version: 240722-97da185a
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteLei Rouanet ou Vaquinha Virtual para Projetos de Cultura?

Lei Rouanet ou Vaquinha Virtual para Projetos de Cultura?

lei-rouanet-ou-vaquinha-virtual

Vaquinha virtual ou Lei Rouanet? Para descobrir qual a melhor opção para projetos da área cultural você precisa entender como cada uma funciona, quais são as principais diferenças entre elas e também as vantagens de cada modalidade. Se interessou? Então vem com a gente que hoje vamos falar sobre tudo isso!

vaquinha-virtual-conheça.png

Em primeiro lugar, antes da chegada da vaquinha virtual, os projetos culturais ficavam limitados: ou conseguiam o patrocínio de grandes empresas ou buscavam uma saída através das leis de incentivo. Sem esses aportes financeiros, o projeto não saía do papel. No entanto, a chegada das plataformas de financiamento transformou por completo esse cenário, fazendo uma revolução (positiva) na vida de artistas, produtores, escritores, entre outros.

Por isso, vale a pena entender como a vaquinha virtual pode ser usada nesses casos e qual categoria se encaixa melhor no seu projeto. É só conferir no Guia de Navegação abaixo os assuntos que vamos abordar por aqui hoje e, se preferir, você pode ir direto ao tema do seu interesse!

Lei Rouanet: o que é

Vaquinha Virtual: como surgiu

Como funciona a Vaquinha Virtual

Projetos culturais + vaquinha virtual: uma dupla que dá certo

Vantagens da vaquinha virtual na Kickante

Como criar uma vaquinha virtual para meu projeto?

Como tornar minha campanha atrativa para receber doações?

Lei Rouanet: o que é

A Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, foi publicada em 1991 com o objetivo de ajudar o setor cultural a captar recursos para realização de atividades diversas. Muitas pessoas confundem, mas a Lei Rouanet não funciona com verba do governo. Na realidade, ela oferece incentivo fiscal para estimular empresas e pessoas físicas a apoiarem o setor.

Ou seja, ao apoiar um projeto cultural aprovado pela Lei Rouanet, os doadores podem abater um percentual pré-determinado do imposto de renda (as regras são diferentes para pessoas física ou jurídicas).

Como funciona

Na prática, a pessoa responsável apresenta seu projeto ao ministério, para que o mesmo seja avaliado por uma comissão técnica. Caso seja aprovado, ou seja, se cumprir todas as exigências da lei, o projeto passa a fazer parte da lista da Lei Rouanet.

vaquinha-virtual-economia.pngEstudo da FGV mostra que investimentos em cultura movimentam a economia como um todo

A questão é: isso ainda não significa que você receberá o patrocínio e sim que você tem o aval do governo para buscar pessoas dispostas a investir na sua ideia, respeitando, obviamente, as premissas da legislação. Esse incentivo será buscado na iniciativa privada e não há repasse direto de dinheiro do governo para o produtor cultural.

Depois de aprovado, o responsável tem até um ano para correr atrás e conseguir os recursos que precisa. O valor destinado à ação cultural poderá ser abatido do IR - total ou parcialmente, dependendo do projeto. Empresas poderão deduzir até 4% do imposto devido e pessoas físicas, até 6%. O repasse de verbas é feito com a mediação e fiscalização do Ministério da Cultura.

Prós e Contras da Lei Rouanet

A Lei Rouanet é interessante porque fomenta a cultura no país, estimula a realização de uma série de iniciativas, pode apoiar novos artistas, sem depender diretamente do dinheiro público e sim da verba de empresas ou pessoas físicas (que se beneficiam do incentivo fiscal).

Por outro lado, os projetos passam por uma burocracia imensa - e muitos não são aprovados. Além disso, mesmo aqueles que recebem a chancela da Lei Rouanet, ainda precisam conseguir os patrocínios para tornar a ideia viável. Ou seja, mesmo após todo o processo e concorrência, os projetos podem não se concretizar por falta de recursos.

Confira no podcast da Kickante um comparação entre arrecadar recursos através de editais ou leis de incentivo e através de uma vaquinha virtual:

Vaquinha Virtual: como surgiu?

A vaquinha virtual é uma evolução da vaquinha tradicional que todos conhecemos bem. No entanto, ela é feita através de plataformas especializadas, com recursos para facilitar a arrecadação e tendo ao seu alcance esse mundo sem barreiras que é a internet. Por isso, a vaquinha virtual se revelou como uma forma poderosíssima para arrecadar recursos financeiros.

Apesar do conceito já existir no mundo offline há muitos anos, foi em 1997 que os olhares dos empreendedores perceberam a possibilidade de explorar o nicho das vaquinhas online. Afinal, nesse mesmo ano, os fãs da banda Marillion se organizaram através da internet e conseguiram arrecadar 60 mil dólares para a banda realizar sua turnê pelos Estados Unidos.

Não demorou muito para que as primeiras plataformas de financiamento coletivo começassem a surgir, oficializando a iniciativa da vaquinha virtual.Com isso, as pessoas passaram a usar os sites especializados para lançar suas campanhas de arrecadação com maior segurança e efetividade.

Como funciona a Vaquinha Virtual

De forma geral, a vaquinha virtual funciona nos mesmos moldes da vaquinha tradicional. Ou seja: várias pessoas que acreditam na sua ideia, projeto ou causa, decidem contribuir financeiramente para que isso se concretize. Confira abaixo o exemplo da campanha para realização do show de despedida do Chapéu de Palha:

vaquinha-virtual-chapeu.png

A principal diferença fica por conta do alcance que a sua campanha pode ter quando está inserida em um site especializado, como a Kickante. Nesse caso, seu projeto extrapola o círculo de amizades, de pessoas conhecidas e pode ganhar o mundo.

No caso dos projetos de cultura, a vaquinha virtual é um grande diferencial, pois geralmente são causas que precisam de arrecadação robusta para se concretizarem e também precisam ser "divulgados" para o grande público e com a vaquinha virtual as duas coisas acontecem ao mesmo tempo: marketing + arrecadação de recursos!

Projetos culturais + vaquinha virtual: uma dupla que dá certo

Com o crescimento do financiamento coletivo ao redor do mundo, não demorou muito para os produtores culturais perceberem o potencial e eficiência dessas plataformas na realização de projetos culturais de forma geral. 

vaquinha-virtual-alices.pngConfira o resultado da vaquinha virtual para a realização da nova temporada do espetáculo "ALICES"

Além de “pular” a parte burocrática da lei de incentivo à cultura e partir diretamente para a arrecadação de recursos, a vaquinha virtual tem um diferencial importantíssimo para quem trabalha com cultura: o marketing! Afinal, enquanto você divulga sua campanha, está também divulgando o seu projeto final e conquistando pessoas interessadas em consumir essa ideia no futuro.

Como artista ou produtor, é provável que você já tenha uma rede de contatos, seguidores, fãs que conhecem o seu trabalho. Com a vaquinha virtual você pode acionar essas pessoas que, além de contribuírem para a sua ideia, vão atuar como multiplicadores da sua campanha, trazendo novos doadores interessados em conhecer e contribuir para seu projeto.

No fim da campanha, você ainda tem acesso a uma relação com os contatos de todos que participaram e fizeram doações para sua vaquinha virtual. Saber quem são essas pessoas é importantíssimo para estreitar esse relacionamento, deixá-los por dentro dos próximos passos do projeto e, quem sabe, contar com a ajuda deles em uma próxima vaquinha virtual?

vaquinha-virtual-sem-burocracia.png

Vantagens da vaquinha virtual na Kickante

A Kickante foi fundada em 2013 e desde então vem se consolidando como o melhor site para fazer vaquinha online do Brasil. Além de ser a única plataforma do país premiada internacionalmente pelos seus resultados, a Kickante possui uma série de diferenciais que você precisa conhecer:

  • Menor taxa administrativa do mercado.
  • Possibilidade de escolher entre diferentes tipos de campanhas: Flexível, Tudo ou Nada ou Assinaturas.
  • Plataforma intuitiva e fácil de usar.
  • Tecnologia de ponta que potencializa a arrecadação da sua campanha.
  • Atendimento humanizado.
  • Painel de controle 100% transparente para você acompanhar a evolução das suas arrecadações.
  • Burocracia zero!
  • Pagamentos facilitados, em pix, boleto bancário ou cartão de crédito (com parcelamento em até 12x), facilitando o recebimento de doações.

Como criar uma vaquinha virtual para meu projeto?

Criar uma vaquinha virtual na Kickante é muito simples. Você vai colocar sua campanha no ar e começar a arrecadar recursos para o seu projeto cultural em 5 minutos! Por aqui, desenvolvemos uma metodologia que te ajuda a definir cada detalhe da sua vaquinha de forma rápida e sem complicações.

O primeiro passo é criar uma conta no site da Kickante. Esse cadastro é bem simples e você vai precisar apenas de endereço de email e senha de acesso. Se preferir, também é possível fazer o login com a sua conta do Facebook.

Com a conta criada, clique no botão verde Criar Campanha, que fica localizado na parte superior do site. Aí basta ir respondendo as 10 perguntinhas que aparecem na plataforma e pronto! Sua campanha já está criada!

Para conferir um passo a passo dessa criação, é só assistir ao vídeo abaixo:

Como tornar minha campanha atrativa para receber doações?

É realmente importante você se preocupar com alguns detalhes que vão tornar sua vaquinha virtual mais atraente para os doadores. Como se trata de um projeto cultural, traga vídeos e fotos ilustrativas e conte, de forma objetiva, porém com emoção, qual é a ideia desse projeto. Lembre-se que você está buscando pessoas que compartilhem com você a vontade de ver essa ideia se tornar realidade.

Além do texto atraente, uma boa ideia é oferecer recompensas relacionadas a sua vaquinha virtual. Por exemplo:

  • Ingressos para assistir a peça, show, lançamento, entre outros;
  • Agradecimento nas redes sociais do projeto;
  • Camiseta personalizada com a arte do projeto;
  • Convite para assistir a pré-estreia.

Esses são apenas alguns exemplos de recompensas que podem ajudar a tornar sua vaquinha virtual mais atraente. Lembrando que o caráter de exclusividade nas recompensas é fundamental! Ou seja, algo que as pessoas não poderiam comprar e só recebem fazendo doações para o seu projeto.

Por fim, tenha foco total na divulgação!!! É fundamental criar um planejamento prévio para divulgar sua vaquinha virtual e trabalhar nele todos os dias até o final da arrecadação. Essa dedicação só depende de você e faz total diferença no resultado atingido.

Pronto para fazer parte do nosso time e lançar seu projeto cultural na Kickante?

vaquinha-virtual-dinheiro.png

 

Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

É legal arrecadar dinheiro para projetos através da vaquinha virtual?

Sim. As vaquinhas são práticas reconhecidamente legais para arrecadar dinheiro. Para garantir a segurança do seu projeto, sempre escolha plataformas confiáveis na hora de criar a sua campanha.

Como fazer uma vaquinha viralizar?

A forma mais eficiente de fazer sua vaquinha viralizar é contar sua história de forma objetiva e envolvente e, claro, caprichar na divulgação.

Como sacar o dinheiro da minha vaquinha?

Na Kickante é muito simples sacar o dinheiro da sua campanha, basta acessar o seu perfil, preencher os dados bancários e enviar os documentos solicitados. Em até 3 dias úteis seu dinheiro será liberado e você não precisa esperar o final da sua campanha para realizar o saque.

Como fazer vaquinha online segura?

A melhor forma de garantir a segurança da sua vaquinha online é escolhendo plataformas confiáveis, como a Kickante, para realizar sua campanha.

Posso doar para uma vaquinha de forma anônima?

Sim, na Kickante você pode optar por ocultar seu nome e até o valor da doação na relação que aparece no site.

Categoria:

Aprenda

-Publicado em:23/03/2023
Compartilhar
Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Sobre Time Kickante

Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Artigos criados por Time Kickante

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.