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KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteFinanciamento Coletivo: o futuro da colaboração digital

Financiamento Coletivo: o futuro da colaboração digital

O financiamento coletivo já provou ser uma das ferramentas mais democráticas e eficazes para transformar ideias em realidade. De projetos sociais, causas pessoais aos mais diversos produtos, essa modalidade tem sido a ponte entre criadores e apoiadores ao redor do mundo. Mas o que vem depois? Como o crowdfunding pode evoluir e se tornar ainda mais impactante?

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Hoje vamos explorar como o financiamento coletivo está se reinventando, incorporando novas tecnologias, tendências e estratégias para criar campanhas cada vez mais eficientes e envolventes. Se você pensa em lançar um projeto ou quer entender melhor o futuro dessa poderosa ferramenta, confira no nosso Guia de Navegação os temas que você vai encontrar por aqui:

Do financiamento coletivo ou financiamento contínuo

O poder de personalização nas campanhas de vaquinha online

Inteligência artificial como aliada na criação de campanhas

Crowdfunding e ESG:impacto social é um diferencial

Gamificação pode transformar apoiadores em participantes ativos

Microinfluenciadores podem potencializar a captação do seu financiamento coletivo

O futuro é colaborativo

Do financiamento coletivo ao financiamento contínuo

No passado, as vaquinhas virtuais seguiam um modelo de prazo fechado: você arrecadava o valor desejado em um período determinado de tempo e pronto. Mas agora é possível captar de forma contínua na Kickante. 

Isso é possível através das campanhas recorrentes que funcionam como um clube de assinaturas ou membership, permitindo que os criadores mantenham vaquinhas que recebem um valor mensal, através de pessoas que optam por doar um valor específico abatido mensalmente através do cartão de crédito.

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Essa mudança cria uma nova oportunidade para projetos de longo prazo, ONGs e demais instituições que precisam captar valores mensalmente e, dessa forma, podem se aproximar do seu público e aumentar sua arrecadação.

O poder da personalização nas campanhas de vaquinha online

Cada campanha de financiamento coletivo é única e a personalização se tornou uma ferramenta poderosa para engajar apoiadores. Desde vídeos emocionantes até recompensas criativas e interativas, os criadores estão explorando novas formas de se conectar com seu público. 

Contar uma boa história e criar uma experiência envolvente são fatores essenciais para que uma campanha se destaque, gerando não apenas arrecadação, mas também uma comunidade fiel ao redor do projeto. Na Kickante as páginas de captação são totalmente personalizáveis, permitindo que cada criador conte sua mensagem da melhor forma para o seu projeto. Navegue pelas vaquinhas lançadas na Kickante e inspire-se para criar a sua campanha!

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Inteligência artificial como aliada na criação de campanhas

Muita gente não sabe, mas a inteligência artificial pode ser uma importante aliada na criação de um financiamento coletivo. As ferramentas de IA, como ChatGPT podem te ajudar a melhorar seu texto de apresentação e também sugerir estratégias interessantes de divulgação para maximizar seu engajamento.

Aprender a usar as novas tecnologias a nosso favor é uma maneira inteligente de lidar com o futuro. A inteligência artificial pode ser sua aliada, mas é importante que você não deixe de dar seu toque pessoal ao projeto, afinal é preciso criar uma conexão emocional com seu público e isso vai depender, exclusivamente, de você!

Crowdfunding e ESG: impacto social é um diferencial

Cada vez mais, consumidores e investidores valorizam projetos alinhados aos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance). No financiamento coletivo, isso se traduz em campanhas que não apenas arrecadam fundos, mas também promovem impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. 

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Por isso, se a sua vaquinha online aposta em sustentabilidade e responsabilidade social, comunique isso de forma clara aos seus apoiadores, isso é um diferencial importante para sua captação. Além disso, escolha uma plataforma alinhada com os princípios de ESG, como a Kickante, que foi criada com o intuito de fomentar projetos importantes e democratizar o acesso ao crédito para todos os brasileiros.

Gamificação pode transformar apoiadores em participantes ativos

A gamificação está na moda e pode tornar o seu financiamento coletivo mais interativo e divertido. Uma dica interessante é criar desafios, rankings e metas compartilhadas para incentivar doações e envolver o público nessa jornada.

Quando os apoiadores sentem que fazem parte de algo, eles se tornam mais do que simples contribuidores e passam a atuar como agentes de divulgação, multiplicadores da sua mensagem. A estratégia de gamificação pode ser um grande diferencial para a sua vaquinha virtual, ajudando a construir uma comunidade fiel e engajada em torno do seu projeto.

Microinfluenciadores podem potencializar a captação dos seu financiamento coletivo

A divulgação da sua vaquinha online é uma etapa importantíssima do processo de captação. Definir um público que faça sentido e trabalhar no compartilhamento da sua campanha é o que vai fazer mais e mais apoiadores chegarem até a sua causa. 

Atualmente, com as redes sociais, é possível utilizar o poder e o impacto dos microinfluenciadores como aliados nesse processo. Para isso, faça uma pesquisa sobre influenciadores que tenham alguma relação com a sua proposta e que se identifiquem com a causa. Nem sempre essa parceria envolve dinheiro, muitos microinfluenciadores fazem questão de associar sua imagem a projetos que fazem sentido para eles e para o seu público.

Estabelecer parcerias com microinfluenciadores é uma forma de divulgar as campanhas de financiamento coletivo de forma mais segmentada e eficaz, aumentando a conversão de apoiadores.

O futuro é colaborativo

O financiamento coletivo sempre foi sobre colaboração e isso não está apenas relacionado à arrecadação financeira. As campanhas de vaquinha online estão cada vez mais experimentando novas formas de engajamento, como a co-criação de produtos com os apoiadores e o uso de comunidades digitais para tomar decisões coletivas. A participação ativa do público torna os projetos mais autênticos e bem-sucedidos.

O financiamento coletivo está evoluindo rapidamente e se adaptando às novas tendências do mundo digital, assim como a Kickante que está sempre em busca das melhores práticas do mercado, sem nunca perder o que consideramos essencial: o olhar de parceria com o nosso público, sonhando junto com nossos criadores.

Se você está planejando lançar uma campanha, saiba que pode começar hoje mesmo a captar através da Kickante, com o cuidado do nosso atendimento 100% humanizado e todas as vantagens da plataforma mais premiada do Brasil! Vamos juntos?

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Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

Como funciona o financiamento coletivo?

Financiamento coletivo é o mesmo que vaquinha online ou crowdfunding. Funciona quando várias pessoas se unem e contribuem financeiramente para uma causa através de uma campanha de captação.

Como montar um projeto de financiamento coletivo?

Para montar seu financiamento coletivo é importante escolher uma plataforma segura e confiável, além de estudar os custos, metas e todas as informações referentes ao seu projeto para poder contar sua ideia ao público de forma clara e consistente.

O que é financiamento coletivo no empreendedorismo?

É quando empreendedores lançam campanhas de financiamento coletivo para lançar um produto, montar o seu negócio ou mesmo realizar melhorias no mesmo.

Quem pode criar um financiamento coletivo?

Na Kickante qualquer pessoa com um objetivo lícito e verdadeiro pode lançar uma campanha de financiamento coletivo.

Quanto custa lançar um financiamento coletivo?

Na Kickante você não paga nada para criar e lançar a sua campanha. A taxa administrativa da plataforma, de apenas 6%, só é cobrada em cima dos valores arrecadados.

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Notícias

-Publicado em:17/02/2025
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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