra.jpg

Esse financiamento coletivo, lançado pelo autor Pedro de Luna, tem o intuito de captar recursos para a produção da biografia do grupo mundo livre s/a que está completando 40 anos de carreira! Serão exemplares de colecionador e adquiridos com exclusividade através da campanha! Garanta o seu!

financiamento-coletivo-mundo.jpg

Mais um exemplo de financiamento na área cultural. Nesse caso a cantora Dani Lasalvia convoca seus fãs a contribuírem com o projeto de lançamento do seu novo álbum, com várias opções interessantes de recompensas e divulgação dos recursos utilizados na produção. Vale a pena conferir!

financiamento-coletivo-dani.jpg

Comece hoje!

O financiamento coletivo é uma ferramenta poderosa para transformar ideias em realidade e a Kickante oferece tudo que você precisa para dar o primeiro passo em busca dos seus sonhos! É muito simples colocar a sua campanha no ar e com as dicas e observações de hoje você está ainda mais perto do seu objetivo! Que tal começar hoje mesmo a captar os recursos que você precisa? Vamos juntos!

financiamento-coletivo-crie.png

Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

Como funciona o financiamento coletivo?

O financiamento coletivo é baseado na coletividade. Ou seja, diversas pessoas se unem e colaboram financeiramente para que um objetivo pré-determinado saia do papel.

Qual a diferença entre financiamento coletivo e crowdfunding?

Apesar dos nomes diferentes, ambos se referem à mesma prática de captar recursos através de uma campanha de vaquinha online.

Qual é a melhor plataforma de financiamento coletivo?

A Kickante é a plataforma mais premiada do Brasil, com mais de uma década de atuação no mercado e recordes de arrecadação!

Como lançar um financiamento coletivo?

Basta acessar o site da Kickante, clicar em "Lançar sem Custo" e responder às perguntas que aparecem na plataforma!

Quem pode fazer um financiamento coletivo?

Na Kickante qualquer pessoa com um objetivo lícito e verdadeiro, pode lançar sem custo uma campanha de financiamento coletivo para seu projeto!

Categoria:

Aprenda

-Publicado em:04/06/2024
Compartilhar
Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Sobre Time Kickante

Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Artigos criados por Time Kickante

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.