version: 240705-7bf660a8
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | Kickante5 Exemplos de Vaquinhas Online que Deram Certo!

5 Exemplos de Vaquinhas Online que Deram Certo!

5-exemplos-de-vaquinhas-online-que-deram-certo

Todos os dias vemos pessoas realizando projetos através de vaquinhas online que deram certo! É inspirador saber que é possível correr atrás dos nossos sonhos e captar recursos através de uma metodologia tão democrática como a vaquinha virtual. Por isso, hoje separamos 5 exemplos de vaquinhas online que deram certo para ajudar você a se inspirar e colocar sua ideia em prática!

vaquinhas-online-que-deram-certo-crie.png

Além de se inspirar nas vaquinhas online que deram certo, você também vai aprender um pouco mais sobre como surgiu e como funciona essa forma de financiamento e aprender como criar sua campanha de arrecadação na Kickante! Aproveita para conferir no Guia de Navegação todos os assuntos que você vai encontrar nesse post:

Como surgiram as vaquinhas online?

Quem pode fazer uma campanha de arrecadação?

Por que as vaquinhas são chamadas de financiamento das multidões?

Existe um limite de quanto eu posso arrecadar na minha vaquinha?

Exemplos de vaquinhas online que deram certo

O projeto Dá Pé

Bel Pesce por todas as capitais do Brasil

Calendário da ONG Patas Therapeutas

Ajuda para Prudence Kalambay e sua família

Tratamento de saúde da Karina

Como surgiram as vaquinhas online?

O primeiro exemplo relevante de uma campanha de arrecadação realizada através da internet aconteceu no ano de 1997. Ainda sem o respaldo de sites especializados, os fãs da banda Marillion se organizaram, de forma online, e arrecadaram 60 mil dólares para que a banda pudesse realizar sua turnê de shows.

Diante da clara demonstração de força da internet, não demorou muito para que as primeiras plataformas especializadas em financiamento coletivo começassem a surgir. Com isso, diversas pessoas passaram a ter a possibilidade de arrecadar recursos através de campanhas online.

A Kickante e o fortalecimento da vaquinha online no Brasil

A Kickante foi fundada em 2013 e, em quase uma década de trabalho, já ajudou a realizar mais de 100 mil projetos, impactando direta e indiretamente a vida de milhões de brasileiros. Apesar do sucesso da plataforma, no início, muitas pessoas acreditavam que o financiamento coletivo não daria certo por aqui, pois o brasileiro não tem o “hábito de doar”.

vaquinhas-online-que-deram-certo-2milhões.png

Em pouco tempo ficou claro que isso era uma inverdade. Os brasileiros provaram que sabem e podem doar e se envolveram em diversos projetos de vaquinhas online que deram certo! A opção de patrocinar uma ideia, de ajudar uma causa, de tornar um sonho possível é muito gratificante para ambos os lados. É uma vitória compartilhada!

Quem pode fazer uma campanha de arrecadação?

Cada plataforma de financiamento possui regras de funcionamento específicas, por isso, nem todo projeto pode ser lançado em qualquer site. No entanto, na Kickante, a vaquinha online é para todos. Fomos a primeira plataforma do Brasil que optou por não trabalhar com curadoria de campanhas.

Na prática, isso significa que não fazemos nenhum tipo de pré-seleção dos projetos. Nossa política é oferecer um espaço democrático e inovador para que todos tenham acesso aos benefícios do melhor site do Brasil para fazer vaquinha online e o direito de iniciar sua captação de recursos.

Para criar uma campanha na Kickante basta que ela siga 3 pré-requisitos:

  • Ser lícita;
  • Não desrespeitar nenhuma lei brasileira;
  • Estar de acordo com nossos termos de uso de navegação.

Por que as vaquinhas são chamadas de financiamento das multidões?

A ideia de que a união de um grupo de pessoas é capaz de tornar realidade o sonho de alguém é muito poderosa. As vaquinhas online que deram certo funcionam exatamente assim. Não importa o tamanho da doação, mas sim o número de pessoas que você consegue mobilizar em prol da sua causa. Esse movimento gera uma onda de doações e, por isso, chamamos de financiamento das multidões. 

Existe um limite de quanto eu posso arrecadar na minha vaquinha?

Não. É você quem deve definir o valor que pretende arrecadar com a sua campanha. No entanto, vaquinhas online que deram certo se baseiam em metas de arrecadação realistas e bem estruturadas. É importante que esse valor seja condizente com o seu projeto e que exista uma prestação de contas sobre como o dinheiro será gasto.

Outra dica é que sua meta de arrecadação seja equivalente ao mínimo necessário para tirar seu projeto do papel. Metas muito altas (incoerentes) tendem a afastar os doadores. Ou porque eles desconfiam do objetivo da campanha ou porque acreditam que o valor que eles podem doar não fará diferença no montante.

vaquinhas-online-que-deram-certo-meta.png

Exemplos de vaquinhas online que deram certo!

Agora vamos conferir 5 exemplos de vaquinhas online que deram certo para você se inspirar e tomar coragem de correr atrás dos seus sonhos também. Separamos exemplos em diferentes áreas: meio ambiente, empreendedorismo, ONGs, filantropia e saúde. Uma forma de mostrar que o financiamento coletivo é eclético e para todos.

O projeto Dá Pé

Com a intenção de plantar 20 mil árvores, o projeto Da Pé (uma iniciativa do Um Pé de Quê? em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica) tinha como meta restaurar 1,33 quilômetros dos dois lados da mata ciliar na beira do Rio Una, um afluente do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A campanha contava com diferentes níveis de recompensas, além de explicações muito didáticas sobre os impactos do desmatamento e importância de aderir ao projeto. Com o slogan “A sua geração pode mudar o mundo” a vaquinha arrecadou mais de 400 mil reais para essa importante iniciativa.

vaquinhas-online-que-deram-certo-dápé.png

Bel Pesce por todas as capitais do Brasil

Depois de concluir um tour de palestras pelo Brasil, a escritora Bel Pesce lançou uma campanha com o intuito de levar palestras sobre sonhos e empreendedorismo para todas as capitais do país. Ela ainda aproveitou a campanha para divulgar seu novo livro, chamado “A sua melhor versão te leva além”.

A vaquinha arrecadou + de 700 mil reais, 284% da meta inicial estipulada!

vaquinhas-online-que-deram-certo-bel.png

Calendário da ONG Patas Therapeutas

Há 8 anos a ONG Patas Therapeutas lança, através da Kickante, o seu calendário anual, em homenagem aos animais que ajudam a levar amor e alegria para centenas de pessoas em diversas instituições. O dinheiro arrecadado com a venda dos calendários através da vaquinha online é utilizado para custear as atividades e projetos da ONG.

vaquinhas-online-que-deram-certo-patas.png

Ajuda para Prudence Kalambay e sua família

Essa campanha foi lançada com o intuito de ajudar Prudence Kalambay, uma modelo e atriz africana que precisou deixar seu país (a República Democrática do Congo) em busca de melhores condições para ela e sua família. Apesar de estar no Brasil há alguns anos, Prudence não estava conseguindo se estabelecer com dignidade no país por falta de recursos.

vaquinhas-online-que-deram-certo-prudence.jpeg

Tratamento de saúde da Karina

Nessa campanha, criada para custear o tratamento de saúde de Karina Neustadter Castellanos, foram arrecadados mais de 90 mil reais, 146% da meta inicialmente estipulada. A vaquinha foi a saída rápida que a família encontrou para iniciar o quanto antes o tratamento indicado pelos médicos depois que a jovem de 24 anos sofreu um acidente e acabou lesionando uma vértebra, o que a deixou em um quadro de tetraplegia.

vaquinhas-online-que-deram-certo-karina.png

Agora que você já conferiu algumas vaquinhas online que deram certo, é a hora de tomar coragem e fazer a sua! Confira no vídeo abaixo como é fácil criar a sua campanha na Kickante e chega de adiar seus planos por falta de recursos!

Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

Como fazer uma vaquinha online dar certo?

Para sua vaquinha online dar certo você precisa contar sua história de forma clara, definir uma meta de arrecadação realista, se comunicar com o público certo e caprichar na divulgação.

Como funciona uma vaquinha online?

As vaquinhas funcionam de forma colaborativa. Ou seja, os criadores de campanha apresentam seus projetos através da plataforma e diversas pessoas contribuem financeiramente para que essa ideia se concretize.

A vaquinha online é só para pessoas físicas?

Não. Pessoas jurídicas também podem criar campanhas de arrecadação, sejam elas ONGs, instituições ou mesmo empresas.

Qual é o diferencial da vaquinha online?

A vaquinha online é uma forma de acesso ao crédito, disponível para todas as pessoas. Por ser democrática e descomplicada ela que vem permitindo a realização de diversos projetos, no Brasil e no mundo.

Quero doar para uma campanha, como fazer?

Basta acessar o link da campanha em questão no site da Kickante, clicar em PARTICIPE, escolher o valor da sua doação ou recompensa, definir a forma de pagamento e pronto! Rápido e seguro.

Categoria:

Aprenda

-Publicado em:20/04/2023
Compartilhar
CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Artigos criados por Candice Pascoal

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.