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KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteVaquinha: Guia Completo Pra Conseguir Dinheiro Para Sonhos e Projetos

Vaquinha: Guia Completo Pra Conseguir Dinheiro Para Sonhos e Projetos

Esse será o seu guia completo para conseguir dinheiro para seus sonhos e projetos. Veja o que você vai aprender com este post:

 

  1. O que é vaquinha?

  2. Quem pode fazer uma vaquinha?

  3. As pessoas criam vaquinhas para diferentes objetivos?

  4. Vantagens de arrecadar dinheiro com uma vaquinha

  5. Crescimento do mercado de arrecadação online no mundo

  6. Como fazer uma vaquinha

  7. Como divulgar a sua vaquinha e arrecadar mais contribuições

  8. Só a Kickante tem os melhores e-books para você ter uma vaquinha de sucesso!

 

 

O que é vaquinha?

 

Vaquinha é quando várias pessoas se identificam com a sua causa (o motivo pelo qual necessita de dinheiro) e resolvem contribuir financeiramente para que você obtenha a quantia que necessita. É o mesmo conceito de crowdfunding e financiamento coletivo 😉

É uma forma de arrecadação de dinheiro bem democrática em que cada um contribui com o valor que achar confortável. Muitas vezes, a contribuição se dá somente pela causa – por querer ajudar alguém, sem receber nada em troca. Em outros casos, é oferecida uma recompensa em troca da contribuição, que pode ser um certificado, agradecimento em rede social, caneca, uma camiseta personalizada, ingresso para shows, entre outros.

 


Quem pode fazer uma vaquinha?

A Kickante foi a primeira plataforma de crowdfunding do país a não ter curadoria de vaquinhas. Basicamente, qualquer pessoa pode criar uma vaquinha, desde que a causa não desrespeite nenhuma lei do nosso país e cumpra os nossos termos.

Por que as pessoas estão criando vaquinhas na Kickante:

 

  • Leve o dinheiro arrecadado, mesmo que não bata a sua meta!

  • Menor taxa do mercado: somente 6% – sem nenhuma taxa escondida!

  • Seu contribuidores podem parcelar a doação em até 12x! E adiantamos o valor para você 🙂

  • Plataforma premiada: os maiores valores captados são aqui.

  • Por não termos uma curadoria, você cria a sua vaquinha e pode começar a arrecadar fundos em menos de 10 minutos!

  • É muuuuito fácil criar uma campanha. Nosso site é tão fácil quanto usar Facebook! Siga o passo a passo de criação que explicamos abaixo, e se tiver dúvidas fale com a gente por email que estaremos com você durante todo o processo!

 

As pessoas criam vaquinhas para diferentes objetivos:

Aniversário:

Arrecade dinheiro para realizar a festa o seu aniversário e de pessoas queridas! Com uma vaquinha virtual, você pode conseguir dinheiro para comprar itens para a festa ou até para dar o valor arrecadado de presente. Por exemplo, o sonho de muitas debutantes é fazer uma viagem para o exterior, e porque não realizá-lo com o apoio financeiro de amigos?

 

Casamento e lua de mel:

 

Festa de casamento é um daqueles eventos em que, por mais que calculemos, é muito difícil acertar quanto gastaremos. Afinal, são tantos detalhes! Mas, que tal contar com a ajuda de pessoas que gostem de vocês e querem que este dia seja o mais especial e perfeito possível?

 

Intercâmbio:

 

Com a crise econômica do Brasil, ficou muito mais difícil se aventurar no exterior. Com as moedas Dólar e Euro valendo quase 5 vezes o Real, é bom contar com a contribuição de amigos, parentes e pessoas que se solidarizam com seu sonho de fazer um intercâmbio. Seja para aprender um novo idioma ou se aprofundar em sua carreira profissional.

 


Tratamentos de saúde
:

Nem sempre estamos preparados financeiramente diante de algumas emergências. E para não recorrer à empréstimos com juros abusivos, o ideal é criar uma vaquinha solidária. Com ela, você arrecada dinheiro para tratamentos, cirurgias, remédios, entre outros.

Como foi o caso da Manu. Uma menina de 3 anos que nasceu sem uma parte do seu braço e, seus pais, muito preocupados com o crescimento da filha, criaram uma vaquinha para conseguir dinheiro para comprar uma prótese especial feita somente nos Estados Unidos.

A campanha não oferecia nenhuma recompensa, ou seja, cada um contribuía com o valor que pudesse. Com 676 kickadores e tíquete médio de R$234, Manu conseguiu mais de R$150 mil e hoje já está super adaptada à sua nova mãozinha.

 

Educação:

 

Se você é estudante, professor, escritor, uma ONG ou entidade educacional e está em busca de recursos para viabilizar seu projeto educacional, pode lançar uma vaquinha e arrecadar hoje mesmo. A vaquinha permite que você defina seu futuro educacional!

Como fez o João Raphael, que com apenas 22 anos, foi aprovado com uma bolsa de 50% para o Mestrado em Relações Internacionais na Central European University e decidiu criar uma vaquinha para conseguir recursos para a viagem. Logo a causa chamou a atenção da mídia, de influenciadores e recebeu contribuições de todo o país. Resultado, em dois meses, arrecadou 248% da meta, R$ 29.775,00, e dois contribuidores acabaram virando investidores de João Raphael.

 

Formatura:

 

Você já deu duro durante todo o período de sua escola, graduação ou especialização. Agora, é hora de contar com o apoio financeiro de pessoas queridas para que a sua formatura seja inesquecível!

 

Músicos:

 

Já ajudamos a lançar mais projetos do que as grandes gravadoras de música. E sabe por quê? Com uma campanha de crowdfunding para música, o músico possui mais independência e conta com o apoio de seus fãs para arrecadar recursos para gravar um álbum, vídeo clipes, shows, documentários e, de quebra, faz marketing para sua banda. O seu projeto musical do jeito que você sempre sonhou. Só a vaquinha te proporciona!

A cantora Leila Pinheiro, com 18 CDs e 3 DVDs na bagagem, lançou uma vaquinha para conseguir dinheiro para a gravação de seu primeiro EP. “Vou gravar meu primeiro EP e decidi lançar por meio do sistema de financiamento colaborativo. Pelos diferenciais e credibilidade, escolhi a Kickante para viabilizar todo esse processo de captação do valor necessário para a gravação. Com isso, os interessados pelo meu trabalho poderão acompanhar de perto todos os passos desse momento especial da minha carreira”, comenta Leila.

 

Literatura:

 

É muito simples! E você não precisa depender de editoras ou realizar empréstimos. Basta criar um crowdfunding para livros para vender antecipadamente sua obra e, com o dinheiro arrecadado, lançá-la! Você termina a sua vaquinha já com leitores que acreditam no seu livro e vão aguardar ansiosamente para lê-lo.

Renato Caleffi, chef de cozinha, e Alexandre Carvalho, publicitário, sentiram a necessidade de escrever um livro sobre gastronomia funcional e orgânica para crianças, para educá-las desde cedo sobre a importância de se alimentar com saúde.

O livro “Achaz no Sítio da Banana Verde” precisava de 10 mil reais para ser publicado e, assim que os autores conseguiram o valor, estenderam a meta para continuar a vaquinha. Com 40 mil reais poderiam fazer a série toda com 4 livros, com 80 mil reais, abrir um portal de receitas e, com 150 mil reais, conseguiriam lançar um aplicativo para smartphone. Portanto, o projeto é adaptável para se adequar às necessidades do autor. No total, arrecadaram R$24.530,00, 245% da meta inicial.

 

Empreendedorismo:

 

A vaquinha digital proporciona muito mais do que dinheiro. Se você quer abrir o seu negócio, você terá: pesquisa de mercado, marketing gratuito, clientes e o melhor, sem dívidas! Faça como diversos empresários e crie uma vaquinha já!

Outra vaquinha que obteve sucesso foi a da empresa VeggieBox. Eles arrecadaram fundos para lançar 1º box de beleza, com produtos cruelty free. Atingiram 123% da meta (18 mil reais), saíram em diversos sites e ainda foram contatados por investidores!

“Saímos no Catraca Livre, no Ciclo Vivo, no Vista-se, além de ter contado com o apoio de blogueiros da área, que abraçaram a causa“, contou Samyra Cunho, uma das sócias.

 

Terceiro Setor:

 

Se você é uma ONG ou apenas quer fazer o bem, conte com o apoio de milhares de pessoas para realizar sua causa. O terceiro setor vem batendo recordes de arrecadação online e já ultrapassou a meta de R$ 1 milhão arrecadados com a campanha do Santuário Animal – cujo objetivo era conseguir dinheiro para comprar um novo terreno para abrigar os animais resgatados.

Esta campanha do Santuário Animal teve tíquete médio de R$65 e atingiu milhões de pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Com muito apelo emocional e uma forte assessoria de imprensa, a campanha foi exibida em programas de televisão, como o CQC, e apoiado por instituições como ONG Ampara Animal, Instituto Luisa Mell e Grupo Porta do Fundos, além de inúmeras celebridades como Neymar, Glória Pires e até mesmo a cantora britânica Joss Stone.

 

Games:

 

Para os Gamers, a vaquinha é uma ótima oportunidade de engajar a comunidade em prol de seu jogo e, ainda, fazer marketing gratuito e pré-venda. Games é uma das categorias que mais arrecadam online. Por isso, se você tem uma ideia de jogo, lance já a sua campanha na Kickante!

Quer um motivo? A campanha Caçadores da Galáxia bateu a meta da campanha, R$ 30 mil, em apenas 25 min! Isto mesmo, a comunidade se engajou e acessou a campanha desde o primeiro segundo no ar.

No total, a campanha arrecadou R$218.988,00 – 875% a meta inicial – com ticket médio de R$207. As recompensas variavam de ter o nome do livro de regras do jogo até a versão de colecionador do game.

 

Vantagens de arrecadar dinheiro com uma vaquinha:

 

Com a crescente crise e os juros altos, arrecadar com uma vaquinha se tornou a forma mais rápida e menos burocrática de obter dinheiro para uma necessidade que você tenha.

Você não conta com somente uma ou duas pessoas para dizer se você pode receber o dinheiro. Com uma vaquinha, você conta com a participação de centenas de pessoas que, de alguma forma se conectam com a sua necessidade (seja custear um tratamento de saúde ou lançar um livro, por exemplo) e contribuem para que seu sonho seja realizado.

 

E mais:

 

Crescimento do mercado de arrecadação online no mundo

 

Presentes nos Estados Unidos desde 2008, os sites de arrecadação online, estão cada vez mais aperfeiçoados para atender as necessidades dos usuários – os criadores e contribuidores das campanhas de arrecadação.

Falando em números, a arrecadação online já é muito bem explorada em outros países. Em 2017, o mercado mundial representou U$ 34 bilhões e 78% das vaquinhas online criadas ultrapassaram a meta de arrecadação.

Os sites brasileiros também estão seguindo este crescimento. Um exemplo é  a campanha Santuário Animal cujo valor arrecadado chegou a R$ 1 milhão – recorde de arrecadação nacional que pertence a Kickante.

A Kickante foi a plataforma de vaquinha que mais inovou no mercado brasileiro. A plataforma trouxe para o Brasil a opção de campanha Flexível (em que o criador recebe o dinheiro arrecadado independentemente da meta ser alcançada) e parcela as doações em até seis vezes (porém, o criador da vaquinha recebe à vista). Além disso, a Kickante também possui a opção de Eventos do Bem, em que é possível arrecadar dinheiro para uma ONG que você goste, tornando você um voluntário digital.

Confira os números da arrecadação online no Brasil e no mundo:

 

 

Como fazer uma vaquinha

 

Com a Kickante, você conta com o apoio de uma equipe altamente experiente em arrecadação de fundos que estará com você em todas as etapas, dando dicas para que sua vaquinha arrecade mais dinheiro. Basta enviar uma mensagem para falecom@kickante.com.br que responderemos em até 24h.

Veja abaixo o passo a passo para fazer uma vaquinha de sucesso na Kickante.

 

Título

 

Pense com atenção no título de sua vaquinha dinheiro, afinal, ele será a primeira informação visualizada na página de arrecadação, nas redes sociais e também nos sites em que você compartilhá-la. Ele deve ser curto, direto e capaz de “vender” a sua campanha rapidamente. Em poucas palavras, você deve explicar qual é o objetivo de sua campanha e também convencer e convidar o leitor a clicar.

 

Recompensas

 

Recompensas, caso as tenham, pense em algo criativo e generoso para seus contribuidores. Em muitos casos, elas são o diferencial da vaquinha e determinantes para o sucesso. Nem sempre tem a ver com algo físico, mas pense em algo que proporcione uma experiência incrível para o seu contribuidor (pode ser um encontro com o artista ou um hangout, por exemplo).

Sugerimos incluir de 3 a 6 recompensas, uma para cada valor de contribuição. Comece com uma recompensa para contribuições de R$ 10 e termine com recompensas para contribuições VIP ou de empresas, cujo valor pode ser superior a R$ 15 mil, dependendo do projeto.

 

Texto e Layout da página da campanha

 

É hora de criar um super texto para defender sua vaquinha. Você deve explicar porque ela é tão importante e merece cada contribuição. E também, fale o que fará com o dinheiro arrecadado e, principalmente, se sua vaquinha for flexível (em que você leva o dinheiro mesmo se não arrecadar o valor total da meta), como usará o dinheiro adquirido para iniciar o projeto.

 

 

Conte sobre a sua história e sua experiência profissional, as pessoas gostam de saber quem está por trás da vaquinha, para quem eles darão dinheiro. Coloque imagens, gráficos, vídeos, tudo que possa enriquecer a página de sua vaquinha. Crie um vídeo de apresentação e se apresente para o público!

 

Mídias Sociais

 

As mídias sociais são fundamentais. Você deve inclui-las na página de sua campanha para que seus possíveis contribuidores o conheçam e tenham mais confiança para contribuir.

Após o lançamento, use as mídias sociais também em seu planejamento de marketing da campanha. Para algumas campanhas, as mídias sociais, principalmente o Facebook, são os canais mais importantes e os que mais trazem retorno de contribuições podendo representar até 90% de todo o valor arrecadado.

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Prazo

Estabeleça um prazo para a sua vaquinha. Geralmente, as plataformas de crowdfunding possuem o prazo máximo de 60 dias.

Não coloque um prazo muito curto (menos de 30 dias), pois pode não dar tempo de sua vaquinha ganhar força e receber o máximo de contribuições. Mas, também não coloque um prazo muito longo, pois muitos contribuidores podem pensar “ah, tem muito tempo, depois eu volto para contribuir” e acabam esquecendo. Mantenha um prazo ideal levando em conta o seu projeto ou ideia e quanto precisa arrecadar.

Meta

Escolha uma meta realista, o mínimo que você precisa arrecadar para realizar sua vaquinha. Com uma meta realista, você se sentirá mais motivado para alcançá-la e também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus R$ 10, R$ 20 farão a diferença.

Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido:

  • Custos para a produção do seu projeto (produzir livros, show, filme…);
  • Custos para a produção e envio das recompensas (brindes, itens personalizados, CDs..)
  • Inclua sempre também a taxa da administrativa da plataforma de financiamento;
  • Para finalizar o custo total, adicione percentual para margem de erro.

Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar. Veja o exemplo abaixo da vaquinha Água para Agricultura Familiar.

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Como divulgar a sua vaquinha e arrecadar mais contribuições

 

A promoção é a chave do sucesso de sua vaquinha e é importante começar a fazê-la mesmo antes da campanha ser lançada. Assim, você instiga curiosidade e já cria um círculo de amigos que, mais para frente, vão se tornar seus divulgadores com o famoso boca a boca.

 

Antes do lançamento da vaquinha

 

  • Não guarde sua ideia para si mesmo. Nós temos o costume de só contar uma novidade para as pessoas depois que já deu certo ou já foi realizado. Esse é o momento de contar sobre o seu projeto para todo mundo!
  • Antes da sua vaquinha ir ao ar, separe pelo menos um mês para divulgação – os projetos que fizeram isso tiveram um sucesso maior desde o dia de lançamento;
  • Crie um plano de marketing que inclua os dias anteriores ao lançamento, todos os dias em que sua vaquinha estiver no ar e também o pós campanha. Inclua as ações de divulgação em cada canal que utilizar, metas pessoais de quanto você pretende arrecadar em cada semana, em quais momentos você vai atualizar seus contribuidores e por aí vai.
  • Se ainda não tiver, crie uma conta no Twitter e uma página do Facebook para a sua campanha e comece a criar sua rede de contatos. Assim, quando a campanha estiver no ar, você já terá uma base sólida. Aproveite também para começar a criar expectativas no seu público e aumentar o engajamento. No exemplo abaixo, Caçadores da Galáxia criou um grupo secreto no Facebook e centralizou todas as discussões dos contribuidores e criadores da campanha.

grupo-facebook-cacadores-galaxia

 

Enquanto a vaquinha estiver no ar

 

  • Use a base de contatos que você construiu no último mês. Agora que a vaquinha está no ar, mantenha a promoção que foi feita anteriormente e adicione pequenas novidades aos poucos.
  • Comece divulgando o link da vaquinha para as pessoas mais próximas a você: família, amigos, colegas de trabalho – eles podem te dar um primeiro feedback e sugestões que você não havia pensado – e, eventualmente, expanda esse público.
  • Mande um e-mail amigável para toda sua rede, explicando sobre a campanha de captação, o projeto e como eles podem te ajudar a torná-lo realidade.
  • Use e abuse das redes sociais. Facebook e Twitter são veículos que contam com uma ferramenta de compartilhamento – ou retweet -, o que torna mais rápido e fácil de sua campanha se espalhar.
  • Responda as menções feita a você em todas as redes sociais. Tire todas as dúvidas e dê atenção àqueles que podem te dar qualquer feedback. Sua página ficará mais interativa.
  • Tente contato com pequenos veículos de imprensa, como os jornais locais ou segmentados – com o seu tema – e prepare um release para enviá-los.
  • Se achar necessário, exponha seu orçamento. As pessoas gostam de saber onde e como o dinheiro doado está sendo gasto. Veja o exemplo de uma vaquinha para arrecadar dinheiro para a produção de um CD:

Depois que finalizar a campanha

 

  • Sua vaquinha chegou ao fim e pode ter sido um grande sucesso – ou não -, mas seu trabalho ainda não acabou.
  • Atualize os contribuidores em relação ao valor arrecadado e como ele será usado, quais são as próximas etapas a seguir do seu processo e quando eles devem receber as recompensas.
  • Agradeça a todos que colaboraram de algum jeito, financeiramente ou não.

 

Só a Kickante tem os melhores e-books para você ter uma vaquinha de sucesso!

 

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Conclusão

 

Portanto, se você tem uma necessidade, um sonho ou um projeto, lance já a sua vaquinha e arrecade dinheiro com a ajuda de uma multidão que acredita em você e só quer fazer o bem!

Criar vaquinha na Kickante é rápido, fácil e você conta com uma equipe de experts que estará ao seu lado em todos os momentos. Basta enviar uma mensagem para falecom@kickante.com.br que responderemos em até 24h.

Vamos kickar!

 

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:26/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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