version: 240722-97da185a
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickantePasso a passo: Como Criar Uma Vaquinha Online de sucesso

Passo a passo: Como Criar Uma Vaquinha Online de sucesso

como-criar-uma-vaquinha-online-de-sucesso

Você sabia que criar uma vaquinha online pode ser a solução que você precisa para captar recursos de forma eficaz e alcançar seus objetivos? Não importa qual é a sua meta, seja para financiar um projeto pessoal, para ajudar em uma despesa médica extraordinária ou mesmo para causas sociais e humanitárias: criar uma vaquinha online vai te ajudar! Hoje nós vamos te explicar um passo a passo detalhado para conquistar uma campanha de sucesso!

como-criar-uma-vaquinha-online-na-kickante.png

Não é de hoje que as pessoas ao redor do mundo vêm percebendo que criar uma vaquinha online é uma maneira democrática, inteligente e revolucionária de ter acesso ao crédito. Diferente dos empréstimos bancários - que são para poucos e, de quebra, deixam de herança uma enorme taxa de juros, as vaquinhas virtuais são para todos! 

Por isso, confira no Guia de Navegação abaixo os assuntos que você vai encontrar por aqui hoje e se prepare para criar uma vaquinha online de sucesso:

Como funciona e quem pode criar uma vaquinha online?

Passo 1: Defina seu objetivo e uma meta de arrecadação realista

Passo 2: Escolha a plataforma com atenção

Passo 3: Conte sua história de forma envolvente

Passo 4: Vai oferecer recompensas? Ofereça de forma inteligente

Passo 5: Crie um plano de marketing diário e eficiente

Passo 6: Atualize seus apoiadores sobre os passos da campanha

Passo 7: Seja grato!

Passo 8: Como criar uma vaquinha online na Kickante

Como funciona e quem pode criar uma vaquinha online?

As campanhas virtuais de arrecadação funcionam de forma semelhante com aquela vaquinha tradicional, offline, que você conhece bem. De forma resumida, diversas pessoas, de maneira colaborativa, vão contribuir financeiramente para que você possa realizar o seu projeto.

A principal diferença entre criar uma vaquinha online e fazer isso da forma tradicional é que o seu alcance é infinitamente maior através da internet. Ou seja, isso aumenta MUITO suas chances de arrecadação. Além disso, a vaquinha online é mais segura, organizada e fácil de administrar!

como-criar-vaquinha-online-tradicional.pngSe você tem dúvidas sobre quem pode criar uma vaquinha online, saiba que na Kickante ela é para todos! A plataforma não trabalha com curadoria de campanhas e isso significa que todos os projetos, desde que lícitos e de acordo com os nossos termos de uso e navegação, podem ser lançados de forma rápida e sem burocracia!

Passo 1: Defina seu objetivo e uma meta de arrecadação realista

Vamos lá, começar o passo a passo para criar uma vaquinha online de sucesso! O primeiro deles é esse: definir seu objetivo e uma meta de arrecadação realista. Sobre o objetivo: é preciso ter uma ideia muito clara do ponto que você quer atingir com essa campanha. Tenha em mente que se você não tiver clareza neste ponto, os possíveis doadores também não terão e isso vai prejudicar sua arrecadação.

Com o objetivo definido, faça um estudo de custos e defina uma meta de arrecadação realista e que esteja de acordo com o escopo do seu projeto. Lembre-se que definir um objetivo claro, com uma meta alcançável vai te ajudar a se manter motivado em busca de uma campanha bem-sucedida! Confira no vídeo abaixo mais dicas para não errar na hora de definir a sua meta:

Passo 2: Escolha a plataforma com atenção

Não se engane, na hora de criar uma vaquinha online a plataforma escolhida não é apenas um “mero detalhe”. Avalie a reputação das opções disponíveis no mercado, compare resultados, vantagens e diferenciais. É muito importante que você escolha um site sério e comprometido para lançar sua campanha com segurança e bons resultados.

Principais diferenciais da Kickante para criar uma vaquinha online de sucesso!

Para te ajudar nessa escolha, destacamos aqui os diferenciais que fazem da Kickante o melhor site para fazer vaquinha online do Brasil, confira:

  • Menor taxa administrativa do mercado;
  • Atendimento 100% humanizado;
  • Valor mínimo de doação de apenas R$ 5,00 para que TODOS possam participar;
  • Possibilidade de pagamento facilitada: via pix, boleto bancário e cartão de crédito (em até 12x);
  • Painel administrativo fácil de usar e totalmente transparente;
  • Única plataforma do Brasil premiada internacionalmente pelo seu trabalho;
  • Três tipos diferentes de campanhas para você escolher: Flexível, Tudo ou Nada e Assinaturas;
  • Plataforma dos maiores recordes da América Latina.

como-criar-vaquinha-online-2milhões.png

Passo 3: Conte sua história de forma envolvente

Ao criar uma vaquinha online você precisa ter em mente que está trabalhando com convencimento, ou seja, você precisa mostrar para as pessoas que vale a pena investir na sua campanha. A melhor forma de fazer isso é contando a sua história com um texto atraente e elementos cativantes.

Por isso, explique de forma clara e objetiva quem você é, do que se trata a causa ou projeto para qual está buscando apoio e, claro, como o dinheiro arrecadado será utilizado. Você também pode usar imagens de impacto, vídeos e depoimentos que corroborem para transmitir a mensagem da sua campanha. Não esqueça: a conexão emocional com os doadores é fundamental, por isso, saiba quem é o seu público-alvo e fale diretamente para ele!

Passo 4: Vai oferecer recompensas? Ofereça de forma inteligente

As recompensas são uma maneira de atrair mais apoiadores para a sua vaquinha online. No entanto, quando não utilizadas de forma inteligente, elas acabam se tornando um tiro no pé! Recompensas de valor alto, com logística complicada podem acabar prejudicando os criadores da campanha, representando um custo alto de investimento. Por isso, tenha em mente que elas não devem ser baseadas no VALOR e sim na exclusividade e no simbolismo. 

Uma recompensa pode ser um ingresso para a peça que você está lançando, um agradecimento especial nas redes sociais, o nome aparecendo nos créditos do seu filme ou mesmo uma camiseta personalizada. É importante que seja algo que a pessoa não possa simplesmente “comprar” e que tenha esse vínculo de representatividade com o projeto!

Passo 5: Crie um plano de marketing diário e eficiente

Já está comprovado: vaquinhas com plano de marketing diário têm maiores chances de bater metas! Afinal, criar uma vaquinha online é apenas o primeiro passo dado em direção ao seu objetivo. Para ter sucesso na sua campanha, é preciso caprichar e se dedicar a divulgação.

como-criar-vaquinha-online-plano-de-mkt.png

Por isso, monte um planejamento e separe um tempo, todos os dias, para trabalhar na divulgação da sua campanha. Utilize as redes sociais, blogs, sites, aplicativos de mensagem, e-mail e outros canais de comunicação relevantes. Uma dica interessante é sempre começar sua divulgação por pessoas que já possuem alguma relação com você: amigos, familiares, colegas de trabalho, seguidores nas redes sociais. Essas pessoas, além de efetuarem as primeiras contribuições, também poderão atuar como multiplicadoras da divulgação da sua campanha!

Passo 6: Atualize seus apoiadores sobre os passos da campanha

Ao criar uma vaquinha online seu projeto passa também a ser de todos que estão contribuindo para que ele aconteça. Por isso, é muito importante manter seus doadores atualizados sobre o andamento da campanha. Isso ajuda a construir confiança e engajamento para a sua vaquinha.

Compartilhe regularmente informações sobre o progresso da arrecadação, celebre com os objetivos alcançados, compartilhe histórias de sucesso relacionadas ao projeto, enfim, deixe que os apoiadores façam parte desse dia a dia! Na Kickante, você pode usar fotos e vídeos e compartilhar através do mini-blog para manter esse relacionamento de transparência e proximidade com as pessoas. Não esqueça que você está construindo um networking importantíssimo também para seus projetos futuros! Confira abaixo como você pode atualizar o seu mini-blog na Kickante e aproveitar todas as vantagens dessa ferramenta!

Passo 7: Seja grato!

A gratidão é um sentimento nobre e necessário. Reconhecer que você só está atingindo seus objetivos porque várias pessoas, que nem te conhecem, decidiram apoiar o seu projeto, é um passo fundamental. 

Envie mensagens personalizadas, publique agradecimentos nas redes sociais, demonstre seu apreço e valorize seus apoiadores. Essas atitudes, além de demonstrar gratidão, incentivam outras pessoas a se envolverem com sua campanha.

Passo 8: Como criar uma vaquinha online na Kickante

O último passo, mas não menos importante para criar uma vaquinha online de sucesso é aprender como lançar a sua campanha na Kickante! Mas pode ficar tranquilo porque esse é o mais fácil - e rápido - de todos! Você vai precisar de cerca de 5 minutos para colocar sua campanha no ar e começar a arrecadação.

Confira agora no vídeo abaixo os detalhes para criar sua vaquinha online na Kickante:

Agora chegou sua vez de tirar todos esses projetos da gaveta! É só colocar esse passo a passo em execução e começar hoje mesmo a correr atrás dos seus sonhos! Vamos juntos?

 

 

Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

Como criar uma vaquinha online de sucesso?

Para criar uma vaquinha online de sucesso é preciso criar uma projeto estruturado, escolher bem a plataforma, utilizar boas práticas na sua campanha e se dedicar com afinco à divulgação diária dessa vaquinha!

Quanto custa criar uma vaquinha online?

Na Kickante você não paga nada para criar e lançar sua vaquinha online. A taxa administrativa só é debitada se de fato você conseguir arrecadar recursos com o seu projeto!

É Legal fazer uma vaquinha online?

Sim! A prática da vaquinha online é totalmente legal e segura, tanto para criadores de campanha, quanto para pessoas que desejam contribuir para um projeto.

Quanto tempo demora para liberar o dinheiro da vaquinha online?

Na Kickante você não precisa esperar o fim da campanha para sacar o seu dinheiro, basta verificar em quantos dias ele fica disponível (de acordo com o tipo de pagamento) e solicitar o resgate dos valores que pode levar até 3 dias úteis para entrar na sua conta.

Quanto tempo dura uma campanha de vaquinha online?

O tempo de duração da sua campanha será estabelecido por você. Sugerimos que não seja um período muito curto, pois é preciso ter tempo hábil para divulgação do projeto!

Categoria:

Como criar e lançar

-Publicado em:07/06/2023
Compartilhar
Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Sobre Time Kickante

Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Artigos criados por Time Kickante

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.