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Passos para uma Campanha de Crowdfunding de Sucesso

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Pode parecer difícil, mas criar uma campanha de crowdfunding de sucesso é mais fácil do que você imagina! Aqui na Kickante observamos orgulhosos cada vez mais parcerias de sucesso com criadores espalhados por todo o Brasil. São centenas de milhares de reais arrecadados através do crowdfunding e agora chegou a sua vez de kickar e transformar sonhos, ideias e projetos em realidade!campanha-de-crowdfunding.pngCrescimento e consolidação do crowdfunding no mundo

Entre 2012 e 2013 o crowdfunding cresceu consideravelmente em aceitação e popularidade em todo o mundo o que aumenta (muito) suas chances de criar uma campanha de crowdfunding de sucesso.

As causas sociais ocupam lugar de destaque, com 30,8% do mercado mundial da financiamento coletivo, confira outros números:

  • Tech, Gaming e Empreendedorismo: 16,9%;
  • Energia e Meio Ambiente: 5,9%;
  • Filmes, Artes e Música: 18,4%
  • Outros: 28% 

Todo esse sucesso tem justificativa: o financiamento coletivo é uma forma de crédito sem risco. Sem juros. Sem divisão de equity. Melhor impossível!

campanha-de-crowdfunding-crie.pngQuem usa crowdfunding?

Cada vez mais pessoas e instituições lançam seus projetos e campanhas de crowdfunding para arrecadar recursos e conseguir colocar em prática suas ideias e objetivos. Não existe regra sobre quem pode utilizar esse recurso. O crowdfunding é democrático e pode ser utilizado por todos, como:

  • ONGs;
  • Ativistas;
  • Artistas;
  • Atletas;
  • Gamers, tech, dev;
  • Cineastas;
  • Start ups;
  • Jornalistas;
  • Escritores;
  • Estudantes;
  • Clubes;
  • Instituições;
  • Circos;
  • Teatro;
  • Quadrinhos;
  • Design.

Independente da área de atuação, sua campanha de crowdfunding tem todas as chances de obter sucesso na Kickante. Para isso, você pode aproveitar nossas dicas através do Portal do Empreendedor, do nosso Canal do YouTube e também dos nosso ebooks exclusivos e cheios de conteúdo!


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Confira esse exemplo de campanha de crowdfunding de sucesso da escritoria Bel Pesce

Crédito sem risco? Aposte no crowdfunding!

Entre as grandes vantagens de uma campanha de crowdfunding podemos destacar a possibilidade de iniciar seu projeto sem os riscos financeiros (e juros) de um empréstimo tradicional. Além disso, a divulgação da vaquinha traz um marketing gratuito para sua causa, o que pode ser de grande valia no futuro desse negócio (ou ideia).

Fazer uma campanha de crowdfunding de sucesso significa conseguir patrocínio para seu projeto com baixo custo, sem riscos envolvidos e, de quebra, sem pagar nada pelo apoio de um time com mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e arrecadação de dinheiro online. Melhor impossível!

Tudo isso sem necessidade de um CNPJ, sem limite de arrecadação, 100% online e com a captação se iniciando de forma praticamente imediata!

campanha-de-crowdfunding-como-funciona.jpgEntenda como funciona uma campanha de crowdfunding!

Como começar a construir seus sonhos

Construir uma campanha de crowdfunding de sucesso começa com um passo simples: criar sua conta na Kickante! Para isso basta acessar nosso site e clicar no ícone Criar conta/Entrar, o cadastro inicial é super fácil e precisa apenas de um endereço de e-mail e senha! Ah! E você também pode fazer login usando sua conta do Facebook.

Depois da conta criada é hora de lançar sua campanha! Responda às perguntas que aparecem na plataforma, defina os detalhes da sua vaquinha e é hora de começar a arrecadar seus recursos.

Com a campanha criada, chegou o momento de fazer muito barulho! Avise aos amigos, familiares, fãs, apoiadores e conhecidos. Deixe as pessoas saberem que sua campanha de crowdfunding já está no ar e que elas podem te ajudar a concretizar esse sonho. 

Por fim, chegou a hora de usar o valor arrecadado para financiar o seu projeto e dar adeus à burocracia!

Erros que podem prejudicar a sua campanha de crowdfunding

Ouvir a opinião de quem tem mais experiência é sempre uma boa maneira de evitar erros que podem prejudicar o desempenho e alcance da sua campanha de crowdfunding. Por isso, o time Kickante resolveu deixar alguns conselhos preciosos daquilo que você deve evitar na sua vaquinha online:

  • Meta maior do que o valor necessário: isso é um tiro no pé. O valor da sua meta de arrecadação deve ser compatível com o mínimo necessário para tirar seu projeto do papel. Metas muito altas, sem uma justificativa plausível, acabam afastando os doadores e levantando suspeitas sobre a sua campanha.
  • Recompensas entediantes ou com valor alto demais.
  • Título vago ou confuso.
  • Falta de divulgação. Você tem que se dedicar para promover sua vaquinha online todos os dias. Isso é fundamental.

Aproveita para se inspirar no vídeo abaixo em 5 campannhas de crowdfunding que deram certo!


Diferenciais de uma campanha de crowdfunding de sucesso!

Observar campanhas de quem conseguiu arrecadar dinheiro para realizar seus objetivos também é uma estratégia inteligente para adotar boas práticas na sua vaquinha online. Confira abaixo alguns diferenciais das campanhas de sucesso:

  • Prometer uma versão final do produto como forma de recompensa (pré-venda);
  • Projetos já em fase de desenvolvimento (realidade);
  • Nenhum dos produtos estava já disponível encontrava no mercado (exclusividade);
  • Projetos criativos e únicos (design, apresentação e visão);
  • Vídeos bem produzidos e envolventes (humor, charme, fundador e story-telling);
  • Comunidade estabelecida anteriormente (fãs, seguidores em redes sociais, blogs estabelecidos, contatos de e-mail).

campanha-de-crowdfunding-vasco.pngSe inspire na campanha de sucesso do Vasco da Gama para construção do seu centro de treinamento

Como calcular sua meta

Como falamos anteriormente, pense na meta da sua campanha focando no mínimo que você precisa arrecadar para concretizar seu projeto. Não é sobre quanto você gostaria de ganhar e sim sobre metas reais e justificáveis de arrecadação.

Como construir um texto atraente para sua vaquinha

O texto da sua campanha é, muitas vezes, o primeiro contato dos doadores com a sua campanha de crowdfunding. Através dele eles vão conhecer seu projeto, sua ideia e decidir se serão ou não apoiadores dessa vaquinha. Por isso, é fundamental que ele seja claro, informativo e, ao mesmo tempo, com apelo emocional.

Antes de começar a escrever, lembre-se que ele deve responder a 3 perguntas principais:

  • Quem é você?
  • Por que sua campanha de crowdfunding é importante?
  • O que torna a sua vaquinha imperdível para os apoiadores (recompensas e pré-venda)

Dica extra: as recompensas da sua campanha devem ter um teor de exclusividade! Elas devem ser criativas e generosas. Lembre-se que o valor financeiro não é o que conta aqui e sim a oportunidade de receber algo que ninguém mais tem e que não é possível comprar em uma loja. Além disso, um bom visual da página, com texto simples e fotos, também ajuda no desempenho. Os vídeos também são legais!

campanha-de-crowdfunding-texto.jpgDescubra como escrever um texto atraente para sua vaquinha online!

Dicas de títulos para tornar sua campanha de crowdfunding atrativa

Assim como construir um texto atraente, ter um um título forte, simples e objetivo faz toda diferença na sua campanha de crowdfunding. Confira abaixo algumas sugestões que podem ajudar a chamar atenção para o seu projeto:

  • Primeiro (ou outro adjetivo) _____________ no Brasil
  • Torne ______ realidade
  • Pré-venda exclusiva de ______________
  • Lançamento exclusivo de _____________ ______ (branding): o ________ (tipo) mais ______(adjetivo) _______ (nome do produto/branding)
  • Patrocine meu ________ (tipo de produto): (nome do produto)

Dica extra: liste 5 palavras que ajudem a definir o seu projeto e depois crie frases usando apenas essas palavras. Peça ajuda a amigos e familiares para escolher a melhor opção antes de lançar sua campanha de crowdfunding.

Foco no plano de divulgação!

Com a sua campanha lançada, é hora de ter foco total no plano de divulgação para fazer essa vaquinha bombar nas arrecadações! Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse processo:

  • Faça uma lista com as pessoas ligadas diretamente a você (pessoal, profissional ou empresarial) e peça apoio. Pode ser por e-mail ou via WhatsApp.
  • Pesquise blogs e páginas relacionadas ao seu meio e envie o link da sua campanha de crowdfunding com uma pequena apresentação do seu projeto.
  • Compartilhe imediatamente no Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, Tik Tok, entre outros. Isso deve ser feito imediatamente!
  • Divulgue sua vaquinha todos os dias! Esse esforço e dedicação vão fazer toda diferença no resultado final do seu projeto.

campanha-de-crowdfunding-divulgação.pngConfira aqui 7 formas eficientes de divulgar sua campanha de crowdfunding

​Diferenciais da Kickante para sua campanha de crowdfunding

Quer entender porque a Kickante é o melhor site para fazer vaquinha online no Brasil? Então vem conferir essa lista de vantagens e diferenciais da nossa plataforma:

  • Possibilidade de escolher o tipo de campanha que preferir: Tudo ou Nada, Flexível ou Assinaturas;
  • Opções de pagamento facilitadas para os doadores: pix, boleto bancário ou cartão, com possibilidade de parcelamento em até 12x;
  • Atendimento humanizado, apoio de marketing e tecnologia americana de ponta que ajuda no desempenho da sua campanha;
  • Follow up administrativo de todos os pagamentos para aumentar conversão;
  • Possibilidade de sacar o seu dinheiro mesmo antes da finalização da campanha;
  • Única plataforma de vaquinha online do Brasil internacionalmente premiada;
  • Única com opção do mini blog para aumentar o engajamento;
  • Total transparência: nosso painel de controle financeiro dá ao criador 100% de visibilidade em todas as transações;
  • Profissionalização em crowdfunding gratuita através dos nossos ebooks, Canal do YouTube e Portal do Empreendedor;
  • Segurança total de dados e transações dentro da plataforma.

Aqui na Kickante seu projeto é importante, relevante e especial! Venha fazer parte dos mais de 2 milhões de brasileiros que já lançaram suas campanhas com a gente e caminhe rumo ao sucesso! Sozinhos somos um, mas juntos somos uma multidão: crie agora a sua campanha de crowdfunding na Kickante!

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:12/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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