version: 240204-7bdd0a0f
KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteComo funciona uma plataforma de Financiamento Coletivo

Como funciona uma plataforma de Financiamento Coletivo

como-funciona-uma-plataforma-de-financiamento-coletivo

O financiamento coletivo representa uma revolução na forma como projetos e ideias podem ganhar vida através do apoio da comunidade. As plataformas de financiamento funcionam como alternativas viáveis e acessíveis para empreendedores, artistas, ONGs e até mesmo para indivíduos com seus projetos pessoais. Hoje vamos entender melhor como funciona uma plataforma de financiamento coletivo, explicando um pouco a sua origem e seu funcionamento na prática! Vamos começar?

financiamento-coletivo-na-kickante.png

Mas antes de nos aprofundarmos no mundo das plataformas de financiamento, aproveite para conferir o nosso Guia de Navegação e conhecer os assuntos que serão abordados por aqui hoje:

O que é financiamento coletivo?

Como surgiu a ideia de arrecadar recursos através da internet?

O financiamento coletivo serve para qualquer pessoa?

Como transformar meu projeto em uma campanha de financiamento coletivo?

Como escolher a melhor plataforma de financiamento?

Passo a passo para criar uma campanha na Kickante

O que é financiamento coletivo?

O financiamento coletivo é um modelo democrático de acesso ao crédito, onde um grande número de pessoas contribui financeiramente para tornar possível um projeto específico. Essa colaboração ocorre por meio de plataformas online especializadas, como a Kickante, onde os criadores de projetos apresentam suas ideias e estabelecem suas metas de arrecadação.

financiamento-coletivo-o-que-é.pngEm alguns casos, os apoiadores recebem recompensas ou benefícios relacionados às suas contribuições, mas isso não é uma obrigatoriedade e muitos projetos dão certo, mesmo sem contrapartidas para os contribuidores. O financiamento coletivo surgiu como uma alternativa eficaz para quem não tem acesso aos meios tradicionais de crédito, como empréstimos bancários. Além disso, é uma opção sem riscos, pois não é necessário realizar investimentos prévios ou arcar com juros ao final do processo!

Curiosidade: qual a diferença entre financiamento coletivo e vaquinha online?

Apesar dos nomes diferentes, esses termos se referem ao mesmo formato de arrecadação através de campanhas realizadas de forma online. Além disso, existem outros nomes relacionados com a prática que têm o mesmo significado, como vakinha online e crowdfunding. Confira mais detalhes no vídeo abaixo!

Como surgiu a ideia de arrecadar recursos através da internet?

A ideia do financiamento coletivo tem raízes nas antigas práticas de angariação de fundos comunitárias, que já existiam muito antes da chegada da internet. No entanto, com o surgimento dessa poderosa ferramenta, capaz de conectar todo o mundo e derrubar barreiras, não demorou para que as primeiras campanhas de arrecadação ganhassem as redes, revelando o potencial desse mundo virtual.

financiamento-coletivo-historia.png

Sendo assim, no início dos anos 2000, as primeiras plataformas online de financiamento coletivo começaram a surgir, permitindo que indivíduos compartilhassem suas ideias e buscassem os valores necessários para tirar seus projetos do papel. Esse novo modelo, além de democratizar o acesso ao crédito, também revelou todo o alcance das vaquinhas online, conectando criadores a uma audiência global.

O financiamento coletivo serve para qualquer pessoa?

Sim, na Kickante, o financiamento coletivo é para todos. Isso significa que não realizamos nenhum tipo de curadoria de campanhas e abrimos espaço para todas as pessoas e projetos, desde que sejam lícitos e com um objetivo verdadeiro.

Explorando as campanhas lançadas na nossa plataforma, você vai encontrar desde startups que buscam lançar novos produtos, ONGs que precisam de dinheiro para seus projetos, artistas independentes que desejam financiar seus próximos trabalhos, até pessoas comuns que precisam de recursos para causas pessoais.

O financiamento coletivo é inclusivo e eficiente, no entanto, quanto melhor você conhecer e estudar o funcionamento dessa prática e entender as vantagens que cada plataforma te oferece, maiores serão as suas chances de sucesso na sua arrecadação. Aproveite e confira no vídeo abaixo 10 dicas para criar uma vaquinha online bem-sucedida:

Como transformar meu projeto em uma campanha de financiamento coletivo?

Transformar uma ideia em uma campanha de crowdfunding bem-sucedida requer, antes de tudo! Muitas vezes, sair criando uma campanha sem pensar muito bem sobre ela pode ser um tiro no pé, por isso:

  • Estruture seu projeto de forma clara e entenda qual é o seu objetivo principal;
  • Defina sua meta de arrecadação com base em cálculos reais e não em achismo. Lembrando que é importante criar uma meta realista, que seja equivalente ao mínimo necessário para tirar seu projeto do papel;
  • Avalie se irá oferecer recompensas, se sim, quais? É importante que as recompensas sejam exclusivas e conectadas ao projeto, algo com valor emocional, que não poderia, simplesmente, ser adquirido em uma loja.
  • Estruture um plano de marketing diário, para divulgar seu financiamento coletivo durante todo o tempo de duração da campanha.

Aproveite e confira os detalhes das campanhas abaixo e se inspire para criar a sua:

financiamento-coletivo-lobo.jpg

Nesse exemplo, o projeto Sou Amigo do Lobo usou a plataforma da Kickante para criar uma campanha de financiamento coletivo e arrecadar recursos para ajudar nas ações de proteção do lobo-guará, espécie importantíssima para a manutenção da biodiversidade brasileira.

financiamento-coletivo-castelo.jpg

Nesse outro exemplo, temos a campanha de lançamento do livro infantil O Reino do Castelo de Cristal. Os autores optaram por lançar esse financiamento para conseguir os recursos necessários para tirar esse lindo projeto do papel!

Como escolher a melhor plataforma de financiamento?

A escolha da plataforma de financiamento é uma etapa crucial para o sucesso da sua campanha. Considere aspectos as vantagens de cada site, observe o histórico, credibilidade no mercado, inovações, taxas, diferenciais e histórico de projetos bem-sucedidos. 

Nesse cenário, a Kickante se destaca como uma plataforma líder no Brasil, com os maiores recordes de arrecadação da América Latina, além de ser a única do país internacionalmente premiada pelo seu trabalho. Confira agora outros diferenciais da Kickante que vão fazer a diferença no sucesso do seu financiamento coletivo:

  • Menor taxa administrativa do mercado;
  • Opções de pagamento facilitadas: pix, boleto bancário ou cartão de crédito (em atpé 12x);
  • Painel de controle 100% transparente, intuitivo e atualizado em tempo real;
  • Atendimento humanizado;
  • Tecnologia americana de ponta, adaptada para o mercado brasileiro;
  • Diferentes tipos de campanha para você escolher: Tudo ou Nada, Flexível ou Assinaturas;
  • Segurança, credibilidade e eficiência comprovadas!

Passo a Passo para Criar uma Campanha na Kickante

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o funcionamento das plataformas de financiamento coletivo, vamos te ensinar a criar uma vaquinha online na Kickante e dar o primeiro passo para realizar seus planos! Todo o processo é muito simples, rápido e você vai precisar apenas de um smartphone para colocar sua vaquinha no ar e começar a arrecadar recursos. Confira agora o passo a passo detalhado no vídeo abaixo:

Agora chegou a sua vez de fazer diferente, tomar as rédeas do seu destino e correr atrás dos seus objetivos! Se você tem um projeto e não sabe como seguir em frente por falta de recursos, o financiamento coletivo da Kickante é o seu parceiro ideal! Siga o passo a passo, crie sua campanha hoje mesmo e conte com a gente nessa jornada!

Perguntas frequentes

A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding

Quem pode fazer um financiamento coletivo?

Na Kickante qualquer pessoa pode criar uma campanha de financiamento coletivo, desde que possua um objetivo lícito e verdadeiro!

Financiamento Coletivo e Vaquinha Online, qual é a diferença?

Apesar dos nomes diferentes, essas duas expressões se referem ao mesmo processo de arrecadar recursos financeiros através de campanhas online, realizadas em plataformas especializadas, como a Kickante!

Como funciona o financiamento coletivo?

Funciona assim: a pessoa lança sua campanha, explica seu objetivo e inicia um processo de divulgação para conseguir pessoas interessas em apoiar financeiramente essa ideia. É uma forma democrática e colaborativa de acesso ao crédito.

Quais são as vantagens de fazer um financiamento coletivo?

São inúmeras vantagens, como divulgação do seu projeto, acesso ao crédito de maneira segura, possibilidade de financiar seu sonho, contato com pessoas que acreditam na sua ideia e muito mais!

Vale a pena criar um financiamento coletivo para lançar um livro?

Sim, vale muito a pena e inúmeros escritores já conseguiram tirar seus projetos da gaveta através do apoio de campanhas de financiamento!

Categoria:

Aprenda

-Publicado em:24/01/2024
Compartilhar
Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Sobre Time Kickante

Nosso time de Estrategistas de Vaquinhas Online e Crowdfudning na Kickante com carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos para servir nossa comunidade sempre.

Artigos criados por Time Kickante

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Grandes captações

Técnicas americanas que dão muito certo!

Pagamento facilitado

Técnicas americanas que dão muito certo!

Receba fácil e rápido!

Receba valores antes da campanha terminar!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.

Meta do Ano:

1bi para o Brasil!


Tem um sonho, mas não sabe se pode vivê-lo?

Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.