version: 240722-97da185a
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteComo Fazer Uma Rifa Solidária Online

Como Fazer Uma Rifa Solidária Online

Como Fazer Uma Rifa Solidária Online

Você sabia que fazer uma rifa solidária ficou muito mais simples com a ajuda da tecnologia? Imagine a cena: você, com um papelzinho na mão, muitos números impressos, tentando vender rifas, enquanto anota nomes, contatos, o número que cada um escolheu e distribui explicações sobre a causa, o sorteio e a premiação. Ufa! A gente cansa só de pensar!

como-fazer-uma-rifa-solidaria-online-kick.png

A boa notícia é que não precisa mais ser desse jeito. A proposta de uma rifa solidária, criada com o objetivo de ajudar alguma instituição, causa social ou grupo de pessoas, continua sendo válida e louvável. A diferença é que com o uso das ferramentas corretas, fica muito mais fácil e as chances de sucesso aumentam de forma significativa!

Confira o exemplo da campanha criada na Kickante para arrecadar fundos e levar um grupo selecionado de crianças e adolescentes, estudantes de música, para uma experiência única de intercâmbio na França!

como-fazer-uma-rifa-solidária-online-harpa.png

Se você quer saber mais detalhes de como criar uma rifa solidária online é só conferir o conteúdo abaixo, que foi preparado com todo carinho, aqui pelo time da Kickante! Além disso, você também pode aproveitar nosso Guia de Navegação e escolher qual parte do texto quer ler primeiro:

O que é uma rifa solidária

Que tipo de causas podem ser ajudadas através de uma rifa solidária?

O que é importante para minha rifa solidária dar certo?

Rifa solidária e Vaquinha online: qual é a diferença?

Como fazer uma rifa solidária na Kickante?

 

O que é uma rifa solidária

Rifa solidária é uma metodologia antiga, utilizada para captar recursos de forma coletiva, sorteando brindes ou prêmios entre os participantes. As rifas podem ser criadas para os mais variados fins, mas no caso específico das rifas solidárias, existe a intenção de ajudar uma causa, fazendo o bem de alguma forma.

Ou seja, na rifa solidária o prêmio em si é o que menos importa. As pessoas se mobilizam para ajudar porque acreditam naquele propósito, se preocupam com aquela situação, se identificam com a causa. É uma forma efetiva de ajudar o próximo, mesmo que sua vida seja corrida e sem tempo. Saber que a sua contribuição, independentemente do valor,  ajudou a melhorar a vida de alguém é muito gratificante!

Você já conhece os Eventos do Bem da Kickante? Uma iniciativa bem legal em que você pode transformar o seu aniversário, por exemplo, em uma rifa solidária online! Quer saber como? É só dar o play no vídeo abaixo:

Que tipo de causas podem ser ajudadas através de uma rifa solidária?

A resposta para essa pergunta é muito ampla e cheia de nuances. É possível fazer uma rifa solidária para uma enorme variedade de causas. Não existe uma norma estabelecida sobre o que é ou não admitido numa campanha de rifa solidária. 

No entanto, como falamos acima, os doadores tendem a se identificar e contribuir de forma mais significativa para causas que geram uma identificação, uma conexão real.

Por exemplo, confira essa rifa solidária criada na Kickante para ajudar um músico querido da cidade de Florianópolis. Ele estava impossibilitado de trabalhar por estar se recuperando de um acidente e os amigos e fãs iniciaram esse projeto de captação!

como-fazer-uma-rifa-solidária-online-arley.png

Outro exemplo: vamos imaginar que você é um professor de futebol em uma comunidade carente. Surge a oportunidade dos seus alunos participarem de um campeonato, mas para isso é preciso conseguir uniformes e verba para alimentação, passagens etc. 

Com certeza essa causa pode virar uma rifa solidária bem sucedida! Existe a conexão com a comunidade em si, o apelo dos fãs de futebol (que são muitos) e, até mesmo, a possibilidade de impactar algum jogador famoso com essa história. O prêmio, que nesse caso não é o foco da campanha, poderia ser uma foto com o time, uma camisa do uniforme autografada ou até uma bola com assinatura e agradecimento dos jogadores.

Um exemplo de rifa solidária nessa linha foi essa criada para arrecadar fundos para os atletas participarem do campeonato Sul-Americano de Taekwondo:

como-fazer-uma-rifa-solidária-online-luta.png

O que é importante para minha rifa solidária dar certo?

Assim como acontece nas campanhas de vakinha online na Kickante, existem algumas medidas importantes que você pode tomar para impulsionar a captação de recursos na sua rifa solidária!

O primeiro deles é ser totalmente verdadeiro e transparente com a sua causa. Seja claro nos valores, objetivos e metodologia da campanha. Lembre-se de atualizar, através do mini blog da Kickante, os seus apoiadores e entusiastas da causa. Celebre as conquistas e também divida os problemas, as pessoas querem se sentir parte desse processo!

Confira no vídeo abaixo a melhor forma de atualizar o mini blog e aproveitar os recursos e vantagens que ele oferece para a sua rifa solidária:

Por fim, trabalhe muito na divulgação. Peça para seus contatos compartilharem, poste nas suas redes sociais, seja incansável! A Kickante é uma plataforma com tecnologia de ponta e internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho. Temos certeza que, juntos, podemos tornar sua rifa solidária online um grande sucesso!

como-fazer-uma-rifa-solidaria-online-doe.png

Rifa Solidária e Vaquinha Online: qual é a diferença?

As duas iniciativas têm o intuito de captar recursos para um objetivo pré-determinado. No entanto, a vaquinha ou vakinha online não precisa estar, necessariamente, atrelada a um sorteio de prêmios ou brindes entre os participantes. Apesar de muitas campanhas de financiamento coletivo incluírem “brindes” para seus doadores, essa prática não é realizada por um sorteio ao final da campanha, como é o caso da rifa solidária!

Apesar das diferenças, não podemos esquecer que as duas também têm muitas semelhanças importantes, como por exemplo:

  • São focadas na participação coletiva.
  • Acreditam no poder da união como forma de realizar um projeto, dar visibilidade a uma causa ou trazer melhorias para a sociedade.
  • Possuem potencial para atingir um grande número de pessoas e, por isso, precisam ser planejadas, trabalhadas e divulgadas de forma correta.
  • Podem ser criadas na Kickante em menos de 5 minutos!

Como fazer uma rifa solidária na Kickante?

Criar uma rifa solidária na Kickante é bem mais fácil do que você imagina! O procedimento é o mesmo de quem quer criar uma vakinha online na Kickante!

Para começar, é só acessar o site da Kickante e clicar no ícone verde “Criar Campanha” que está localizado na parte superior da tela. Vai aparecer a opção de acessar a sua conta, entrar com as redes sociais ou criar um cadastro. Com a conta criada, você já pode dar o pontapé inicial na sua rifa solidária online!

Confira mais detalhes do passo a passo para criar uma rifa solidária na Kickante no vídeo abaixo:

Lembrando que a Kickante possui atendimento personalizado, os maiores recordes da América Latina em arrecadação e tudo que você precisa para arrecadar fundos! Teremos o maior prazer em ajudar sua rifa solidária a conquistar os recursos que precisa! Pode contar com a gente ;)

Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

Em qual site posso fazer uma rifa solidária?

A Kickante é a plataforma ideal para fazer sua rifa solidária com segurança e credibilidade. Lance grátis a sua campanha e comece a captar os recursos que você precisa.

Como fazer uma rifa para arrecadar dinheiro?

Defina seu objetivo e sua meta financeira, estruture a sua ideia e acesse o site da Kickante para lançar sua campanha sem custo e começar a arrecadar dinheiro com a sua rifa solidária.

O que oferecer como recompensa em uma rifa solidária?

O ideal é que você ofereça uma recompensa exclusiva ou produtos que possam despertar o interesse do público e aumentar as chances de adesão a sua rifa solidária. A maioria das pessoas vai contribuir apenas com o intuito de ajudar, mas a recompensa pode ser um estímulo significativo.

Vaquinha online e rifa solidária são a mesma coisa?

Não necessariamente. Apesar de você pode usar uma plataforma de vaquinha, como a Kickante, para lançar a sua rifa, nem todas as campanhas de arrecadação podem ser chamadas de rifa, considerando que existem diferenças estruturais entre elas.

Categoria:

Aprenda

-Publicado em:13/02/2023
Compartilhar
Estamos aqui para ajudar! Qualquer dúvida fale conosco em falecom@kickante.com.br

Sobre Suporte Kickante

Estamos aqui para ajudar! Qualquer dúvida fale conosco em falecom@kickante.com.br

Artigos criados por Suporte Kickante

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.