Abas primárias

Bienal Black - Mais Mulheres Nas Artes

Artes - Porto Alegre, RS
kicks
Arrecadados da meta de R$500.000,00
Campanha flexível

Esta campanha irá receber todas contribuições em 05/10/2020.

Recompensas

 

 

A presença das mulheres na diversidade artística brasileira. Esse é o escopo da Bienal Black Brazil Art que buscou com a temática "Mulheres (in) Visíveis", uma conexão da arte produzida ou inspirada em mulheres através de suas expressões. Com o objetivo claro de tirar artistas do anonimato e inseri-los/las no circuito nacional e internacional de artes, como uma estratégia para corrigir a expressiva desigualdade institucional e a exclusão sistêmica de mulheres, principalmente negras no mundo das artes, essa primeira edição ocorreu de novembro de 2019 a março de 2020 nas três capitais da região sul do Brasil.

O inconformismo com essa invisibilidade, gerou na Black Brazil Art a necessidade de criar a primeira Bienal Black e chamar a academia para um diálogo transversal entre a produção e a visibilidade da arte negra no Brasil.

No compromisso mútuo e solidário desses artistas de diferentes linguagens foi possível mostrar a ausência do protagonismo negro nos espaços de museus e galerias que ainda tratam a arte negra como ocasional. Essa diversidade ainda é muito visível e a presença das mulheres negras nesse cenário é inevitável.

 

Precisamos aumentar ainda mais a conscientização e o interesse em relação à participação e às contribuições da mulher negra na indústria das artes visuais e contemporâneas, elevando suas histórias, reunindo processos criativos e promovendo uma difusão conectada com outros países.

Nossa intenção no financiamento coletivo é atingir quatro metas que irão corroborar ações que já foram iniciadas. Por isso, essa forma democrática nos ajudará a continuar dando mais visibilidade para artistas em todo país.

Então, nos ajude a bater as metas da Bienal Black Brazil Art e permita que mais artistas possam ser vistos e revistos com suas artes. 

 

Nosso objetivo é atingir R$ 500,00 mil reais e esse é um desafio tangível, mas que exige esforço se mobilizarmos cada um as nossas rede de relacionamentos em prol desse desafio.

E vai valer a pena!  

Se você levar em consideração que a primeira edição da Bienal Black levou 164 artistas a ficarem expostos durante 150 dias em 3 capitais e foi realizada com o esforço individual de cada envolvido - você possivelmente, foi um desse indivíduo e viu que era possível, pelo simples fato de que juntos, somos mais fortes... 

Então essa é a hora!

 

Residência artística = cinco foram as artistas selecionadas para uma residência artística pelo período de 30 dias em 2021 em 3 países de importante efervescência cultural onde os diálogos sobre a diversidade artística serão palco para a produção livre de conteúdo artístico e literário sobre a (in) visibilidade de mulheres nas artes;

  • Montevidéo - UY
  • Bologna - IT
  • New York - US

Mas, quem são elas...

 

Então... agora que você já conheceu nossas laureadas do prêmio de mobilidade artística, parte deste financiamento irá garantir que estas cinco artistas possam ter sua primeira experiência fora de seu território local. 

Estas artistas foram selecionadas não somente pela linguagem de seus trabalhos, mas pelas resignações diaspóricas e suas críticas femininas e feministas. Ao selecionar estas artistas e seus engajamentos com a materialidade como consequência da produção criativa das mulheres negras, abrimos espaço para a junção de pensamento e a transversalidade do feminismo em outros países.

Cada artista residente ficará 30 dias no país acolhedor e terá uma produção livre juntamente com a entidade que a recebe. Cada um destes locais sediará ao longo desta estada, um trabalho coletivo que resultará em uma exposição ou apresentações, falas e oficinas. Os fundos arrecadados por meio desta campanha serão usados para garantir que estas artistas possam se deslocar e permanecer nos locais pelo tempo da execução do trabalho e que suas artes possam ser acessíveis ao maior número de possoas possíveis. 

 

Catálogo (impressão)  = 1000 cópias serão a nossa meta para impressão deste catálogo que ganhou versão digital desde a sua criação; a fruição cultural de seu conteúdo poderá servir de material de difusão em outras partes do mundo. O catálogo colorido, traz textos, acesso para vídeos e conversas com os artistas, tem 337 páginas.

A versão digital pode ser acessada em:

https://issuu.com/blackbrazilarte/docs/catalogo.bbba/2

 

Arte Sem Fronteiras = não podemos deixar a chama apagar! O mundo clama por melhores condições de equidade principalmente de gênero e raça nas artes visuais. É utópico dizer que a arte é inclusiva do ponto de vista das instituições que praticam a fruição, neste aspecto, muitas políticas ainda precisam ser implementadas quando quisermos quantificar os artistas negros nestes espaços. 

Uma plataforma de diálogo entre artistas, curadores e pesquisadores de arte dos países parceiros da segunda edição da Bienal Black (UY, CA, US, IT, ES, PO, FR, BR) que darão o carater itinerante em 2021-2022, serão conectadas.

Serão aportunizados encontros on-line a começar em novembro 2020 de forma "preparatória" para a segunda edição da Bienal Black Brazil Art na construção de diálogos em torno do tema da segunda edição.

 

Coletiva Internacional = fruto de um trabalho extenso onde a arte é olhada não somente pela arte, mas pela criticidade que traz em suas expressões, o acervo de 54 artistas foram e estão sendo selecionados para sua primeira coletiva internacional fruto de uma parceria entre Brasil x Uruguai no que diz respeito a mostrar o resultado da primeira edição da Bienal Black Brazil Art.

VAMOS AS RECOMPENSAS!

 

#bba_apoiador

MEMBRO APOIADOR

​Colaborando com este valor você passa a fazer parte de nosso mailing e estará eternizado na nossa aba no site como "apoiador" além é claro, de ser sempre mencionado em nossas redes sociais.

 

 

 

#bba_parceiro

CATÁLOGO DE ARTE - J. ALTAIR​

​Colaborando com este valor, além da recompensa anterior, você irá receber um catálogo de arte impresso  do grande artista J. Altair - edição limitada.

 

 

 

 

#bba_colaborador

MIMO PERSONALIZADO​

​Colaborando com este valor, além das recompensas anteriores, você irá receber um brinde surpresa personalizado que pode ser uma sacola em tecido ou mimos autorais de artistas parceiros.

 

 

 

#bba_masterclass

MENTORIA​​

Colaborando com este valor, além do nosso muito obrigado, você irá receber uma mentoria artística com duração de 45 minutos a 1 hora, com uma de nossas artistas associadas.

 

 

 

 

#bba_encontrosvirtuais

ARTE SEM FRONTEIRAS​

​Colaborando com esst valor, além do nosso muito obrigado e das recompensas mencionadas anteriormente, você participará de todos os encontros virtuais programados de Nov.\2020 a Mar.\2021 - preparatórios para a segunda edição da Bienal Black.

 

 

#bba_copatrocinador

CATÁLOGO DA BIENAL + ARTE SEM FRONTEIRAS​

​Essa recompensa é destinada aos nossos futuros co-patrocinadores! Já pensou em fazer parte das nossas mídias? Colaborando com este valor a sua marca entra como patrocinador oficial na impressão do catálogo da bienal black, bem como de todo o encontro

virtual Arte Sem Fronteiras.

 

 

 

#bba_patrocinador

COLETIVA INTERNACIONAL + RESIDÊNCIA ARTÍSTICA​

​Recompensa destinada a empresas! Tem uma marca que dialoga com diversidade, empatia, equidade? Então este pacote de patrocinador oficial da Bienal Black Brazil Art te conecta com as nossas crenças! Colaborando com este valor, além de ter sua marca reproduzida em todos os materiais gráficos e mídias do evento, você receberá um "mimo" exclusivo da Bienal Black.

 

Temos várias formas de contribuição. Uma delas pode ser interessante pra você. Isso faz com que a colaboração seja possível e todo mundo saia ganhando! 

 

Você pode colaborar com 20 reais e fazer parte da nossa mailing recebendo bimestralmente nossos informes e um título de apoiador, até 5 mil reais e ser o patrocinador oficial da Bienal Black Brazil Art na mobilidade artística das residente, nos encontros virtuais e na coletiva internacional.

 

Agora em termos práticos, como isso vai se dar?

 

 

 

 

COLETIVA INTERNACIONAL

 

 

MOBILIDADE

ARTÍSTICA

 

 

IMPRESSÃO

CATÁLOGO

 

 

ENCONTRO

VIRTUAL

 

 

TAXAS

 

 

 

E antes de terminar, nos gostaríamos de dizer que esta campanha não visa só a arte pela arte em prol dos artistas, escolheremos uma instituição social que visa a promoção do bem estar de crianças e adolescentes, e promove a inserção social e cultural através das artes.

Nos acreditamos na arte como ferramenta de transformação, por isto um percentual de nossa campanha será destinado a uma instituição que iremos escolher para estender nosso apoio. 

Com isso, gradecemos agora por você ter lido isto até aqui e mesmo que não seja a sua praia, sua bandeira, se você tiver com quem compartilhar esta campanha, já será merecedor de receber o nosso agradecimento.

Da nossa equipe e dos artistas, o nosso MUITO OBRIGADO! 

 

 
 


A hora é agora! Contribua com
Bienal Black - Mais Mulheres Nas Artes

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook | Twitter | Site | Instagram | YouTube

Conheça quem está à frente desta campanha

Black Brazil Art
  Black Brazil Art
  

Você acredita que essa campanha tenha conteúdo proibido? Reporte esta campanha.