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KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteComo divulgar sua vaquinha online usando o Canva

Como divulgar sua vaquinha online usando o Canva

Como divulgar sua vaquinha online usando o Canva

Um conteúdo esteticamente atraente faz toda a diferença na hora de divulgar uma vaquinha online. Por isso, é importante caprichar no visual. A ideia é dar destaque à sua mensagem, gerar engajamento e conquistar boas contribuições? Então, você precisa criar um belo material de divulgação. A ferramenta Canva entra como suporte nessa hora.



Para facilitar sua vida, a dica é fazer isso com o Canva — uma plataforma de design descomplicada e intuitiva, que pode ser utilizada gratuitamente para produzir artes com acabamento profissional.

Neste post, você vai ver como elaborar imagens impactantes para alavancar o sucesso da sua vaquinha online:

1. Elabore um material de divulgação com estilo profissional;

2. Use o tamanho adequado das imagens para publicação;

3. Personalize seu conteúdo de acordo com o perfil da sua campanha;

4. Dicas práticas para a criação da identidade visual da sua campanha;

5. Explore todos os recursos para divulgar sua vaquinha;

6. Dicas para deixar qualquer tipo de campanha mais atraente;

7. Conclusão.


Vamos lá?

1. Elabore um material de divulgação com estilo profissional

Vivemos uma rotina maluca, com um verdadeiro bombardeio diário de imagens e informações. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, que nem todos os anúncios ou posts nas redes sociais chamam nossa atenção. A tendência é descartarmos aquilo que nos pareça ‘esquisito’ ou sem um bom apelo visual.

Ops! Esse tipo de rejeição espontânea não é nada interessante para quem vai pedir contribuições para vaquinha online… concorda?

O ideal é conseguir o resultado oposto, e é por isso que você precisa conhecer o Canva. Assim você pode deixar sua campanha com um estilo mais profissional — da elaboração do miniblog na Kickante à criação de imagens sensacionais para sua vaquinha online. Temos muitas dicas sobre como fazer um crowdfunding de sucesso no Blog da Kickante.

Com diversos recursos, todos muito fáceis de usar, seu material promocional vai receber o ‘tchan’ necessário para atrair visualizações… e contribuições!


2. Use o tamanho adequado das imagens para publicação da sua vaquinha online

São muitas redes sociais e canais de divulgação com características diferenciadas. Cada um estabelece o melhor tamanho de imagem para que as publicações tenham um ajuste perfeito em seu estilo.

Mas, você não precisa perder tempo pesquisando o formato ideal para postagens ou para outros tipos de divulgação! Esta é uma das primeiras coisas que você vai encontrar no Canva: as opções que aparecem na hora de criar um design já estão dentro do padrão de cada rede social ou propósito.

Você tem acesso a modelos otimizados para um melhor desempenho em cada rede social, além da qualidade ideal para imagens para anúncios, apresentações, cartazes, panfletos, cartões… Esses modelos são muito úteis porque você pode abusar da criatividade na personalização das imagens para a vaquinha solidária, sem ter que se preocupar com o tamanho das imagens.

DICA: Vale a pena clicar em Explorar Todos para ter uma ideia dos diferentes materiais que você pode elaborar para divulgar sua vaquinha digital!


3. Personalize seu conteúdo de acordo com o perfil da sua vaquinha

Ao lançar uma vaquinha de ajuda financeira — você tem um pedido a fazer, uma história pra contar e um canal para estabelecer sua comunicação com os colaboradores. Como alinhar tudo isso?

Uma ótima solução é manter um estilo próprio em todo seu conteúdo, a tal da identidade visual. Pense nela como uma base para facilitar sua criação, causando impacto e gerando um efeito de uniformidade.

Isso também vai ajudar você a transmitir sua mensagem com clareza em cada imagem divulgada, porque a identificação geral se torna mais rápida e o foco passa a ser o que você tem de mais importante a dizer.

Assim como é importante escolher as palavras, você não deve esquecer que o visual também comunica. Por isso, a estética da divulgação que você escolher para sua vaquinha online deve estar de acordo com o perfil da campanha. Sabe quando você avista uma cor, um formato e já sabe qual é a marca? É isso!

Veja, a seguir, algumas dicas para que a aparência de seu material de divulgação faça seu conteúdo ganhar mais destaque.

 



4. Dicas práticas para a criação da identidade visual da sua vaquinha online:

Avalie os pontos essenciais de sua vaquinha:

Isso é fundamental para que você não desvie de seu propósito ao longo do processo. Reflita sobre esses detalhes e dê uma checada neles sempre que for criar algo novo:

  • Tema/objetivo

  • Prazo (ou urgência)

  • Informações importantes

  • Tom ou estilo de abordagem preferido

  • Tipo de público que pretende atingir

  • Diferenciais em relação a outras campanhas

Defina um estilo em sintonia com seu objetivo

Minimalista, coloridíssimo, romântico? Mais do que combinar com seu gosto pessoal, o estilo de sua vaquinha na internet precisa ter tudo a ver com o propósito da vaquinha. A comunicação é mais eficiente quando existe essa sintonia. Por exemplo, você pode decidir usar fotos (ótima opção quando a ideia é financiar uma viagem) ou adotar um visual mais sóbrio (interessante para campanhas de cunho humanitário).

Escolha cores e fontes ‘para chamar de suas’

A definição de sua paleta de cores e estilo de fonte não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças. Seu único trabalho nesta parte é manter um padrão e aplicar as cores e fontes escolhidas em todo o material de divulgação. Com isso, tudo acaba combinando nos diferentes tipos de conteúdos que você criar ou editar, como essa campanha do Greenpeace!

 

 

Para se inspirar, você pode digitar o nome de uma cor na busca do Canva e dar uma olhada nos diversos modelos que aparecem, já com opções de fontes também. Essa barra de busca é uma ótima aliada para que você possa visualizar inúmeras possibilidades para depois personalizar. Vale a pena experimentar com diferentes palavras-chave!

Vá mais fundo!

São inúmeras as possibilidades para estilizar sua campanha. Aliás, esta pode ser uma ótima oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a aplicação de cores e fontes. Mas você também pode pesquisar referências, ou seja, selecionar anúncios, sites, páginas e posts que você considera atraentes como fonte de inspiração. Que tal montar uma pasta com exemplos de design que você curte? Isso certamente vai estimular sua criatividade e aprimorar seu senso estético de forma instintiva.

Seja para criar um design simples e eficiente ou realizar algo super elaborado que você tenha em mente, são mais de um milhão de elementos gráficos à disposição na biblioteca do Canva para desenvolver a identidade visual de sua vaquinha.

Concluída essa etapa, vai ficar bem mais fácil manter a consistência da sua vaquinha online em todo e qualquer tipo de divulgação que você precisar!


5. Explore todos os recursos para divulgar sua vaquinha

Dizem que ‘uma imagem vale mais que mil palavras’, mas para isso ela deve ser vista. E muito. Afinal, você acaba de criar uma identidade visual para espalhar sua mensagem para todo mundo. Agora é hora de surpreender, manter suas postagens bombando e persistir na divulgação de sua vaquinha virtual.

Confira estas ideias para promover mais interação com sua campanha:

  • Use o Canva no celular para atualizar rapidamente suas redes sociais, aproveitando para criar memes com os assuntos do momento ou caprichar nas Stories do Instagram;

  • Aplique seus designs na produção de cartões, cartazes, flyers, camisetas… não ignore o poder da comunicação off-line;

  • Não deixe de fazer contatos por e-mail, WhatsApp e Messenger, lembrando seus contatinhos que eles podem — e devem — compartilhar sua mensagem;

  • Prepare um media kit, que nada mais é do que uma apresentação com os detalhes de sua vaquinha, e faça contatos com a imprensa, influenciadores, sites que você curte, blogs de amigos. Quanto mais você puder expandir a divulgação, melhor;

  • Aproveite seus designs para elaborar o visual de seus prêmios e gráficos de feedback com a evolução das contribuições;

  • E que tal experimentar o Animator do Canva para dar aquele efeito ‘wow’ em suas postagens?

Pense em seus materiais de divulgação como ferramentas de marketing e amplie ao máximo a comunicação com seu público, sempre respondendo comentários e inspirando as pessoas a espalharem sua campanha.

 

6. Dicas para deixar qualquer tipo de campanha mais atraente

  • Vai lançar um livro, clipe ou outro projeto artístico? Aproveite o site de vaquinha online para demonstrar o seu potencial, criando imagens de bom gosto afinadas com o estilo de seu projeto;

  • O mesmo funciona para quem utiliza o crowdfunding para viajar, realizar uma festa ou evento. Basta inspirar a campanha no local ou tema escolhido;

  • Se você vai arrecadar fundos para uma causa social, ajuda com tratamento de saúde, estudos, participação em congressos, ou qualquer outro fim, mantenha a objetividade do texto e destaque visualmente o que é essencial em sua mensagem;

  • Quem pretende lançar um crowdfunding para empreendedorismo deve redobrar o cuidado com a identidade visual. Isso porque o material de divulgação vai funcionar como marketing gratuito e até pode se tornar uma ferramenta de pré-venda;

  • Quando for usar alguma foto em seu material de divulgação, não abra mão da qualidade. Vale a pena usar um filtro para deixar a imagem em harmonia com a paleta de cores escolhida;

  • Não polua seu design com uma miscelânea de frases, efeitos e elementos #tudojunto. Selecione o que é importante destacar, sempre pensando no objetivo de sua vaquinha online.

7. Conclusão

Com estas dicas para otimizar e simplificar a criação das imagens com o Canva, você ganha tempo e acesso a excelentes recursos para fazer sua vaquinha online bombar.

Além de impulsionar suas conquistas na arrecadação, uma campanha com visual atraente é vista, compartilhada e lembrada por muita gente. Então, seu material de divulgação também funciona como uma espécie de ‘cartão de visitas’, expressando suas ideias para um enorme número de pessoas.

Deixe fluir a criatividade e mantenha sempre a conexão com seu objetivo. Aí, é só divulgar a vaquinha virtual com a persistência necessária para conquistar muitas contribuições.

Gostou das dicas? Agora é hora de criar a sua vaquinha online e utilizar todos estes recursos para bombar em sua divulgação!

Envie uma mensagem para falecom@kickante.com.br que te ajudaremos em todo o processo ou clique no botão abaixo e crie a sua campanha agora mesmo!

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:27/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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